07h00 - sexta, 19/07/2019

FACECO: vai começar a
grande festa de Odemira!

FACECO: vai começar a grande festa de Odemira!

Está tudo preparado para a grande festa do concelho de Odemira! Pecuária, agricultura, turismo, artesanato, gastronomia, música e muita animação são os "ingredientes" da 29ª edição da FACECO-Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que a Câmara de Odemira promove no Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio neste fim-de-semana, 19 a 21 de Julho.
O certame tem como objectivos a promoção do território, dos seus produtos e actividades, das colectividades e dos actores locais, assim como potenciar o tecido empresarial e cultural e atrair novos empreendedores e investidores para o concelho, sendo esperados milhares de visitantes ao longo dos três dias de feira.
"A FACECO é um ponto de encontro e de convívio, mas com toda esta promoção. É possível encontrar aqui o que melhor se faz e também, ao mesmo tempo, comprar alguns destes produtos", observa o presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro.
Tal como nas edições anteriores, a pecuária voltará a ter grande preponderância na FACECO 2019, sendo que às exposições de animais se juntam no programa o XXXI Concurso Nacional da Raça Bovina Limousine, o XVI Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia e o XXIV Concurso Regional da Cabra Charnequeira. Será também promovido o XX Concurso de Mel e a IX Prova de Mel Infantil, além do habitual Festival Hípico.
Igualmente com forte presença na FACECO vai estar o artesanato local, com um pavilhão totalmente dedicado ao sector, o Pavilhão do Património Cultural, que terá dezenas de artesãos a trabalhar ao vivo. Nesta área, destaque para a sessão de apresentação de diversos projectos de artesanato do concelho, agendada para as três da tarde de domingo, 21 de Julho.
Uma das novidades da feira será o espaço dedicado à caça maior e pesca desportiva, sendo que nos dias de FACECO decorrerá, na barragem de Santa Clara, o III Santa Clara Bass Cup (prova de pesca ao achigã embarcada), além de concursos de pesca apeada.
A música também estará em destaque na FACECO 2019, sendo que pelo palco principal vão passar os Diabo na Cruz (nesta sexta-feira, 19, pelas 22h30), Carolina Deslandes (sábado, 20, às 22h30) e Manel Cruz (domingo, 21, às 22h00). O cartaz cultural da feira inclui ainda cante alentejano, espectáculos de viola campaniça e de dança, sessões de teatro e de magia, a actuação de DJs e a iniciativa "Youbattle on Tour" (na sexta-feira, 19, às 17h30).
O programa da FACECO 2019 inclui igualmente o III Colóquio Hortofrutícola (nesta sexta-feira, 19, pelas 9h00, no auditório da Caixa Agrícola de São Teotónio), palestras, provas de vinho e de produtos regionais como mel ou alcôncoras, ou workshops de gastronomia.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 20/08/2019
Teatro e animação de rua
em Vila Nova de Milfontes
As ruas de Vila Nova de Milfontes (concelho de Odemira) recebem nesta terça e quarta-feira, dias 20 e 21 de Agosto, a passagem do Festival E.
07h00 - terça, 20/08/2019
Praia de Milfontes
no Nacional de juvenis
A equipa de juvenis do Praia de Milfontes entrou "de pé esquerdo" no campeonato nacional da categoria, que arrancou na manhã do passado domingo, 18 de Agosto.
07h00 - segunda, 19/08/2019
Exposição de fotografia
na Biblioteca de Odemira
A Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, tem patente até ao dia 30 de Agosto a exposição de fotografia "One more day in Neverland", de Paulo Velosa.
07h00 - sábado, 17/08/2019
Festas tradicionais
na aldeia de São Luís
A aldeia de São Luís, no concelho de Odemira, está em festa nestes dias, com mais uma edição dos tradicionais festejos em honra do padroeiro da localidade.
07h00 - sábado, 17/08/2019
Debate sobre fileira
do medronho em Sabóia
"Instalação e desenvolvimento de um pomar de medronheiro" é o tema do workshop que a Arbutus-Associação para a Promoção do Medronho promove neste sábado, 17 de Agosto, no âmbito de mais uma edição da FACES, em Sabóia.

Data: 02/08/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial