07h00 - sexta, 08/11/2019

Cante, baldão e petiscos
nas aldeias de Odemira

Cante, baldão e petiscos nas aldeias de Odemira

Haverá cante ao baldão e "jantares" de chícharos, viola campaniça e cozido de couve, poesia popular e achigã frito com arroz de tomate: é juntando as tradições locais aos petiscos mais regionais que se dá "forma" à edição de 2019 do roteiro "Sonoridades & Sabores", que vai passar por seis aldeias do concelho de Odemira.
A iniciativa, que arranca já neste sábado, 9, é promovida pela Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, em parceria com o Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso e Câmara de Odemira e com os apoios das juntas de freguesia de São Martinho das Amoreiras, São Teotónio, Santa Clara-a-Velha, Sabóia, Relíquias e Colos. O objectivo é "dinamizar as aldeias das freguesias mais interiores do concelho de Odemira".
"Este evento marca a actividade cultural de Inverno na região e ultrapassou há muito a procura da população exclusivamente concelhia. Hoje, o roteiro 'Sonoridades & Sabores' é procurado por centenas de pessoas desde populares, músicos, cantadores e musicólogos que procuram viver e experienciar aquele eco-sistema cultural e social", observa a vereadora da Cultura da Câmara de Odemira.
Segundo Deolinda Seno Luís, "a necessidade de afirmar a cultura e as artes locais como alicerce da identidade e assim diferenciar territórios, a percepção da importância da cultura para o desenvolvimento e o retomar do orgulho pelas tradições, 'estórias' e hábitos, têm contribuído para dignificar o que pertence ao património de um povo".
"Este trabalho de valorização e promoção da viola campaniça tem, por isso, associado uma grande aposta municipal e de um conjunto de entidades locais", que é o Centro de Valorização da viola Campaniça e do Cante de Improviso, "que se desenvolve em grande número de freguesias do concelho de Odemira, permitindo a aprendizagem do toque, a construção e a formação musical em torno da campaniça, bem como o aperfeiçoamento do cante ao despique, desde crianças com seis anos até à população mais idosa", continua a autarca.
Tudo isto faz com que, reforça Deolinda Seno Luís, a viola campaniça tenha passado "a ser património vivo", "uma marca do concelho" que "faz parte dos valores e bens que são passados a crianças e jovens no seu processo formativo".
O programa das seis "etapas" do "Sonoridades & Sabores 2019" incluem sempre cante a baldão acompanhado por viola campaniça, poesia popular e acordeonistas.
A iniciativa arranca a 9 de Novembro (sábado), no Café Poço Novo, em São Martinho das Amoreiras, sendo o grupo convidado os "Vint´Veri". A ementa terá à disposição jantar de chícharos, galinha em molho de tomate e carne de porco à alentejana.
No dia 23 de Novembro o roteiro passa pelo Café Mira Fóia, em Choça dos Vales (São Teotónio), onde também actuarão os "Vint'Veri". Cozido de couve no chão, frango guisado com batatas e cabrito estufado são as propostas gastronómicas.
O Café Ângelo, em Cortes Pereiras (Santa Clara-a-Velha), recebe o "Sonoridades & Sabores" a 7 de Dezembro, com a actuação do Grupo Musical Amoreirense e "pitéus" como galinha guisada com batatas, ensopado de borrego e bochechas de porco preto estufadas. E a 21 de Dezembro será a vez do Restaurante Flor do Campo, em Sabóia, com o grupo "Atar e Pôr ao Fumeiro", tendo na ementa achigã frito com arroz de tomate, cozido de couve à alentejana e galinha de cebolada.
O "Sonoridades & Sabores" vai continuar em Janeiro de 2020. Primeiro, no dia 11, no Café Miguel na Ribeira do Salto (Relíquias), com a actuação de Pedro Mestre & Amigos e tendo na ementa feijoada de leitão, sopas de tomate e carne de porco à alentejana. A fechar, no dia 25 de Janeiro, o Restaurante Eira da Lagoa recebe o grupo "Atar e Pôr ao Fumeiro" e serve pratos como migas com entrecosto, cozido de grão à alentejana e bacalhau à lagareiro.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/03/2024
Exposição em Grândola
mostra oposição
estudantil à ditadura
"Há sempre alguém que diz não! – A oposição estudantil à ditadura no ensino secundário de Lisboa (1970-1974)" é o título da exposição que está patente em Grândola (Setúbal), até 27 de abril, divulgou a câmara.
07h00 - sábado, 23/03/2024
Lousal recebe
"aquecimento" do
Ar Puro Fest
Atividades desportivas, aquáticas, de aventura e de natureza são alguns dos destaques do "Warm Up Ar Puro Fest", que a Câmara de Grândola promove neste sábado, 23, na localidade mineira de Lousal.
07h00 - quinta, 21/03/2024
Empresas do Alentejo Litoral
vão ser promovidas no México
Dinamizar o investimento de empresas do Litoral Alentejano no mercado mexicano é um dos objetivos do protocolo estabelecido, na passada semana, entre a Comunidade Inter-municipal do Alentejo Litoral (CIMAL) e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana (CCILM).
07h00 - sábado, 02/03/2024
Grândola recebe
prova de duatlo
neste sábado
O calendário nacional de duatlo arranca neste sábado, 2 de março, em Grândola, com a realização do Duatlo de Grândola 2024, promovido pela Câmara Municipal e pelo clube Amiciclo, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.
07h00 - terça, 27/02/2024
Alentejo Litoral faz
aposta forte na cultura
Os cinco municípios do Alentejo Litoral investiram mais 70% do que a média nacional em atividades culturais e criativas entre os anos de 2019 e 2022, revela a Comunidade Intermunicipal tendo por base os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial