07h00 - sexta, 23/08/2019

Setembro é mês de cultura
no concelho de Odemira

Setembro é mês de cultura no concelho de Odemira

Promover a cultura do concelho, o seu património oral, artístico e patrimonial e proporcionar diferentes manifestações culturais à população é o grande objectivo da iniciativa "Setembro Cultural", que a Câmara de Odemira vai promover ao longo do próximo mês.
Espectáculos musicais, sessões de cinema, animação de rua, teatro, exposições ao ar livre, jornadas do património, a passagem do festival "Sete Sóis Sete Luas", o VII Simpósio Internacional de Escultura, a comemoração do Dia do Município e o aniversário da Biblioteca Municipal são alguns dos muitos destaques da agenda do evento.
O "setembro Cultural" arranca precisamente, entre os dias 3 e 5 de Setembro, com as actividades do 19º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, "que irá proporcionar à população de todas as idades uma programação diversificada".
Depois, entre os dias 6 e 8 de Setembro, presta-se homenagem à padroeira de Odemira, Nossa Senhora da Piedade, com um conjunto de actividades culturais e religiosas, com destaque para actuação da fadista Cuca Roseta na noite de 7 de Setembro. O dia seguinte (8 de Setembro) será de festa, com a realização da VIII Sessão Protocolar do Dia do Município, na qual se irão distinguir várias entidades e individualidades, seguida de um almoço aberto à população, assinalando-se nesse dia o feriado municipal.
De 9 a 22 de Setembro a vila de Odemira vai ser palco doVII Simpósio Internacional de Escultura, dinamizado pela Sopa de Artistas na zona ribeirinha e que contará com a participação de seis artistas nacionais e estrangeiros. A iniciativa culminará com a inauguração da finissage do simpósio, a par da inauguração de uma exposição da artista Tabea Wimmer na Igreja da Misericórdia, em Odemira (22 de Setembro).
O "Setembro Cultural" inclui novamente a passagem do Festival "Sete Sóis Sete Luas" por Odemira (13 a 15 de Setembro e no dia 27), com espectáculos musicais, circo acrobático, teatro e uma exposição de pintura ligados à arte do Mediterrânico e do mundo lusófono.
No dia 27 de Setembro o cine-teatro Camacho Costa recebe um concerto com Márcia e entre 28 de Setembro e 1 de Outubro decorrem as Jornadas do Património, dedicadas ao tema "Artes, Património e Lazer" e que incluem uma maratona de cinema europeu.
Ainda durante o mês de Setembro será apresentado o DVD do Grupo Etnográfico "Gentes do Alto Mira" (dias 21 e 22 em Odemira e Santa Clara-a-Velha, respectivamente), estando igualmente prevista a exibição da peça "A farsa do mestre Pathelim", pelo Grupo de Teatro do Mira I21 de Setembro).
A par de tudo isto, vão manter-se até final do mês os espectáculos de musicais da iniciativa "Às Quintas no Quintal" (no Quintal da Música) e as sessões de cinema no cine-teatro Camacho Costa.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 10/08/2020
Fernando Pimenta
vai 'remar' em Milfontes
Fernando Pimenta, campeão do Mundo e vice-campeão olímpico de canoagem, vai estar nesta segunda-feira, 10 de Agosto, em Vila Nova de Milfontes, numa acção de promoção da modalidade.
07h00 - segunda, 10/08/2020
Detido por tráfico de
droga em S. Teotónio
Um homem de 38 anos foi detido, no final da passada, pela GNR na freguesia de São Teotónio (concelho de Odemira) por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
07h00 - sexta, 07/08/2020
CM Odemira promove
"Animar o Verão 2020"
Música, teatro, espectáculos de rua e actuações online vão animar este ano a época de Verão no concelho de Odemira, no âmbito do programa cultural "Animar o Verão", promovido pela Câmara Municipal local em parceria com as juntas de freguesia.
07h00 - quarta, 05/08/2020
Boavista dos Pinheiros
melhora campo de futebol
O Juventude Clube Boavista, de Boavista dos Pinheiros (concelho de Odemira), já concluiu a obra de cobertura da bancada e iniciou agora a colocação de um relvado sintético no Campo da Boa Esperança.
07h00 - terça, 04/08/2020
Bispo de Beja altera nomeações
para 20-21 no Alentejo Litoral
Depois de alguma contestação, nomeadamente na paróquia de São Teotónio, onde os paroquianos locais se manifestaram publicamente contra a saída do padre Júlio Lemos, o bispo de Beja decidiu reformular algumas das nomeações do clero para o ano pastoral de 2020-2021.

Data: 31/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial