07h00 - sexta, 18/10/2019

Odemira debate história
do Alentejo Litoral

Odemira debate história do Alentejo Litoral

"O mar de onde saem todas as águas", frase inspirada em Bento Dias Barreto, é o mote do XII Encontro de História do Alentejo Litoral, que arranca nesta sexta-feira, 18, em Odemira.
A iniciativa prolonga-se até dia 26 de Outubro (sábado), passando ainda por Vila Nova de Milfontes e São Teotónio, numa organização do GESTO-Grupo de Estudos do Território de Odemira, com o apoio da Câmara de Odemira, Caixa Agrícola de São Teotónio e Associação de Beneficiários do Mira, entre outras entidades.
No primeira dia Encontro, nesta sexta-feira, 18, o debate será na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira. A sessão de abertura está agendada para as 15h00, seguindo-se a conferência "O almirante Manuel Pessanha", com o comandante José António Rodrigues Pereira, da Academia da Marinha.
No sábado, 19, a iniciativa vai decorrer no HS Beach Hotel, em Vila Nova de Milfontes, sendo que pela manhã terá lugar a conferência "Antecedentes medievais da expansão marítima portuguesa", com Bernando Vasconcelos e Sousa, da Universidade Nova de Lisboa (10h00). E às 11h10 inicia-se uma série de comunicações sobre o tema "Patrimónios": "Projecto Dizeres"; "Um mergulho na história"; "Abel da Silva Ribeiro: Arqueologia e piscicultura no litoral de Odemira"; "O Litoral Alentejano com vista para a II Guerra"; e "Apontamentos sobre toponímia portuguesa".
Durante a tarde, a partir das 14h30, o programa do Encontro continua com a conferência "A barragem de Santa Clara e o Plano de Rega do Estado Novo", pelo antigo ministro e historiador Fernando Oliveira Batista. Seguem-se novas comunicações, desta feita sobre "História Contemporânea", abordando os temas "Alcácer do Sal e as relações com o Sado no primeiro quartel do século XX: continuidade ou ruptura"; "Memórias da utopia"; "Os sistemas de água impostos – Implicações na edificação dos montes do Alentejo Litoral"; "Um entusiasmo que não se pode descrever: as eleições presidenciais de 1949 em Santiago do Cacém"; e "A Reforma Agrária nos campos de Odemira (1974-1977)".
A fechar o dia, pelas 18h10, o farol de Vila Nova de Milfontes recebe a performance "Estrabão e o Mar Oceano", texto clássico dramatizado por Fernando Évora e Carlota Eireira.
Para domingo, 20, está previsto mais um dia de debate no HS Beach Hotel, em Vila Nova de Milfontes. Às 10h00 tem lugar a conferência "Do Promontorium Sacrum ao Promontorium Barbaricum – A navegação romana na costa sudoeste da Lusitânia", por Vasco Mantas, da Universidade de Coimbra. Segue-se, a partir das 11h10, mais um ciclo de comunicações, desta feita sobre "História Antiga": "Um olhar sobre o megalitismo e outras práticas funerárias entre o Sado e o oceano"; "Sines na rota atlântica entre a África e a América – Uma abordagem multidisciplinar da necrópole do Largo Poeta Bocage/ Igreja de São Salvador, em Sines"; "Escavações arqueológicas na Igreja do Espírito Santo – Vestígios da área portuária de Alcácer do Sal"; e "Sines na época romana: uma conciliação de produções".
O XII Encontro de História do Alentejo Litoral termina no dia 26 de Outubro (sábado), em São Teotónio, no auditório da Caixa Agrícola. Às 10h30 tem lugar a conferência "Escavação arqueológica na demolida Ermida de São Miguel (2015)", pelos investigadores independentes Jorge Vilhena e Joel Rodrigues. E às 11h15 o historiador (e colaborador do "SW") António Martins Quaresma apresenta a comunicação "São Teotónio – Criação de uma freguesia rural no quadro da reforma eclesial na segunda metade do século XVI".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival
Mira Fest na
vila de Odemira
Um total de 11 bandas portuguesas e duas espanholas vão passar pela edição deste ano do Festival Mira Fest, que vai decorrer no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Odemira nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30 de março.
07h00 - segunda, 25/03/2024
População de Odemira
desafiada a celebrar
Abril em palco
A cooperativa artística Lavrar o Mar, sediada em Aljezur, está à procura de 100 pessoas do concelho de Odemira, visando a criação de um espetáculo a apresentar durante as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
07h00 - domingo, 24/03/2024
Taça Concelhia
de BTT de Odemira
arranca em Santa Clara
A edição deste ano da Taça Concelhia de BTT de Odemira arranca no próximo domingo, 24 de março, mantendo o objetivo de afirmar este concelho do Alentejo Litoral como um "território de excelência para a prática de BTT nas vertentes de turismo, lazer e competição".
10h08 - sexta, 22/03/2024
Três detidos em São Teotónio com
mais de 360 doses de droga
Três homens, com idades entre os 22 e os 36 anos, foram detidos, na terça-feira, 19, pela GNR, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes em São Teotónio, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 22/03/2024
Três alunas de
Odemira premiadas
em Itália
As jovens Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves, naturais do concelho de Odemira, conquistaram a medalha de prata no Concurso Italiano para Jovens Cientistas "I Giovani e le Scienze", realizado anualmente em Milão (Itália) e onde representaram Portugal com uma investigação sobre o potencial de alguns fungos para a biodegradação de polietileno.

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial