07h00 - sexta, 02/08/2019

Água com qualidade
na freguesia de São Luís

Água com qualidade na freguesia de São Luís

Há anos que a população de São Luís (Odemira) via correr das suas torneiras água de uma cor por vezes amarelada, fruto do excesso de ferro e manganês existentes nas captações subterrâneas que serviam a freguesia. Um problema que fica agora resolvido com a nova conduta adutora para abastecimento dos sanluizenses a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Vila Nova de Milfontes.
O investimento, avaliado em 1,7 milhões de euros e co-financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), foi promovido pela empresas Águas Públicas do Alentejo (AgdA) e incluiu a construção de uma estação elevatória junto ao reservatório de Vila Nova de Milfontes, um reservatório e uma conduta adutora com cerca de 16 quilómetros. A inauguração das novas infra-estruturas, que fazem parte do Sistema de Abastecimento de Água de Almograve, esteve a cargo do ministro do Ambiente e da Transição Energética, que passou pelos concelhos de Odemira e Santiago do Cacém no passado dia 19 de Julho, no âmbito do "Roteiro da Água".
"Os habitantes de São Luís vão passar a ter água em quantidade e com fiabilidade", disse João Matos Fernandes em declarações ao "SW", reconhecendo que o plano de investimentos que a AgdA tem vindo a promover na região nos últimos anos permite ao Baixo Alentejo e ao Alentejo Litoral recuperar de "um atraso" em matéria de captação, tratamento e transporte de água até aos reservatórios.
Igualmente satisfeito com o momento ficou o presidente da Câmara de Odemira. "Gostava de dedicar este momento à população de São Luís, pelos anos de sofrimento que tiveram com a falta de líquido na torneira e com a falta de qualidade quando ela existia. Portanto, se este investimento é importante para Milfontes, para as Brunheiras e Castelão, é particularmente importante para a localidade de São Luís, onde ter água de qualidade era um sonho", vincou José Alberto Guerreiro.
O autarca aproveitou ainda a ocasião para lembrar que já falta pouco para a nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de São Teotónio começar a funcionar e que em breve as zonas de São Martinho das Amoreiras, Relíquias e Colos serão abastecidas a partir da albufeira do Monte da Rocha (no concelho de Ourique). "A água também chegará a um sítio que as pessoas pensariam ser impossível nos próximos anos, que é Luzianes-Gare", acrescentou.
O reforço do abastecimento de água a São Luís faz parte do projecto da AgdA para o Sistema de Almograve, avaliado num total de 4,7 milhões de euros. Este investimento visa o reforço da garantia em quantidade e qualidade da água fornecida à zona de noroeste do concelho de Odemira.
De acordo com a AgdA, a intervenção inclui a remodelação da ETA de Almograve (também visitada pelo ministro do Ambiente no dia 19 de Julho), três novos reservatórios de água tratada, três estações elevatórias e 27 quilómetros de condutas adutoras.
Este investimento serve uma população total de cerca 6.700 habitantes residentes e uma população flutuante de mais de 20.000 habitantes.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 14/07/2020
Mudanças nas paróquias
do Litoral Alentejano
O bispo de Beja, D.
07h00 - terça, 14/07/2020
Nova campanha da
Turismo do Alentejo
"Há um lugar" é o mote da nova campanha de marketing lançada pela Turismo do Alentejo e Ribatejo, que visa divulgar a região como região ideal para gozar férias tranquilas, "longe das multidões".
07h00 - sexta, 10/07/2020
1ª Divisão de Beja terá
novo modelo em 21-22
A partir da temporada de 2021-2022 o campeonato distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Beja (AFBeja) contará com a participação de apenas 12 equipas e será disputado em duas fases.
07h00 - quarta, 08/07/2020
Odemira na final
regional das "7 Maravilhas
da Cultura Popular"
A vila de Cuba recebe nesta quarta-feira, 8, a final regional do distrito de Beja das "7 Maravilhas da Cultura Popular", que será transmitida em directo pela RTP ao longo do dia a partir do Parque Manuel de Castro.
07h00 - quarta, 08/07/2020
Câmara de Odemira
renova frota de
recolha de resíduos
A Câmara de Odemira está a renovar a sua frota de viaturas de recolha indiferenciada de resíduos urbanos, sendo que desde o início de Julho já conta com quatro novas viaturas.

Data: 03/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial