07h00 - quinta, 10/10/2019

São Luís sensibiliza
para poupança de água

São Luís sensibiliza para poupança de água

Proteger, reduzir e poupar: são estes os três "pilares" essenciais do projecto "AQUA", promovido pela Junta de Freguesia de São Luís e que visa sensibilizar a população para a necessidade de poupar água. A iniciativa tem a colaboração da Câmara de Odemira e do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Milfontes, sendo apoiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, através do programa "Juntar +" (o que acontece pelo segundo ano consecutivo, depois do projecto "Escalabardo" em 2018).
Em declarações ao "SW", o presidente da Junta de São Luís explica que o "AQUA" não surge porque se verifiquem "consumos preocupantes" de água na freguesia, mas sim por se acreditar "que é possível reduzir os consumos e proteger as nascentes" e por se pretender ajudar as famílias "a poupar na factura da água".
Além do mais, "acreditamos que podemos contribuir localmente para a resolução de problemas que, embora sejam complexos e globais, devem ser enfrentados com soluções locais (e outras), criativas e de sensibilização das comunidades", afiança Fernando Parreira, garantindo que o "AQUA" não tem nenhuma "relação directa" com "os graves problemas" sentidos na qualidade do abastecimento de água ao longo dos últimos anos, "na medida em que a obra de ligação à barragem de Santa Clara permite a melhoria da situação".
De acordo com o autarca, o "AQUA" representa um investimento de 21.150 euros, comparticipado em 85% pelo Fudo Ambiental (os restantes 15% são da responsabilidade da Junta de Freguesia". O programa no início de Setembro, com a assinatura do protocolo com o Fundo Ambiental, e estende-se até final de Março de 2020, sendo que várias das acções previstas têm de ser realizadas até 31 de Dezembro.
Entre estas acções estão, segundo Fernando Parreira, a realização de sessões de sensibilização para a redução do consumo de água, "sobretudo em contexto escolar", a explicação do "caminho" que a água faz até chegar às torneiras, a criação de produtos de sensibilização e a atribuição de jarros/ recipientes para a reutilização da água. A recuperação de um ponto de acesso público gratuito à água da rede pública e a disseminação dos produtos de sensibilização pelas juntas de freguesia e câmaras municipais de Portugal são outras das actividades previstas.
Ao lado da Junta de Freguesia de São Luís no "AQUA" vão estar a Câmara de Odemira e o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Milfontes, do qual faz parte a Escola Básica (EB) 1 de São Luís.
"Acreditamos que projectos desenvolvidos em colaboração têm melhor adaptação à realidade e melhores resultados, porque os parceiros trazem conhecimentos e capacidades que nos complementam", justifica Fernando Parreira.
O autarca explica que no âmbito deste consórcio, a autarquia "terá como funções o acompanhamento e o apoio ao desenho do projecto no terreno", assim como "a monitorização, avaliação e reporte dos consumos de água na freguesia em comparação com períodos homólogos gerais e em especifico das famílias de estudo de caso, bem como o desenvolvimento de acções de sensibilização na comunidade e na EB1 de São Luís".
Já ao Agrupamento de Escolas caberá "o acompanhamento e o apoio ao desenho do projecto no terreno", assim como a inclusão deste "num 'Programa Cidadania', a participação nas acções de sensibilização escolares e a participação nos produtos de sensibilização a criar".
A estas três entidades, continua o autarca de São Luís, juntam-se "a importante colaboração" da Associação de Beneficiários do Mira e da empresa Águas Públicas do Alentejo.
Com todas estas acções e parceiros, Fernando Parreira não tem dúvidas que o "AQUA" será "uma mais-valia" para a freguesia de São Luís. "É uma iniciativa que projecta o nome São Luís e o concelho de Odemira enquanto comunidades conscientes e promotoras de boas práticas na defesa da sustentabilidade ambiental", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial