07h00 - segunda, 02/09/2019

Santiago do Cacém
em feira da Hungria

Santiago do Cacém em feira da Hungria

A cidade de Santiago do Cacém marcou presença no festival "Savaria Historical Carnival", que decorreu no passado mês de Agosto no município do Condado de Szombathely, na Hungria, e visou celebrar o passado romano da região.
A presença de Santiago do Cacém no certame partiu do convite partiu da Câmara de Szombathely à sua congénere do Alentejo Litoral, sendo que na Hungria esteve uma delegação constituída pelo Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, pelo vereador Jaime Cáceres, pela presidente da Assembleia Municipal, Paula Lopes, e pela chefe de gabinete, Mónica Aguiar.
"Aproveitando o facto de termos o legado romano a unir-nos, esta foi a oportunidade para estabelecermos um conjunto de estratégias de cooperação em outras áreas como, por exemplo, o turismo. Foi com esse objetivo que o Município convidou a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo a acompanhar a deslocação à Hungria, esta fez-se representar pelo seu Vice-Presidente, João Ferreira", sublinha o autarca Álvaro Beijinha.
O condado de Szombathely tem cerca de 80 mil habitantes e localiza-se junto da fronteira com a Áustria, tendo uma forte vertente industrial, principalmente nas componentes para automóveis, e um nível de vida acima da média.
"O nosso objectivo é que essa população, que passa férias na costa da Croácia, quando viaja para o estrangeiro, comece a procurar a nossa costa e o Alentejo", acrescenta Beijinha, revelando ainda que estão a ser estudadas parcerias em outras áreas como a Cultura, o Desporto, a Ciência e os cuidados de Saúde.
A relação com Szombathely surgiu fruto da ligação do Município de Santiago do Cacém à iniciativa "Terras Sem Sombra", cuja edição 2018 teve como país convidado a Hungria. O passado romano levou ao estreitar de laços entre os dois municípios, o que culminou com a celebração de um acordo de geminação entre Santiago do Cacém e o Condado de Szombathely a 31 de Maio de 2019.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 14/11/2019
CDS questiona Governo sobre
Hospital do Litoral Alentejano
A deputada do CDS-PP Ana Rita Bessa questionou nesta quarta-feira, 13, a ministra da Saúde sobre o ocorrido na noite anterior nas Urgências do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, em que um chefe de equipa afixou um comunicado alertando os utentes para os tempos de espera elevados.
07h00 - quarta, 13/11/2019
Limpeza de contentores
do lixo em Santiago
A Câmara de Santiago do Cacém iniciou nesta semana uma nova acção de higienização dos contentores de resíduos urbanos indiferenciados do concelho, num total de 1864 contentores de superfície.
07h00 - terça, 12/11/2019
Agentes de turismo
reúnem em Santiago
Promover o debate e reforçar as ligações entre os agentes turísticos locais e regionais são alguns dos objectivos do III Encontro de Agentes de Turismo do Município de Santiago do Cacém, que se realiza nesta terça-feira, 12.
07h00 - quinta, 07/11/2019
Santiago do Cacém
com orçamento de
39,4 milhões em 2020
A Câmara de Santiago do Cacém vai contar em 2020 com um orçamento de cerca de 39,4 milhões de euros, valor que representa um aumento de 10,5% face a 2019, em que o valor do orçamento municipal foi de 35,7 milhões de euros.
07h00 - segunda, 04/11/2019
Santiago do Cacém aposta
na Intervenção Precoce
A Câmara de Santiago do Cacém assinou, no final de Outubro, um protocolo com a Sub-Comissão de Coordenação Regional do Alentejo para o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância.

Data: 15/11/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial