07h00 - terça, 10/09/2019

Autarca de Alcácer
alerta para condições
de manuais reutilizados

Autarca de Alcácer alerta para condições de manuais reutilizados

O presidente da Câmara de Alcácer do Sal alertou o Governo para as condições de reutilização dos manuais escolares "e as consequências que as mesmas acarretam", frisando que os manuais gratuitos até ao 12º ano foram um grande avanço "que o Governo está a colocar em causa".
Numa carta enviada ao secretário de Estado da Educação, Vítor Proença atenta no caso do município alcacerense para salientar que "os manuais dos alunos do primeiro ciclo do ensino básico não se encontravam em condições de serem reutilizados, de acordo com informações dos respectivos agrupamentos".
Tal situação decorre, "em larga medida, da desarticulação entre o Governo e os livreiros, uma vez que os manuais não foram concebidos e não estão preparados para a medida que está a ser aplicada", argumenta o edil de Alcácer do Sal.
Para Vítor Proença, além de não produzir o efeito desejado, "esta medida acaba por penalizar os agregados familiares que não entreguem os manuais em condições de reutilização, com a sua exclusão do programa no ano seguinte", o que afecta particularmente as famílias mais desfavorecidas.
"O Estado não deve recuar num avanço tão importante, devendo assumir manuais novos para todos", uma vez que "a Escola Pública não se defende apenas com boas intenções: defende-se com investimento", remata Vítor Proença na missiva.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 13/12/2019
Palco de inclusão
e sonhos em Odemira
Era uma vez um palco onde todos e todas tinham o seu lugar.
07h00 - sexta, 13/12/2019
Banda de Odemira festeja
três décadas de música
Foi a 15 de Dezembro de 1989 que nascia a Banda Filarmónica de Odemira, fruto do empenho que Manuel Maria dos Reis (então presidente da Junta da Santa Maria), José Inocêncio Silvestre e António Cansado dedicaram ao projecto.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Atletas do NDC Odemira
triunfam em Aljustrel
Vitória classificação geral colectiva, sete triunfos individuais e mais dois segundos lugares e três terceiros: é este o balanço da participação do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira (NDCO) no VIII Grande Prémio de Atletismo de Santa Bárbara, em Aljustrel.
07h00 - quarta, 11/12/2019
Câmara de Odemira lança
roteiro "Mira a Terra"
A Câmara de Odemira vai lançar junto da comunidade escolar do concelho o roteiro "Mira a Terra", que vai permitir uma oferta organizada de actividades lúdico-didácticas para aprendizagem das áreas científicas fora sala de aula.
07h00 - terça, 10/12/2019
Workshops de artesanato
na vila de Odemira
A CACO-Associação de Artesãos do Concelho de Odemira dinamiza a partir desta terça-feira, 10, quatro workshops de artesanato no novo espaço do Centro em Rede de Inovação do Artesanato Regional (CACO), em Odemira.

Data: 13/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial