07h00 - sexta, 23/08/2019

Setembro é mês de cultura
no concelho de Odemira

Setembro é mês de cultura no concelho de Odemira

Promover a cultura do concelho, o seu património oral, artístico e patrimonial e proporcionar diferentes manifestações culturais à população é o grande objectivo da iniciativa "Setembro Cultural", que a Câmara de Odemira vai promover ao longo do próximo mês.
Espectáculos musicais, sessões de cinema, animação de rua, teatro, exposições ao ar livre, jornadas do património, a passagem do festival "Sete Sóis Sete Luas", o VII Simpósio Internacional de Escultura, a comemoração do Dia do Município e o aniversário da Biblioteca Municipal são alguns dos muitos destaques da agenda do evento.
O "setembro Cultural" arranca precisamente, entre os dias 3 e 5 de Setembro, com as actividades do 19º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, "que irá proporcionar à população de todas as idades uma programação diversificada".
Depois, entre os dias 6 e 8 de Setembro, presta-se homenagem à padroeira de Odemira, Nossa Senhora da Piedade, com um conjunto de actividades culturais e religiosas, com destaque para actuação da fadista Cuca Roseta na noite de 7 de Setembro. O dia seguinte (8 de Setembro) será de festa, com a realização da VIII Sessão Protocolar do Dia do Município, na qual se irão distinguir várias entidades e individualidades, seguida de um almoço aberto à população, assinalando-se nesse dia o feriado municipal.
De 9 a 22 de Setembro a vila de Odemira vai ser palco doVII Simpósio Internacional de Escultura, dinamizado pela Sopa de Artistas na zona ribeirinha e que contará com a participação de seis artistas nacionais e estrangeiros. A iniciativa culminará com a inauguração da finissage do simpósio, a par da inauguração de uma exposição da artista Tabea Wimmer na Igreja da Misericórdia, em Odemira (22 de Setembro).
O "Setembro Cultural" inclui novamente a passagem do Festival "Sete Sóis Sete Luas" por Odemira (13 a 15 de Setembro e no dia 27), com espectáculos musicais, circo acrobático, teatro e uma exposição de pintura ligados à arte do Mediterrânico e do mundo lusófono.
No dia 27 de Setembro o cine-teatro Camacho Costa recebe um concerto com Márcia e entre 28 de Setembro e 1 de Outubro decorrem as Jornadas do Património, dedicadas ao tema "Artes, Património e Lazer" e que incluem uma maratona de cinema europeu.
Ainda durante o mês de Setembro será apresentado o DVD do Grupo Etnográfico "Gentes do Alto Mira" (dias 21 e 22 em Odemira e Santa Clara-a-Velha, respectivamente), estando igualmente prevista a exibição da peça "A farsa do mestre Pathelim", pelo Grupo de Teatro do Mira I21 de Setembro).
A par de tudo isto, vão manter-se até final do mês os espectáculos de musicais da iniciativa "Às Quintas no Quintal" (no Quintal da Música) e as sessões de cinema no cine-teatro Camacho Costa.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

09h00 - quinta, 14/11/2019
Regadio no Mira: Bloco
quer audição com ministros
O Bloco de Esquerda (BE) já solicitou uma audição, "com carácter de urgência", dos ministros das Infra-estruturas e Habitação e do Ambiente e Ação Climática sobre o novo regime especial e transitório para o Perímetro de Rega do Mira.
07h00 - quinta, 14/11/2019
Atletas de Odemira com
sete vitórias em Odivelas
Um total de sete vitórias foi o que os atletas das equipas de atletismo do concelho de Odemira conseguiram alcançar no V Grande Prémio de São Martinho, que se realizou na aldeia de Odivelas (Ferreira do Alentejo) no passado domingo, 10.
07h00 - terça, 12/11/2019
Área do Perímetro de Rega
do Mira vai ser revista
A ministra da Agricultura garantiu que a revisão do traçado do Perímetro de Rega do Mira, construído na década de 60 no concelho de Odemira e em parte do de Aljezur, é para avançar, mantendo-se, contudo, a área total de abrangência do aproveitamento nos 12 mil hectares.
07h51 - segunda, 11/11/2019
Odemirense vence
pela primeira vez
A formação do Odemirense garantiu neste domingo, 11, a primeira vitória da temporada de 2019-2020 no campeonato distrital da 1ª divisão de Beja.
07h00 - segunda, 11/11/2019
Banda de Odemira com
exposição na biblioteca
A Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, tem patente a exposição "Odemira-30 anos de música filarmónica", promovida pela banda filarmónica local, que em 2019 assinala o seu 30º aniversário.

Data: 15/11/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial