07h00 - sexta, 26/07/2019

Aprovada ampliação
do Porto de Sines

Aprovada ampliação do Porto de Sines

O Conselho de Ministros aprovou nesta quinta-feira, 25 de Julho, os diplomas que estabelecem as bases da concessão do novo Terminal Vasco da Gama e a ampliação do actual Terminal XXI do Porto de Sines, num investimento global de quase 1200 milhões de euros.
Estes projectos têm como objectivo "aumentar a capacidade no segmento da carga contentorizada do Porto de Sines", assim como "responder à procura existente, concretizando um dos pontos fundamentais da Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente-Horizonte 2026".
Nesse sentido, a expansão do Terminal XXI prevê um investimento global de 547 milhões de euros, totalmente privado, a concretizar pela concessionária PSA Sines, que inclui a expansão do cais de acostagem e respectivos equipamentos de movimentação, mas também a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados nas fases anteriores, ao longo de toda a vida da concessão.
A expansão permitirá a ampliação da área de armazenagem dos actuais 42 hectares para 60 hectares, assim como ao aumento da capacidade dos actuais 2,3 milhões de TEU (unidade padrão equivalente a 20 pés), para 4,1 milhões de TEU.
"Este investimento vai permitir ainda a atracação simultânea de quatro navios porta-contentores de última geração, assim como a criação de 900 postos de trabalho", revela ao "SW" fonte da Administração do Porto de Sines (APS).
Por seu lado, a construção do novo terminal de contentores (Terminal Vasco da Gama) representa um investimento total estimado em cerca de 642 milhões de euros de fundos privados a cargo da futura entidade concessionária.
O novo terminal terá uma capacidade de movimentação anual de três milhões de TEU e um cais com 1.375 metros de comprimento, com três posições de acostagem simultânea para os maiores navios do mundo.
"Estima-se que a construção do Terminal Vasco da Gama gere um impacto económico total de 524 milhões de euros, representando 0,28% do PIB e 0,33% do VAB português e crie cerca de 1.350 postos de trabalho directos na fase de exploração", garante a APS, que acrescenta: "A aprovação destes dois diplomas permite colocar o Porto de Sines como um dos principais portos de nível mundial e particularmente do 'West Med', em termos de oferta portuária no segmento da carga contentorizada".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 21/08/2019
Jovens colaboraram
na Câmara de Sines
Meia centena de jovens do concelho de Sines participaram, durante o passado mês de Julho, na terceira edição do "Mãos à Obra", programa ocupacional de Verão para jovens organizado pela Câmara Municipal local.
07h00 - segunda, 19/08/2019
Voto de pesar em Sines
por antiga professora
A Câmara de Sines aprovou na passada sexta-feira, 16, um voto de pesar pelo falecimento de Maria dos Ramos Ferreira Soares, que foi durante anos professora primária no concelho.
09h00 - quarta, 14/08/2019
Selecções de basquetebol
de Portugal e Suíça
jogam em Sines
A Selecção Nacional de basquetebol defronta nesta quarta-feira, 14, no Pavilhão Multiusos de Sines, a sua congénere da Sauíça, em partida da fase de pré-qualificação para o Eurobasket.
09h00 - segunda, 12/08/2019
Sines prepara debate
sobre tutorias na escola
O Centro de Artes de Sines tem abertas as inscrições para o I Seminário Nacional de Tutorias em Contexto Escolar, subordinado ao tema "Diálogo(s) entre a Investigação e a Prática Educativa" e agendado para o dia 25 de Outubro.
07h00 - quarta, 07/08/2019
Sines Tecnopólo em
projectos da ADRAL
O Sines Tecnopólo é um dos parceiros estratégicos da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) em dois projectos financiados pelo Alentejo 2020, no total de 1,1 milhões de euros, no âmbito do sistema de apoio a acções colectivas (SIAC).

Data: 02/08/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial