08h00 - quinta, 01/08/2019

Ministra do Mar apresentou
projectos para o Porto de Sines

Ministra do Mar apresentou projectos para o Porto de Sines

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estave nesta quarta-feira, 31 de Julho, no Porto de Sines, na cerimónia de apresentação oficial dos projectos de investimento para a expansão do Terminal XXI e construção do novo Terminal Vasco da Gama, avaliados em 1,2 mil milhões de euros.
Tratam-se de "investimentos vitais para a afirmação dos portos nacionais como uma referência num sector de actividade altamente competitivo a nível internacional", sublinhou Ana Paula Vitorino durante a visita à infra-estrutura portuária do Alentejo Litoral.
Recorde-se que a expansão do Terminal XXI conta com um investimento global de 547 milhões de euros, totalmente privado, a concretizar pela concessionária, a PSA Sines, prevendo a expansão do cais de acostagem e respectivos equipamentos de movimentação e ainda a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados.
Com este investimento garante-se a atracação simultânea de quatro navios porta-contentores de última geração e a criação de 900 postos de trabalho.
Já a construção do novo terminal de contentores (Terminal Vasco da Gama) representará um investimento de fundos privados, num total estimado em 642 milhões de euros a cargo da futura entidade concessionária.
Estima-se que a construção do novo terminal gere um impacto económico de 0,28% do PIB e 0,33% do VAB português e crie cerca de 1.350 postos de trabalho directos na fase de exploração.
Paralelamente, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) tem também previstos vários investimentos, no total de 99,1 milhões de euros. Entre estes, destaque para a ampliação do molhe Leste do Porto de Sines em 750 metros (75 milhões de euros); a contratualização da construção de uma nova lancha de pilotos (900 mil euros); a construção de um Centro de Despacho de Mercadorias & Pré-Gate Rodoviária (4,8 milhões de euros); o reforço da rede eléctrica para alta tensão (10 milhões de euros); e a requalificação do ramal ferroviário do Porto de Sines (8,4 milhões de euros).
Na sua visita ao Porto de Sines, a ministra do Mar inaugurou igualmente o novo sistema de Controlo de Tráfego Marítimo (VTS) da APS, um investimento de cerca de 900 mil euros.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 15/10/2019
Porto de Sines recebe
investimento de 1.100 milhões
É lançado formalmente nesta terça-feira, 15, o concurso público internacional para a concessão, em regime de serviço público, do novo terminal de contentores no Porto de Sines (Terminal Vasco da Gama), investimento avaliado em cerca de 642 milhões de euros a cargo do futura empresa concessionária.
07h00 - terça, 15/10/2019
Projecto "Diabetes
em Movimento"
arrancou em Sines
Já está a decorrer em Sines o "Diabetes em Movimento", programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes do tipo 2 que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e o Centro de Saúde local.
07h00 - segunda, 14/10/2019
COMSines apresenta estudo
sobre odores no complexo industrial
O Conselho das Comunidades de Sines (COMSines) apresenta nesta segunda-feira, 14 de Outubro, os resultados do estudo "Diagnóstico, caracterização e mapeamento dos odores no complexo de Sines".
07h00 - terça, 08/10/2019
Sines constrói
novo Centro de
Recolha de Animais
A Câmara de Sines já iniciou a empreitada de construção do novo Centro de Recolha Oficial de Animais (CRO), investimento avaliado em pouco mais de 197 mil euros que ficará localizado na zona norte da cidade.
07h00 - terça, 08/10/2019
Investimento de 170 milhões liga
Sines ao Brasil por fibra óptica
As cidades de Sines e de Fortaleza, no Brasil, vão ser ligadas por um cabo submarino transatlântico de fibra óptica, no âmbito do projecto "Bella", que agrega as redes de ciência europeia e sul-americana e é financiado pela Comissão Europeia e por fundos privados, num investimento de cerca de 170 milhões de euros.

Data: 04/10/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial