07h00 - sexta, 08/11/2019

Cante, baldão e petiscos
nas aldeias de Odemira

Cante, baldão e petiscos nas aldeias de Odemira

Haverá cante ao baldão e "jantares" de chícharos, viola campaniça e cozido de couve, poesia popular e achigã frito com arroz de tomate: é juntando as tradições locais aos petiscos mais regionais que se dá "forma" à edição de 2019 do roteiro "Sonoridades & Sabores", que vai passar por seis aldeias do concelho de Odemira.
A iniciativa, que arranca já neste sábado, 9, é promovida pela Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, em parceria com o Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso e Câmara de Odemira e com os apoios das juntas de freguesia de São Martinho das Amoreiras, São Teotónio, Santa Clara-a-Velha, Sabóia, Relíquias e Colos. O objectivo é "dinamizar as aldeias das freguesias mais interiores do concelho de Odemira".
"Este evento marca a actividade cultural de Inverno na região e ultrapassou há muito a procura da população exclusivamente concelhia. Hoje, o roteiro 'Sonoridades & Sabores' é procurado por centenas de pessoas desde populares, músicos, cantadores e musicólogos que procuram viver e experienciar aquele eco-sistema cultural e social", observa a vereadora da Cultura da Câmara de Odemira.
Segundo Deolinda Seno Luís, "a necessidade de afirmar a cultura e as artes locais como alicerce da identidade e assim diferenciar territórios, a percepção da importância da cultura para o desenvolvimento e o retomar do orgulho pelas tradições, 'estórias' e hábitos, têm contribuído para dignificar o que pertence ao património de um povo".
"Este trabalho de valorização e promoção da viola campaniça tem, por isso, associado uma grande aposta municipal e de um conjunto de entidades locais", que é o Centro de Valorização da viola Campaniça e do Cante de Improviso, "que se desenvolve em grande número de freguesias do concelho de Odemira, permitindo a aprendizagem do toque, a construção e a formação musical em torno da campaniça, bem como o aperfeiçoamento do cante ao despique, desde crianças com seis anos até à população mais idosa", continua a autarca.
Tudo isto faz com que, reforça Deolinda Seno Luís, a viola campaniça tenha passado "a ser património vivo", "uma marca do concelho" que "faz parte dos valores e bens que são passados a crianças e jovens no seu processo formativo".
O programa das seis "etapas" do "Sonoridades & Sabores 2019" incluem sempre cante a baldão acompanhado por viola campaniça, poesia popular e acordeonistas.
A iniciativa arranca a 9 de Novembro (sábado), no Café Poço Novo, em São Martinho das Amoreiras, sendo o grupo convidado os "Vint´Veri". A ementa terá à disposição jantar de chícharos, galinha em molho de tomate e carne de porco à alentejana.
No dia 23 de Novembro o roteiro passa pelo Café Mira Fóia, em Choça dos Vales (São Teotónio), onde também actuarão os "Vint'Veri". Cozido de couve no chão, frango guisado com batatas e cabrito estufado são as propostas gastronómicas.
O Café Ângelo, em Cortes Pereiras (Santa Clara-a-Velha), recebe o "Sonoridades & Sabores" a 7 de Dezembro, com a actuação do Grupo Musical Amoreirense e "pitéus" como galinha guisada com batatas, ensopado de borrego e bochechas de porco preto estufadas. E a 21 de Dezembro será a vez do Restaurante Flor do Campo, em Sabóia, com o grupo "Atar e Pôr ao Fumeiro", tendo na ementa achigã frito com arroz de tomate, cozido de couve à alentejana e galinha de cebolada.
O "Sonoridades & Sabores" vai continuar em Janeiro de 2020. Primeiro, no dia 11, no Café Miguel na Ribeira do Salto (Relíquias), com a actuação de Pedro Mestre & Amigos e tendo na ementa feijoada de leitão, sopas de tomate e carne de porco à alentejana. A fechar, no dia 25 de Janeiro, o Restaurante Eira da Lagoa recebe o grupo "Atar e Pôr ao Fumeiro" e serve pratos como migas com entrecosto, cozido de grão à alentejana e bacalhau à lagareiro.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 04/12/2019
Curso técnico superior
arrancou em Grândola
Arrancou na passada semana a edição de 2019-2020 do Curso Técnico Superior Profissional de Gestão de Turismo do Politécnico de Setúbal, que pela primeira vez vai decorrer na vila de Grândola.
08h00 - terça, 03/12/2019
Vila de Grândola
com luzes de Natal
de baixo consumo
Já estão ligadas as iluminações de Natal na vila de Grândola, que este ano são formadas por cerca de 150 mil lâmpadas LED de baixo consumo, colocadas em espaços públicos emblemáticos e centrais da "vila morena".
07h00 - quarta, 27/11/2019
Obras de requalificação
na Olaria de Melides
A Câmara Municipal de Grândola já iniciou as obras de requalificação da Olaria de Melides e de construção de um edifico para realização de oficinas, investimento avaliado em cerca de 306 mil euros.
07h00 - terça, 26/11/2019
PEV quer obras na
Secundária de Grândola
O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) defende a necessidade, a curto prazo, de obras de requalificação e reabilitação da Escola Secundária António Inácio da Cruz (ESAIC), no concelho de Grândola.
07h00 - segunda, 11/11/2019
Época balnear de 2019 com
balanço positivo em Grândola
A época balnear de 2019 terminou "com balanço positivo" no concelho de Grândola, adianta fonte oficial da autarquia.

Data: 29/11/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial