07h00 - sexta, 19/07/2019

"Pacto do Mira"
assinado por parceiros
na FACECO 2019

"Pacto do Mira" assinado por parceiros na FACECO 2019

A FACECO recebe nesta sexta-feira, 19 de Julho, a assinatura do "Pacto do Mira", que marca uma nova "etapa" do Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira (PEOVM), que tem vindo a ser preparado pela Câmara de Odemira em parceria com diversas entidades públicas e privadas.
A cerimónia está agendada para as 17h00 e é, na opinião do vice-presidente da autarquia, "um momento importante" para a promoção de um dos maiores bens do concelho: o rio.
"É, de facto, um momento importante de conciliação e de junção de interesses relativamente à importância do rio Mira", assinala Ricardo Cardoso em declarações ao "SW", adiantando que o "Pacto do Mira" será assinado por "um conjunto de actores que têm em comum preocupações e também responsabilidades sobre o rio".
De acordo com o autarca odemirense, a assinatura deste pacto "é a primeira operação de um plano mais vasto, o PEOVM, que vai ter um conjunto de operações e acções muito mais vasto". "Começamos por uma que consideramos muito importante, que é a junção das entidades e o concertar dos interesses das mesmas relativamente a este bem tão precioso para o nosso território", advoga.
Na opinião de Ricardo Cardoso, "a preocupação relativamente ao rio Mira é de todos" e só será possível "desenvolver um bom plano" se houver trabalho "em rede e em cooperação". "É isso que se pretende e a assinatura deste pacto será, por isso mesmo, um momento marcante e importante para aquilo que é o futuro do rio Mira e a importância que lhe deve ser dada no contexto territorial do concelho", vinca.
Sem se alongar sobre o conteúdo do acordo a firmar durante a FACECO, Ricardo Cardoso adianta que o Pacto prevê que as partes trabalhem "forma concertada" em prol do Mira, juntando-se "de forma regular para debaterem as questões relativamente ao rio.
"As partes também acordam poderem desenvolver alguns esforços no sentido da concretização total deste PEOVM. Portanto, é um acordo de co-responsabilidade relativamente ao rio Mira", acrescenta.
Para o vice-presidente da Câmara de Odemira, o rio Mira é a "coluna vertebral do concelho", sendo que o novo Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira visa, na prática, materializar uma política de valorização deste curso de água desde a barragem de Santa Clara até à foz, em Vila Nova de Milfontes.
"Pretendemos que este bem precioso (como costumo dizer, a 'coluna vertebral' do concelho de Odemira) seja olhado de forma permanente, com uma só visão pelas partes que o envolvem e têm competências na sua co-gestão, e dotá-lo de um conjunto de ferramentas de monitorização que possam dar expressão ao rio Mira junto das escolas e de vários públicos", afiança Ricardo Cardoso.
Promovido pela autarquia, o PEOVM começou a ser trabalhado em Maio de 2018, tendo a sua elaboração estado a cargo de uma equipa técnica que resultou de uma parceria entre as empresas Ecosativa (de Vila Nova de Milfontes) e We Consultants (Lisboa).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 12/12/2019
Atletas do NDC Odemira
triunfam em Aljustrel
Vitória classificação geral colectiva, sete triunfos individuais e mais dois segundos lugares e três terceiros: é este o balanço da participação do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira (NDCO) no VIII Grande Prémio de Atletismo de Santa Bárbara, em Aljustrel.
07h00 - quarta, 11/12/2019
Câmara de Odemira lança
roteiro "Mira a Terra"
A Câmara de Odemira vai lançar junto da comunidade escolar do concelho o roteiro "Mira a Terra", que vai permitir uma oferta organizada de actividades lúdico-didácticas para aprendizagem das áreas científicas fora sala de aula.
07h00 - terça, 10/12/2019
Workshops de artesanato
na vila de Odemira
A CACO-Associação de Artesãos do Concelho de Odemira dinamiza a partir desta terça-feira, 10, quatro workshops de artesanato no novo espaço do Centro em Rede de Inovação do Artesanato Regional (CACO), em Odemira.
07h00 - segunda, 09/12/2019
Câmara de Odemira com
orçamento de 34,5 milhões
A Câmara de Odemira vai contar em 2020 com um orçamento de cerca de 34,5 milhões de euros, mais 1,3 milhões de euros que o valor orçamentado para o presente ano de 2019.
07h00 - segunda, 09/12/2019
Incluir pelo desporto
na EB 2,3 de Odemira
É sabido que o desporto é uma das melhores "ferramentas" de inclusão e foi precisamente esse espírito de partilha e entreajuda que se sentiu recentemente no Pavilhão Desportivo de Odemira, que acolheu o I Encontro de Boccia, promovido pelo Agrupamento de Escolas de Odemira (AEO).

Data: 29/11/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial