07h00 - quinta, 31/10/2019

Odemira faz forte
aposta na Educação

Odemira faz forte aposta na Educação

Contribuir para a promoção do sucesso escolar e para construir um território educativo "de qualidade" são os objectivos da Câmara de Odemira, que prevê investir mais de 2,5 milhões de euros na área da Educação no ano lectivo de 2019-2020. O investimento decorre no âmbito do programa municipal OdeTe-Odemira Território Educativo e surge inserido no Projecto de Desenvolvimento Sócio-comunitário de Educação, explica o presidente da Câmara Municipal, acrescentando que "muitas dessas acções e projetos vão muito além das estritas competências dos municípios previstas na lei".
Deste modo, continua José Alberto Guerreiro, os 2,5 milhões de investimento previsto na Educação são distribuídos em acções no âmbito do projecto de Promoção do Sucesso Escolar, alvo de financiamento através do Alentejo 2020 (520 mil euros); transportes escolares através de protocolos com as freguesias e a Rodoviário do Alentejo (778 mil euros); refeições escolares (506 mil euros) e actividades de apoio à família (362.292 euros).
O investimento inclui ainda os protocolos com os cinco agrupamentos de escolas para visitas de estudo, material pedagógico e TIC (120 mil euros); a atribuição de bolsas de estudo e de mérito (105 mil euros); o protocolo com a Escola de Artes do Alentejo Litoral para promoção do ensino articulado de música na Escola Damião de Odemira e na EB 2, 3 de Colos (35 mil euros); e a oferta dos cadernos de actividades e livros de fichas para todos os alunos do primeiro ciclo do ensino básico (20 mil euros).
A Acção Social Escolar implica uma verba de 5.000 euros para material escolar, a que se juntam mais 30 mil euros para a promoção das Ciências Experimentais e Território; 51.500 euros para a mobilidade para fins de aprendizagem de pessoal docente e não docente ao abrigo do projecto "Aprender Juntos com Erasmus + II"; 20 mil euros para o desenvolvimento do projecto de educação emocional nos ensino pré-escolar e primeiro e segundo ciclos; e 3.000 euros para o rastreio de daltonismo.
A par do investimento de 2,5 milhões de euros na área da Educação, a Câmara de Odemira tem em conclusão a construção do novo Centro de Escolar de São Teotónio, um investimento avaliado em pouco mais de 1,7 milhões de euros. O novo edifício foi construído no recinto da Escola Básica 2,3 Eng. Manuel Rafael Amaro da Costa.
José Alberto Guerreiro refere ainda que, no passado mês de Outubro, foi adjudicada a empreitada de ampliação do Centro Escolar de São Luís, obra que custará mais de 1,5 milhões de euros.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 21/01/2020
Odemira recebe
palestra de tecelagem
O novo espaço CRIAR, em Odemira, recebe nesta terça-feira, 21 de Janeiro, a palestra "Decifrando Telas Históricas", pela artesã Helena Loermans, que dinamiza o LAB O.
07h00 - terça, 21/01/2020
"Missão País" na
freguesia de S. Teotónio
A freguesia de São Teotónio (Odemira) recebe até final desta semana, 24 de Janeiro, meia centena de jovens voluntários de todo o país, que no âmbito da iniciativa "Missão País" vão colaborar com várias instituições sociais locais.
07h00 - segunda, 20/01/2020
José Francisco Silva
faleceu neste domingo, 19
O empresário agrícola e dirigente associativo José Francisco Silva, natural de Odemira, faleceu na madrugada deste domingo, 19 de Janeiro, vítima de doença prolongada.
07h00 - segunda, 20/01/2020
Odemirense desiste
do Distrital de sub-23
A Direcção do Odemirense anunciou, na sua página oficial da rede Facebook, que o clube desistiu de participar no campeonato distrital de Beja de sub-23, que tem apenas duas jornadas cumpridas.
07h00 - segunda, 20/01/2020
Petição pública
em defesa do
Parque Natural
O movimento de cidadãos "Juntos pelo Sudoeste" acaba de lançar a petição pública "O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina não aguenta mais agricultura intensiva", que pretende ver discutida na Assembleia da República.

Data: 17/01/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial