07h00 - sábado, 21/09/2019

Artesãos abrem
CRIAR em Odemira

Artesãos abrem CRIAR em Odemira

Valorizar as artes tradicionais e, sobretudo, promover o artesanato produzido no concelho de Odemira: são estes os grandes propósitos do novo Centro em Rede de Inovação do Artesanato Regional (CRIAR), que é inaugurado neste sábado, 21, em Odemira. O novo CRIAR é um projecto da CACO-Associação de Artesãos do Concelho de Odemira e prepara-se para abrir portas depois de um investimento a rondar os 125 mil euros, realizado pela Câmara Municipal depois de ter sido uma das propostas vencedoras do "Orçamento Participativo" de 2016.
De acordo com a presidente da CACO, o novo espaço ambiciona "valorizar o artesanato de Odemira", sendo em simultâneo "a 'casa-mãe' de todos os projectos" que possam ser feitos na área da formação.
"Queremos mostrar o que já se faz no concelho e também poder criar condições para que se possam realizar lá formações, por forma a dar continuidade ao artesanato", diz Inês Viana ao "SW".
Nesse sentido, o CRIAR contará com uma sala de exposições e espaços para oficinas de cerâmica, joalheria, costura, tecelagem e carpintaria. "Depois vai ter algumas áreas modelares, que se podem reajustar para outras artes", acrescenta a presidente da CACO (e também ela artesã na área da olaria).
"O espaço está destinado a que se faça um plano anual de exposições e que se possam realizar formações, seja mais curtas ou mais longas", enfatiza Inês Viana. A par disto, o CRIAR pretende igualmente contribuir para a elaboração de circuitos turísticos e infra-estruturas interpretativas que integrem unidades produtivas artesanais, colaborar com entidades regionais com vista à valorização do artesanato regional no âmbito do turismo em espaço rural, cultural e etnográfico, ou orientar a concepção e desenvolvimento de novos produtos e na inovação apoiada nas tendências actuais "ancoradas" na identidade cultural da região.
Tudo isto leva Inês Viana a reconhecer que a CACO tem agora "responsabilidades" acrescidas. "Temos a responsabilidade – que não é pequena – de ter este edifício, que tem de ser bem gerido para que se consiga lá realizar todas as coisas que nós idealizamos", justifica a presidente da associação.
O CRIAR abre portas às 10h30 deste sábado, 21, com o público a poder visitar o novo espaço, onde estarão vários artesãos a trabalhar ao vivo. De tarde terá lugar a inauguração da exposição.
Com a abertura deste novo espaço, Inês Viana cré que o artesanato produzido no concelho de Odemira pode ganhar novos horizontes. "O nosso objectivo é valorizar o artesanato em termos de economia e de turismo, para podermos responder às solicitações que temos tido de pessoas interessadas que querem aprender. Ou que simplesmente querem ter uma experiência. Vamos ver se conseguimos alcançar os nossos objectivos", conclui a presidente da CACO.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 19/10/2019
Naverredondense
e GDR Amoreiras-Gare
na Taça de Honra
As equipas do Naverredondense e do GDR Amoreiras-Gare, ambas do concelho de Odemira, disputam neste sábado, 19 de Outubro, as meias-finais da final four da Taça de Honra da 2ª divisão distrital de Beja.
07h00 - sábado, 19/10/2019
Bombeiros de Odemira
celebram 84º aniversário
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira assinalam neste sábado, 19 de Outubro, o seu 84º aniversário com diversas iniciativas ao longo da manhã na vila de Odemira.
07h00 - sábado, 19/10/2019
Noite de fados
em S. M. Amoreiras
A Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, promove neste sábado, 19, uma "Noite de Fados", iniciativa que servirá para angariar fundos para a instituição, que conta com diversas respostas sociais, nomeadamente centro de dia e lar de Terceira Idade.
07h00 - sexta, 18/10/2019
Odemira debate história
do Alentejo Litoral
"O mar de onde saem todas as águas", frase inspirada em Bento Dias Barreto, é o mote do XII Encontro de História do Alentejo Litoral, que arranca nesta sexta-feira, 18, em Odemira.
07h00 - sexta, 18/10/2019
"Vou ser deputada
com sentido de
serviço e missão"
Depois de dois anos como vereadora na Câmara de Odemira, Telma Guerreiro está de saída para a Assembleia da República, onde assumirá na próxima semana o lugar de deputada do PS eleita por Beja.

Data: 18/10/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial