08h00 - quinta, 01/08/2019

Ministra do Mar apresentou
projectos para o Porto de Sines

Ministra do Mar apresentou projectos para o Porto de Sines

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estave nesta quarta-feira, 31 de Julho, no Porto de Sines, na cerimónia de apresentação oficial dos projectos de investimento para a expansão do Terminal XXI e construção do novo Terminal Vasco da Gama, avaliados em 1,2 mil milhões de euros.
Tratam-se de "investimentos vitais para a afirmação dos portos nacionais como uma referência num sector de actividade altamente competitivo a nível internacional", sublinhou Ana Paula Vitorino durante a visita à infra-estrutura portuária do Alentejo Litoral.
Recorde-se que a expansão do Terminal XXI conta com um investimento global de 547 milhões de euros, totalmente privado, a concretizar pela concessionária, a PSA Sines, prevendo a expansão do cais de acostagem e respectivos equipamentos de movimentação e ainda a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados.
Com este investimento garante-se a atracação simultânea de quatro navios porta-contentores de última geração e a criação de 900 postos de trabalho.
Já a construção do novo terminal de contentores (Terminal Vasco da Gama) representará um investimento de fundos privados, num total estimado em 642 milhões de euros a cargo da futura entidade concessionária.
Estima-se que a construção do novo terminal gere um impacto económico de 0,28% do PIB e 0,33% do VAB português e crie cerca de 1.350 postos de trabalho directos na fase de exploração.
Paralelamente, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) tem também previstos vários investimentos, no total de 99,1 milhões de euros. Entre estes, destaque para a ampliação do molhe Leste do Porto de Sines em 750 metros (75 milhões de euros); a contratualização da construção de uma nova lancha de pilotos (900 mil euros); a construção de um Centro de Despacho de Mercadorias & Pré-Gate Rodoviária (4,8 milhões de euros); o reforço da rede eléctrica para alta tensão (10 milhões de euros); e a requalificação do ramal ferroviário do Porto de Sines (8,4 milhões de euros).
Na sua visita ao Porto de Sines, a ministra do Mar inaugurou igualmente o novo sistema de Controlo de Tráfego Marítimo (VTS) da APS, um investimento de cerca de 900 mil euros.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 13/07/2020
Diplomatas da Índia
visitaram Sines
O primeiro secretário da Embaixada da Índia em Portugal, Amararam Gujar, e o terceiro secretário, Preetham Shivamurthy, vistaram na passada semana a cidade de Sines, tendo sido recebidos pelo presidente da autarquia local, Nuno Mascarenhas.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Porto de Sines assinala
11 anos de Janela Única
Cerca de dois mil utilizadores integrados e 80 milhões de transacções digitais referentes a mais de 22 mil escalas: são estes os números da Janela Única Portuária (JUP), introduzida no Porto de Sines há uma década.
07h00 - quinta, 09/07/2020
Sines: Cabo submarino é projecto
de "Relevante Interesse Municipal"
A Câmara e a Assembleia Municipal de Sines atribuíram ao cabo submarino do consórcio EllaLink, que fará a primeira ligação directa em fibra óptica entre o Brasil e a Europa, a declaração de "Projecto de Relevante Interesse Municipal".
07h00 - terça, 07/07/2020
Rui Cova treina
HC Vasco da Gama
O siniense Rui Cova, internacional por Portugal nas camadas jovens, vai ser jogador-treinador da equipa sénior do Hóquei Clube Vasco da Gama, rendendo no cargo Nuno Martins.
07h00 - quinta, 02/07/2020
Márcio Madeira
termina carreira
O futebolista Márcio Madeira, natural de Sines, decidiu terminar a sua carreira desportiva, após em 2014 já ter deixado de ser jogador profissional.

Data: 03/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial