07h00 - quarta, 24/07/2019

Falta de água preocupa
autarca de Santiago

Falta de água preocupa autarca de Santiago

O presidente da Câmara de Santiago do Cacém está preocupado com as necessidades de água para o sector agrícola no concelho, lembrando que existem "mais de 3700 hectares não foram cultivados" devido à falta de água.
As preocupações de Álvaro Beijinha foram manifestadas no final da passada semana ao ministro do Ambiente e Transição Energética, João Matos Fernandes, que esteve em Alvalade a visitar obras da responsabilidade da Águas Públicas do Alentejo.
Na ocasião, o autarca sublinhou que as duas barragens no concelho, Campilhas e Fonte Cerne, "estão com quotas de 10%, sendo esse um problema muito complicado", nomeadamente para a agricultura.
Aludindo à empreitada, que arrancará em breve, para a criação de um emissário que vai tornar possível abastecer a barragem de Fonte Cerne através da de Morgavel, Beijinha revelou ter sido manifestada ao presidente da EDIA e da Águas de Santo André "a importância de se fazer uma ligação semelhante à barragem de Campilhas".
A pertinência desta ligação, justificou, prende-se igualmente com o facto de estar previsto para a região de Campilhas um grande projecto turístico, na ordem dos 200 milhões de euros, sendo que para o investidor a existência de uma quota na albufeira mais elevada teria todo o interesse.
"Estando esse investidor disponível para pagar mais pelo custo da água, fazendo uma perequação relativamente aos agricultores", vincou Álvaro Beijinha ao ministro.
Recorde-se que João Matos Fernandes visitou Alvalade no âmbito de um roteiro dedicado à água, que passou pelo concelho Santiago do Cacém e, ainda, pelos concelhos de Beja, Aljustrel e Odemira.
As intervenções visitadas nestes quatro municípios, previstas para esta região do Alentejo, totalizam um investimento de 29,2 milhões de euros no âmbito do Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo (SPIAA), a cargo da Águas Públicas do Alentejo, empresa detida pela Águas de Portugal e pela Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

09h00 - quarta, 14/08/2019
Voluntários pintaram
Estádio Municipal
de Santiago do Cacém
Cerca de três dezenas de sócios e simpatizantes do União Sport Club, de Santiago do Cacém, participaram no último sábado, 10, no "Desafio Azul e Vermelho", tendo ajudado a pintar o Estádio Municipal Miróbriga.
07h00 - sexta, 09/08/2019
Festas de São Romão
animam Santo André
até ao domingo
A Costa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, recebe neste fim-de-semana, 9 a 11 de Agosto, as tradicionais festas de São romão, que voltam a incluir a recriação dos "banhos de São Romão".
07h00 - segunda, 05/08/2019
Santiago do Cacém
já tem equipa de
intervenção permanente
A nova Equipa de Intervenção Permanente (EIP) para o concelho de Santiago do Cacém, composta por cinco elementos dos Bombeiros Voluntários do Cercal do Alentejo, foi formalmente apresentada no final da passada semana.
09h00 - terça, 30/07/2019
Técnicos de radiologia
em greve na ULSLA
Os técnicos de radiologia da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) estão em greve nesta terça e quarta-feira, 30 e 31 de Julho, revela ao "SW" o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêuticas.
09h00 - terça, 30/07/2019
Fundação da Caixa da
Costa Azul já tem sede
A nova Fundação Caixa Agrícola da Costa Azul, de Santiago do Cacém, inaugurou na passada semana a sua sede, instalada no edifício dos antigos Paços do Concelho, em pleno centro histórico da cidade.

Data: 02/08/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial