07h00 - segunda, 06/01/2020

Projecto "Sonotomia"
estuda os sons do litoral

Projecto "Sonotomia" estuda os sons do litoral

Criar um arquivo sonoro europeu no âmbito dos territórios marítimos e fluviais é o grande objectivo do projecto "Sonotomia", cuja primeira acção decorreu recentemente no litoral do concelho de Odemira. Trata-se de uma iniciativa coordenada pela Associação Pedra Angular (responsável pela organização do festival "Terras Sem Sombra"), tendo como parceiros a Fundación Santa María de Albarracín (do Governo Regional de Aragão/ Espanha) e o Spatial Sound Institute (de Budapeste, na Hungria), sendo financiada através do programa "Europa Criativa", da União Europeia.
Segundo a associação, o projecto "Sonotomia" pretende "registar, estudar e potenciar a herança sonora europeia", até porque "está em causa a preservação de uma vertente quase ignorada do património europeu e que se pretende agora dinamizar".
"A Europa é feita de muitas e pequenas coisas, mas costuma falar-se pouco do seu rico património sonoro. Este representa, no entanto, uma parcela extremamente importante da identidade desta região do mundo, tendo servido de inspiração, ao longo dos séculos, a inúmeros criadores, com destaque para músicos e artistas plásticos. Quem não conhece 'As Quatro Estações', de Vivaldi? Poderiam multiplicar-se os exemplos nas mais variadas áreas da arte, da literatura, do pensamento ou da ciência", sublinha a Associação Pedra Angular em comunicado enviado ao "SW".
A Câmara de Odemira também apoia o projecto, que começou precisamente no concelho, em meados de Dezembro, de modo "a estimular o conhecimento e exploração dos recursos sonoros relacionados com o Atlântico e o rio Mira". Nessa altura estiveram "no terreno" peritos como o geógrafo Antonio Jiménez, o engenheiro de som Peter Halasz, o historiador de arte José António Falcão, a designer Alifiyam Imani ou a fotógrafa da natureza Monica Busquets, entre outros.
"Partindo da herdade do Chocalhinho, junto à aldeia de Bemposta, os participantes nesta fase inicial do projecto exploraram diferentes pontos da geografia da costa alentejana, dialogaram com representantes do Município de Odemira e das comunidades locais, e traçaram planos para os dois próximos anos de intensa actividade", revela a Pedra Angular.
Segundo a Câmara de Odemira, o cabo Sardão é um "dos pontos escolhidos pelos peritos da União Europeia para a monitorização da paisagem sonora da costa alentejana", num projecto tem entre as suas prioridades "definir o perfil sonoro e captar as particularidades de uma orla marítima em rápida transformação".
Nesse sentido, continua a autarquia, "na abordagem do universo sonoro do velho continente" caberá à Fundación Santa María de Albarracín ocupar-se "das paisagens rurais", enquanto o húngaro Spatial Sound Institute terá a seu cargo os "territórios urbanos".
Já a portuguesa Associação Pedra Angular, "que chefia o projecto, tem a seu cargo os ambientes costeiros e fluviais do sul, com realce para o Alentejo", revela a Câmara de Odemira.
O projecto "Sonotomia" está associada ao esforço do festival "Terras Sem Sombra" para internacionalizar o Alentejo como destino de arte e natureza. Por isso mesmo, este projecto "será posteriormente alargado aos cursos de água de outras áreas alentejanas e noutros pontos do continente europeu", acrescenta a autarquia odemirense.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

19h51 - domingo, 26/01/2020
Milfontes e Odemirense
perdem no campeonato
As equipas do Praia de Milfontes e do Odemirense fecharam da pior forma a primeira volta do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, ao perder na tarde deste domingo, 26 de Janeiro.
07h00 - quinta, 23/01/2020
DECO esclarece
consumidores do
concelho de Odemira
A DECO-Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor vai continuar a promover sessões gratuitas de atendimento ao consumidor na vila de Odemira em 2020, sempre na terceira quinta-feira de cada mês.
07h00 - quarta, 22/01/2020
CM Odemira distingue
"espírito empreendedor"
Potenciar o reconhecimento público, a dignificação, a valorização e o prestígio da actividade empresarial no concelho é uma das principais metas dos prémios "Espírito Empreendedor", promovidos pela Câmara de Odemira.
07h00 - terça, 21/01/2020
Odemira recebe
palestra de tecelagem
O novo espaço CRIAR, em Odemira, recebe nesta terça-feira, 21 de Janeiro, a palestra "Decifrando Telas Históricas", pela artesã Helena Loermans, que dinamiza o LAB O.
07h00 - terça, 21/01/2020
"Missão País" na
freguesia de S. Teotónio
A freguesia de São Teotónio (Odemira) recebe até final desta semana, 24 de Janeiro, meia centena de jovens voluntários de todo o país, que no âmbito da iniciativa "Missão País" vão colaborar com várias instituições sociais locais.

Data: 17/01/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial