08h00 - quinta, 01/08/2019

Ministra do Mar apresentou
projectos para o Porto de Sines

Ministra do Mar apresentou projectos para o Porto de Sines

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estave nesta quarta-feira, 31 de Julho, no Porto de Sines, na cerimónia de apresentação oficial dos projectos de investimento para a expansão do Terminal XXI e construção do novo Terminal Vasco da Gama, avaliados em 1,2 mil milhões de euros.
Tratam-se de "investimentos vitais para a afirmação dos portos nacionais como uma referência num sector de actividade altamente competitivo a nível internacional", sublinhou Ana Paula Vitorino durante a visita à infra-estrutura portuária do Alentejo Litoral.
Recorde-se que a expansão do Terminal XXI conta com um investimento global de 547 milhões de euros, totalmente privado, a concretizar pela concessionária, a PSA Sines, prevendo a expansão do cais de acostagem e respectivos equipamentos de movimentação e ainda a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados.
Com este investimento garante-se a atracação simultânea de quatro navios porta-contentores de última geração e a criação de 900 postos de trabalho.
Já a construção do novo terminal de contentores (Terminal Vasco da Gama) representará um investimento de fundos privados, num total estimado em 642 milhões de euros a cargo da futura entidade concessionária.
Estima-se que a construção do novo terminal gere um impacto económico de 0,28% do PIB e 0,33% do VAB português e crie cerca de 1.350 postos de trabalho directos na fase de exploração.
Paralelamente, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) tem também previstos vários investimentos, no total de 99,1 milhões de euros. Entre estes, destaque para a ampliação do molhe Leste do Porto de Sines em 750 metros (75 milhões de euros); a contratualização da construção de uma nova lancha de pilotos (900 mil euros); a construção de um Centro de Despacho de Mercadorias & Pré-Gate Rodoviária (4,8 milhões de euros); o reforço da rede eléctrica para alta tensão (10 milhões de euros); e a requalificação do ramal ferroviário do Porto de Sines (8,4 milhões de euros).
Na sua visita ao Porto de Sines, a ministra do Mar inaugurou igualmente o novo sistema de Controlo de Tráfego Marítimo (VTS) da APS, um investimento de cerca de 900 mil euros.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 21/08/2019
Jovens colaboraram
na Câmara de Sines
Meia centena de jovens do concelho de Sines participaram, durante o passado mês de Julho, na terceira edição do "Mãos à Obra", programa ocupacional de Verão para jovens organizado pela Câmara Municipal local.
07h00 - segunda, 19/08/2019
Voto de pesar em Sines
por antiga professora
A Câmara de Sines aprovou na passada sexta-feira, 16, um voto de pesar pelo falecimento de Maria dos Ramos Ferreira Soares, que foi durante anos professora primária no concelho.
09h00 - quarta, 14/08/2019
Selecções de basquetebol
de Portugal e Suíça
jogam em Sines
A Selecção Nacional de basquetebol defronta nesta quarta-feira, 14, no Pavilhão Multiusos de Sines, a sua congénere da Sauíça, em partida da fase de pré-qualificação para o Eurobasket.
09h00 - segunda, 12/08/2019
Sines prepara debate
sobre tutorias na escola
O Centro de Artes de Sines tem abertas as inscrições para o I Seminário Nacional de Tutorias em Contexto Escolar, subordinado ao tema "Diálogo(s) entre a Investigação e a Prática Educativa" e agendado para o dia 25 de Outubro.
07h00 - quarta, 07/08/2019
Sines Tecnopólo em
projectos da ADRAL
O Sines Tecnopólo é um dos parceiros estratégicos da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) em dois projectos financiados pelo Alentejo 2020, no total de 1,1 milhões de euros, no âmbito do sistema de apoio a acções colectivas (SIAC).

Data: 02/08/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial