10h00 - sábado, 16/11/2019

Filme "Mar de Sines"
para ver em Milfontes

Filme "Mar de Sines" para ver em Milfontes

O Cinema Girassol, em Vila Nova de Milfontes, exibe neste sábado, 16 de Novembro, em duas sessões, o documentário "Mar de Sines", realizado por Diogo Vilhena e produzido pela Câmara de Sines.
As sessões está agendadas para as 18h00 e 21h30, ambas com entradas gratuitas, e são promovidas pela Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes e pela Câmara de Sines, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar.
Resultado de mais de 100 entrevistas e 250 horas de gravações, "Mar de Sines" é um projecto de "cinema com a comunidade", reunindo "os testemunhos de três gerações de pescadores que são protagonistas de uma pesca baseada nas artes tradicionais e no respeito pelos recursos".
"O porto de pesca e os seus intervenientes preenchem o núcleo principal de 'Mar de Sines', mas o filme navega para outros territórios: encontra os últimos pescadores-cabaneiros de São Torpes, percorre a costa rochosa com os mariscadores, e escuta as memórias dos pescadores do alto", sublinha a produção.
O filme foi realizado por Diogo Vilhena, com produção e assistência de realização de António Campos. A banda sonora original esteve a cargo de Charlie Mancini e contou também com a participação do Grupo Coral da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes.
"Mar de Sines" teve financiamento europeu, através do PROMAR, e contou com o apoio de 27 entidades locais e nacionais, que cederam documentos e fotografias das suas colecções, prestaram consultoria científica, facilitaram a realização de entrevistas e autorizaram as 60 horas de filmagens realizadas a bordo.
Desde que foi estreado, o documentário tem vindo a percorrer auditórios e festivais em Portugal e um pouco por todo o mundo. Em 2016 venceu mesmo o prémio de "Melhor Filme Etnográfico" no Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife (Brasil).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 11/12/2019
Câmara de Odemira lança
roteiro "Mira a Terra"
A Câmara de Odemira vai lançar junto da comunidade escolar do concelho o roteiro "Mira a Terra", que vai permitir uma oferta organizada de actividades lúdico-didácticas para aprendizagem das áreas científicas fora sala de aula.
07h00 - terça, 10/12/2019
Workshops de artesanato
na vila de Odemira
A CACO-Associação de Artesãos do Concelho de Odemira dinamiza a partir desta terça-feira, 10, quatro workshops de artesanato no novo espaço do Centro em Rede de Inovação do Artesanato Regional (CACO), em Odemira.
07h00 - segunda, 09/12/2019
Câmara de Odemira com
orçamento de 34,5 milhões
A Câmara de Odemira vai contar em 2020 com um orçamento de cerca de 34,5 milhões de euros, mais 1,3 milhões de euros que o valor orçamentado para o presente ano de 2019.
07h00 - segunda, 09/12/2019
Incluir pelo desporto
na EB 2,3 de Odemira
É sabido que o desporto é uma das melhores "ferramentas" de inclusão e foi precisamente esse espírito de partilha e entreajuda que se sentiu recentemente no Pavilhão Desportivo de Odemira, que acolheu o I Encontro de Boccia, promovido pelo Agrupamento de Escolas de Odemira (AEO).
17h44 - domingo, 08/12/2019
Odemirense regressa às
vitórias no campeonato
Depois de três derrotas consecutivas, o Odemirense regressou às vitórias neste domingo, 8 de Dezembro, em partida da 9ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Beja.

Data: 29/11/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial