07h00 - segunda, 06/01/2020

Projecto "Sonotomia"
estuda os sons do litoral

Projecto "Sonotomia" estuda os sons do litoral

Criar um arquivo sonoro europeu no âmbito dos territórios marítimos e fluviais é o grande objectivo do projecto "Sonotomia", cuja primeira acção decorreu recentemente no litoral do concelho de Odemira. Trata-se de uma iniciativa coordenada pela Associação Pedra Angular (responsável pela organização do festival "Terras Sem Sombra"), tendo como parceiros a Fundación Santa María de Albarracín (do Governo Regional de Aragão/ Espanha) e o Spatial Sound Institute (de Budapeste, na Hungria), sendo financiada através do programa "Europa Criativa", da União Europeia.
Segundo a associação, o projecto "Sonotomia" pretende "registar, estudar e potenciar a herança sonora europeia", até porque "está em causa a preservação de uma vertente quase ignorada do património europeu e que se pretende agora dinamizar".
"A Europa é feita de muitas e pequenas coisas, mas costuma falar-se pouco do seu rico património sonoro. Este representa, no entanto, uma parcela extremamente importante da identidade desta região do mundo, tendo servido de inspiração, ao longo dos séculos, a inúmeros criadores, com destaque para músicos e artistas plásticos. Quem não conhece 'As Quatro Estações', de Vivaldi? Poderiam multiplicar-se os exemplos nas mais variadas áreas da arte, da literatura, do pensamento ou da ciência", sublinha a Associação Pedra Angular em comunicado enviado ao "SW".
A Câmara de Odemira também apoia o projecto, que começou precisamente no concelho, em meados de Dezembro, de modo "a estimular o conhecimento e exploração dos recursos sonoros relacionados com o Atlântico e o rio Mira". Nessa altura estiveram "no terreno" peritos como o geógrafo Antonio Jiménez, o engenheiro de som Peter Halasz, o historiador de arte José António Falcão, a designer Alifiyam Imani ou a fotógrafa da natureza Monica Busquets, entre outros.
"Partindo da herdade do Chocalhinho, junto à aldeia de Bemposta, os participantes nesta fase inicial do projecto exploraram diferentes pontos da geografia da costa alentejana, dialogaram com representantes do Município de Odemira e das comunidades locais, e traçaram planos para os dois próximos anos de intensa actividade", revela a Pedra Angular.
Segundo a Câmara de Odemira, o cabo Sardão é um "dos pontos escolhidos pelos peritos da União Europeia para a monitorização da paisagem sonora da costa alentejana", num projecto tem entre as suas prioridades "definir o perfil sonoro e captar as particularidades de uma orla marítima em rápida transformação".
Nesse sentido, continua a autarquia, "na abordagem do universo sonoro do velho continente" caberá à Fundación Santa María de Albarracín ocupar-se "das paisagens rurais", enquanto o húngaro Spatial Sound Institute terá a seu cargo os "territórios urbanos".
Já a portuguesa Associação Pedra Angular, "que chefia o projecto, tem a seu cargo os ambientes costeiros e fluviais do sul, com realce para o Alentejo", revela a Câmara de Odemira.
O projecto "Sonotomia" está associada ao esforço do festival "Terras Sem Sombra" para internacionalizar o Alentejo como destino de arte e natureza. Por isso mesmo, este projecto "será posteriormente alargado aos cursos de água de outras áreas alentejanas e noutros pontos do continente europeu", acrescenta a autarquia odemirense.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 10/08/2020
Fernando Pimenta
vai 'remar' em Milfontes
Fernando Pimenta, campeão do Mundo e vice-campeão olímpico de canoagem, vai estar nesta segunda-feira, 10 de Agosto, em Vila Nova de Milfontes, numa acção de promoção da modalidade.
07h00 - segunda, 10/08/2020
Detido por tráfico de
droga em S. Teotónio
Um homem de 38 anos foi detido, no final da passada, pela GNR na freguesia de São Teotónio (concelho de Odemira) por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
07h00 - sexta, 07/08/2020
CM Odemira promove
"Animar o Verão 2020"
Música, teatro, espectáculos de rua e actuações online vão animar este ano a época de Verão no concelho de Odemira, no âmbito do programa cultural "Animar o Verão", promovido pela Câmara Municipal local em parceria com as juntas de freguesia.
07h00 - quarta, 05/08/2020
Boavista dos Pinheiros
melhora campo de futebol
O Juventude Clube Boavista, de Boavista dos Pinheiros (concelho de Odemira), já concluiu a obra de cobertura da bancada e iniciou agora a colocação de um relvado sintético no Campo da Boa Esperança.
07h00 - terça, 04/08/2020
Bispo de Beja altera nomeações
para 20-21 no Alentejo Litoral
Depois de alguma contestação, nomeadamente na paróquia de São Teotónio, onde os paroquianos locais se manifestaram publicamente contra a saída do padre Júlio Lemos, o bispo de Beja decidiu reformular algumas das nomeações do clero para o ano pastoral de 2020-2021.

Data: 31/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial