07h00 - quinta, 02/01/2020

Imprensa do Alentejo Litoral
escolheu as figuras de 2019

Imprensa do Alentejo Litoral escolheu as figuras de 2019

O presidente do conselho de administração da Caixa Agrícola da Costa Azul, Jorge Nunes [na foto], e o anúncio do investimento de 1, 2 mil milhões de euros no Porto de Sines foram distinguidos pela comunicação social do Litoral Alentejano, no âmbito das distinções que fizeram em conjunto relativamente ao ano de 2019.
Jorge Nunes, presidente da administração da Caixa Agrícola da Costa Azul, foi eleito "Personalidade do Ano de 2019". Além da presidência da Caixa Agrícola da Costa Azul, Jorge Nunes, assume ainda o cargo de provedor da Misericórdia de Santiago do Cacém.
Natural de Santiago do Cacém, Jorge Nunes, foi condecorado pelo Presidente da República, em 2014, com a Classe do Mérito Comercial (Oficial), pela Ordem do Mérito Empresarial, após quase 50 anos ao serviço da Caixa da Costa Azul.
Na mesma eleição, os órgãos de comunicação social da região escolheram o anúncio do investimento de 1,2 mil milhões de euros Po porto de Sines, incluindo a ampliação do Terminal XXI e a construção do novo Terminal Vasco da Gama, como o "Acontecimento do Ano 2019".
Na terceira edição da "Distinção Comunicação Social do Litoral Alentejano" foram ainda criadas
cinco categorias: "Inovação", "Solidariedade", "Ambiente", "Desporto" e "Cultura".
Na categoria "Inovação", venceu o projecto de instalação de um cabo submarino transatlântico, denominado EllaLink, que liga Fortaleza (Brasil) a Sines (Europa) e faz parte do projecto "Bella", que agrega as redes de ciência europeia e sul-americana e é financiado pela Comissão Europeia e por fundos privados, num investimento de cerca de 170 milhões de euros.
Na categoria "Solidariedade" destacou-se a criação da Fundação Caixa da Costa Azul, com sede em Santiago do Cacém, que tem como finalidade a promoção do mutualismo, da economia social e de todas as manifestações de solidariedade social e visa promover acções de carácter cultural, educativo, artístico, social e filantrópico, nos concelhos de Santiago do Cacém, Grândola, Sines, Ourique, Setúbal e Sesimbra.
Na categoria "Ambiente", que surge este ano, pela primeira vez, foi eleito o projecto "São Luís Freguesia Solar", promovido pela associação Transição de São Luís, em Odemira, com o objectivo de construir o modelo de uma nova comunidade de produção e auto-consumo de energia a partir de fontes renováveis.
Na categoria "Desporto", a escolha recaiu na celebração dos 20 anos do raid de BTT Alvalade-Porto Covo, prova organizada pelo BTT Alvaladense que move ciclistas de todo o pais e além-fronteiras para desfrutar dos trilhos escolhidos pela organização, que conseguiu juntar este ano um total de 3.000 participantes nos concelhos de Santiago do Cacém e Sines.
Finalmente, na categoria "Cultura" venceu o Festival "Terras Sem Sombra", que reúne, desde 2013, música, património e biodiversidade. Em 2019, a 15ª edição do festival, sob o título "Sobre a Terra, Sobre o Mar: Viagem e Viagens na Música (Séculos XV-XXI)", teve os EUA como país convidado. Organizado pela Associação Pedra Angular, o festival incluiu concertos, visitas a património e acções de salvaguarda de biodiversidade em 13 concelhos do Alentejo e da região espanhola de Extremadura.
A lista de temas e nomes colocados a votação resultou da escolha dos órgãos de comunicação social do Litoral Alentejano, nomeadamente as rádios M24, Rádio Sines e Cidade Nova, os jornais "SW" e "O Leme", e jornalistas e fotojornalistas freelancers que trabalham na região.
As distinções, criadas em 2017 pelos órgãos de comunicação social do Alentejo Litoral, que abrange os meios de rádio, televisão e imprensa, são anunciadas todos os anos.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 02/06/2020
Deputados do PS visitaram
concelho de Odemira
Os dois deputados do PS eleitos pelo distrito de Beja visitaram nesta segunda-feira, 1 de Junho, alguns restaurantes e unidades turísticas do concelho de Odemira, assim como uma empresa agrícola local.
07h00 - segunda, 01/06/2020
Odemira cria fundos de emergência
para apoiar famílias e empresas
Minimizar o impacto da crise social e económica nas famílias e empresas do concelho de Odemira e fazer face à diminuição dos rendimentos causada pela pandemia da Covid-19 é a meta dos fundos de emergência criados pela Câmara Odemira, no valor total de 1,25 milhões de euros.
07h00 - sexta, 29/05/2020
PSD questiona caravanismo
"selvagem" no Alentejo Litoral
O PSD pretende saber se o Governo vai rever o actual quadro legal para proteger regiões como a Costa Vicentina e o Sudoeste Alentejano da prática daquilo que apelida de "auto-caravanismo selvagem".
07h00 - terça, 26/05/2020
500 portáteis distribuídos
por alunos de Odemira
São 500 computadores portáteis e 280 routers que permitem o acesso à Internet: é este equipamento informático que a Câmara de Odemira vai distribuir pelos alunos do concelho, no sentido de assegurar que todos os jovens estudantes tenham à disposição as ferramentas necessárias para o ensino à distância.
09h00 - segunda, 25/05/2020
Freguesia
de São Luís sem
médico há meses
A Junta de Freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, está indignada pela falta de profissionais de saúde na Extensão de Saúde local, sendo que de momento a freguesia não conta com médico, enfermeiros ou sequer serviços administrativos.

Data: 22/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial