07h00 - sexta, 26/07/2019

Aprovada ampliação
do Porto de Sines

Aprovada ampliação do Porto de Sines

O Conselho de Ministros aprovou nesta quinta-feira, 25 de Julho, os diplomas que estabelecem as bases da concessão do novo Terminal Vasco da Gama e a ampliação do actual Terminal XXI do Porto de Sines, num investimento global de quase 1200 milhões de euros.
Estes projectos têm como objectivo "aumentar a capacidade no segmento da carga contentorizada do Porto de Sines", assim como "responder à procura existente, concretizando um dos pontos fundamentais da Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente-Horizonte 2026".
Nesse sentido, a expansão do Terminal XXI prevê um investimento global de 547 milhões de euros, totalmente privado, a concretizar pela concessionária PSA Sines, que inclui a expansão do cais de acostagem e respectivos equipamentos de movimentação, mas também a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados nas fases anteriores, ao longo de toda a vida da concessão.
A expansão permitirá a ampliação da área de armazenagem dos actuais 42 hectares para 60 hectares, assim como ao aumento da capacidade dos actuais 2,3 milhões de TEU (unidade padrão equivalente a 20 pés), para 4,1 milhões de TEU.
"Este investimento vai permitir ainda a atracação simultânea de quatro navios porta-contentores de última geração, assim como a criação de 900 postos de trabalho", revela ao "SW" fonte da Administração do Porto de Sines (APS).
Por seu lado, a construção do novo terminal de contentores (Terminal Vasco da Gama) representa um investimento total estimado em cerca de 642 milhões de euros de fundos privados a cargo da futura entidade concessionária.
O novo terminal terá uma capacidade de movimentação anual de três milhões de TEU e um cais com 1.375 metros de comprimento, com três posições de acostagem simultânea para os maiores navios do mundo.
"Estima-se que a construção do Terminal Vasco da Gama gere um impacto económico total de 524 milhões de euros, representando 0,28% do PIB e 0,33% do VAB português e crie cerca de 1.350 postos de trabalho directos na fase de exploração", garante a APS, que acrescenta: "A aprovação destes dois diplomas permite colocar o Porto de Sines como um dos principais portos de nível mundial e particularmente do 'West Med', em termos de oferta portuária no segmento da carga contentorizada".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 13/07/2020
Diplomatas da Índia
visitaram Sines
O primeiro secretário da Embaixada da Índia em Portugal, Amararam Gujar, e o terceiro secretário, Preetham Shivamurthy, vistaram na passada semana a cidade de Sines, tendo sido recebidos pelo presidente da autarquia local, Nuno Mascarenhas.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Porto de Sines assinala
11 anos de Janela Única
Cerca de dois mil utilizadores integrados e 80 milhões de transacções digitais referentes a mais de 22 mil escalas: são estes os números da Janela Única Portuária (JUP), introduzida no Porto de Sines há uma década.
07h00 - quinta, 09/07/2020
Sines: Cabo submarino é projecto
de "Relevante Interesse Municipal"
A Câmara e a Assembleia Municipal de Sines atribuíram ao cabo submarino do consórcio EllaLink, que fará a primeira ligação directa em fibra óptica entre o Brasil e a Europa, a declaração de "Projecto de Relevante Interesse Municipal".
07h00 - terça, 07/07/2020
Rui Cova treina
HC Vasco da Gama
O siniense Rui Cova, internacional por Portugal nas camadas jovens, vai ser jogador-treinador da equipa sénior do Hóquei Clube Vasco da Gama, rendendo no cargo Nuno Martins.
07h00 - quinta, 02/07/2020
Márcio Madeira
termina carreira
O futebolista Márcio Madeira, natural de Sines, decidiu terminar a sua carreira desportiva, após em 2014 já ter deixado de ser jogador profissional.

Data: 03/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial