Requalificar o espaço da Escola Básica Aviador Brito Paes, em Colos, "do ponto de vista agrícola e ambiental" é a grande meta do projecto apresentado pelo Agrupamento de Escolas de Colos, que é o grande vencedor da edição de 2019 do "Prémio Maravilha Farms".
Trata-se de uma iniciativa da empresa agrícola Maravilha Farms, que tem sede em São Teotónio e produz frutos vermelhos nos concelhos de Odemira e Tavira, no sentido de distinguir projectos de carácter diversificado, que resultem "num especial desenvolvimento social, humano, científico, artístico ou económico" nestes dois municípios.
O júri do concurso, composto por Luís Pinheiro (director-geral da Maravilha Farms), Ana Filipa Baltazar (do departamento de Comunicação e Filantropia da empresa), Miguel Bettencourt da Câmara e Fernando Gomes da Silva, acabou por escolher, por unanimidade, o projecto "O espaço escolar como elemento de aprendizagem e desenvolvimento humano", do Agrupamento de Escolas de Colos, elogiando a sua "originalidade e pertinência".
O projecto vai receber um prémio de 10 mil euros e prevê a plantação de mais de meio milhar de árvores autóctones "para favorecer a fauna e flora locais" e também a criação de uma horta biológica, "em que alunos e comunidade vão pôr 'mãos-à-obra'".
"Tudo isto enquanto se promove a aprendizagem, se aproxima a escola da comunidade e se ajuda na formação de seres humanos mais conscientes e responsáveis", acrescenta fonte oficial da Maravilha Farms.
"Estamos muito contentes e agradecemos a Colos por este projecto, que não podia ir mais ao encontro da filosofia do nosso prémio, sinónimo de ideias desafiadoras, potenciadoras de mudança", acrescenta a mesma fonte da empresa.