07h00 - terça, 07/01/2020

Regantes apresentam
prioridades ao Governo

Regantes apresentam prioridades ao Governo

A Federação Nacional dos Regantes de Portugal (FENAREG), da qual fazem parte diversas associações do Alentejo Litoral, entregou nesta segunda-feira, 6, à ministra da Agricultura um memorando com as prioridades de actuação e investimento no sector em Portugal.
De acordo com fonte da FENAREG, no documento entregue a Maria do Céu Albuquerque constava "um conjunto de medidas" que a federação "considera prioritárias para a sustentabilidade do regadio, sector de importância crescente para as explorações agrícolas e para a agricultura nacional".
Entre estas contam a continuação da modernização do regadio "para melhorar o funcionamento e maximizar a eficiência no uso dos recursos" e o aumento da "capacidade de armazenamento de água/regularização das bacias hidrográficas e ligação em rede das diversas infra-estruturas/reservatórios", assim como a adopção de "práticas de agricultura de precisão ao nível das tecnologias de rega".
Aumentar a eficiência energética e substituir fontes de energia convencionais por renováveis nas infra-estruturas de regadio, e adequar os contratos à actividade sazonal da rega, com a possibilidade de contratar duas potências eléctricas diferentes ao longo de 12 meses, foram outras das medidas propostas pela FENAREG à ministra da Agricultura.
"É essencial uma política agrícola orientada para o regadio, geradora de condições de fundo para um desenvolvimento do território rural e crucial à sustentabilidade da produção nacional de alimentos", defendeu José Núncio, presidente da FENAREG, na audiência com Maria do Céu Albuquerque.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 07/08/2020
CM Odemira promove
"Animar o Verão 2020"
Música, teatro, espectáculos de rua e actuações online vão animar este ano a época de Verão no concelho de Odemira, no âmbito do programa cultural "Animar o Verão", promovido pela Câmara Municipal local em parceria com as juntas de freguesia.
07h00 - quarta, 05/08/2020
Boavista dos Pinheiros
melhora campo de futebol
O Juventude Clube Boavista, de Boavista dos Pinheiros (concelho de Odemira), já concluiu a obra de cobertura da bancada e iniciou agora a colocação de um relvado sintético no Campo da Boa Esperança.
07h00 - terça, 04/08/2020
Bispo de Beja altera nomeações
para 20-21 no Alentejo Litoral
Depois de alguma contestação, nomeadamente na paróquia de São Teotónio, onde os paroquianos locais se manifestaram publicamente contra a saída do padre Júlio Lemos, o bispo de Beja decidiu reformular algumas das nomeações do clero para o ano pastoral de 2020-2021.
07h00 - terça, 04/08/2020
Resposta à Covid-19
em Odemira elogiada
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou, por maioria, na sessão realizada a 15 de Junho, uma moção apresentada pelos eleitos do PS, onde se e elogia congratula a resposta que o Município local, as juntas de freguesia e as instituições sociais (IPSS) do concelho e os profissionais de saúde deram na resposta à pandemia da Covid-19.
07h00 - segunda, 03/08/2020
Milfontes vai receber
"Bandeira da Ética"
O Clube Desportivo Praia Milfontes recebe nesta segunda-feira, 3 de Agosto, a "Bandeira da Ética", atribuída pelo Instituto Português da Juventude e do Desporto (IPDJ).

Data: 31/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial