07h00 - sexta, 06/09/2019

Novos loteamentos na
freguesia de São Teotónio

Novos loteamentos na freguesia de São Teotónio

Dar resposta à necessidade de lotes para habitação em São Teotónio, sobretudo para jovens casais, é o grande objectivo da Câmara Municipal de Odemira com os dois novos projectos de loteamento previstos para esta freguesia, um próximo do recinto da FACECO, na sede de freguesia, e outro na aldeia de Brejão. O primeiro é apresentado publicamente pela autarquia nesta sexta-feira, 6, pelas 21h00, na sede da Sociedade Recreativa S. Teotoniense. O segundo foi dado a conhecer à população do Brejão na passada quarta-feira, 4.
"Estes dois loteamentos vêm dar resposta a uma necessidade de oferta habitacional na freguesia de São Teotónio. São dois loteamentos direccionados, sobretudo, para jovens casais que se queiram fixar [no concelho], pois têm sido estes que têm sentido maior dificuldade na obtenção de habitação", explica ao "SW" o vereador Pedro Rebelo Ramos, responsável pelo pelouro da Habitação e Reabilitação Urbana na Câmara de Odemira.
De acordo com o autarca, o loteamento em São Teotónio terá a designação de Bairro do Casal Novo e situa-se numa parcela de terreno junto à FACECO, recentemente adquirida pelo Município. Numa primeira fase serão disponibilizados 14 ou 15 lotes de tipologia T3 com rés-do-chão e 1º andar. Numa segunda fase, "que está a aguardar a ampliação do perímetro urbano" em sede de revisão do Plano Director Municipal, serão criados "mais cerca de 25 lotes", adianta Pedro Rebelo Ramos.
Já no Brejão, o projecto da Câmara de Odemira prevê a segunda fase do loteamento municipal já existente, cuja aprovação remonta a finais da Década de 80. Está prevista a criação de cerca de 24 lotes T3, uns apenas de piso térreo e outros com rés-do-chão e 1º andar. O loteamento contará ainda com uma zona de praça, um espaço para uma capela e estacionamento, além de hortas urbanas (que também serão criadas no Bairro do Casal Novo).
Pedro Rebelo Ramos revela que as propostas para estes dois loteamentos "estão bastante consolidadas", sendo que o próximo passo, depois das sessões de apresentação, é levá-las a reunião de Câmara para aprovação.
"Logo de seguida avançaremos com os projectos de especialidade, que poderão estar concluídos no início do próximo ano", diz.
Segundo o vereador, os lotes serão atribuídos "em função do Regulamento Municipal, que já existe" e "tem vários parâmetros de atribuição". "Serão vendidos a um preço que não diria simbólico, mas muito mais baixo que o valor de mercado", afiança Pedro Rebelo Ramos, estimando que o concurso de atribuição de lotes em São Teotónio possa acontecer ainda em 2020. No Brejão, como são exigidos mais trabalhos, ainda não existe uma calendarização definida para a realização de obras e abertura do concurso para atribuição dos lotes.
Mas ambos os loteamentos "são uma prioridade a nível municipal e assim que for possível iniciaremos todos os procedimentos para iniciar as obras e atribuir os lotes", garante o autarca odemirense.
Além de dar resposta às necessidades de habitação entre os casais mais jovens, Pedro Rebelo Ramos reconhece que ambos os projectos se devem também, "em parte, à actual inexistência de iniciativa privada na construção de loteamentos para fins habitacionais".
"É uma situação que se tem verificado praticamente desde o período da crise económica, a que se juntam dois factores importantes de concorrência na obtenção de habitação: o número significativo de alojamentos locais associados à actividade turística e a ocupação deste tipo de imóveis para alojamento de trabalhadores que são necessários para a actividade agrícola no perímetro de rega do Mira", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 23/01/2020
CM Santiago questiona
Governo sobre HLA
A Câmara de Santiago do Cacém questionou a ministra da Saúde, Marta Temido, sobre as medidas de fundo que a tutela pretende tomar para fazer face aos problemas que se arrastam desde a abertura do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), que fica em Santiago do Cacém.
07h00 - quarta, 22/01/2020
Obras avançam em
Cercal do Alentejo
A Câmara de Santiago do Cacém adjudicou nesta terça-feira, 21, as obras de requalificação da zona envolvente da Igreja Matriz e rua da Parreira, no Cercal do Alentejo, que fazem parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).
07h00 - terça, 14/01/2020
Sindicatos médicos reuniram
no Hospital do Litoral Alentejano
Dirigentes dos sindicatos dos Médicos da Zona Sul (SMZS) e Independente dos Médicos (SIM) promoveram nesta segunda-feira, 13, uma reunião sindical no Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, com os profissionais médicos.
07h00 - sexta, 10/01/2020
Autarca de Santiago
preocupado com fecho
da central de Sines
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém está preocupado com o futuro dos trabalhadores da central termoeléctrica da EDP em Sines que não fazem parte dos quadros da empresa, face ao anúncio da cessação da produção desta unidade em Setembro de 2023.
07h00 - segunda, 06/01/2020
Obras no centro
histórico de Alvalade
Já arrancaram as obras de requalificação do centro histórico na localidade de Alvalade, promovidas pela Câmara de Santiago do Cacém e que representam um investimento de quase 795 mil euros.

Data: 17/01/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial