07h00 - sexta, 10/01/2020

Autarca de Santiago
preocupado com fecho
da central de Sines

Autarca de Santiago preocupado com fecho da central de Sines

O presidente da Câmara de Santiago do Cacém está preocupado com o futuro dos trabalhadores da central termoeléctrica da EDP em Sines que não fazem parte dos quadros da empresa, face ao anúncio da cessação da produção desta unidade em Setembro de 2023.
Em comunicado, Álvaro Beijinha salienta que "não estão em causa as questões ambientais", mas manifesta a sua preocupação com o futuro dos trabalhadores, "porque uma grande parte dos que laboram na EDP de Sines são contratados através de empresas prestadoras de serviços".
Além do mais, como a grande maioria destes trabalhadores "reside no concelho de Santiago do Cacém, em particular em Vila Nova de Santo André", o autarca teme que com o encerramento da central termoeléctrica se coloque "uma questão social".
"Daí a nossa apreensão", reforça Beiinha, que reuniu recentemente com representantes do Sindicato das Indústrias das Energias e Águas de Portugal para debater este assunto.
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém observa ainda que "preservar um bem comum tem custos que têm reflexos do ponto de vista económico e social na vida de mais de 300 trabalhadores". "Por isso questionámos o Governo, através da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, sobre que medidas e soluções têm previstas", acrescenta.
"O encerramento daquela unidade é um assunto falado há alguns anos, tendo em conta os níveis de poluição que a central termoeléctrica emite para a atmosfera, mas as questões laborais criam apreensão", reforça o edil, que já solicitou uma reunião com a ministra Ana Mendes Godinho para discutir este assunto.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

19h51 - domingo, 26/01/2020
Milfontes e Odemirense
perdem no campeonato
As equipas do Praia de Milfontes e do Odemirense fecharam da pior forma a primeira volta do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, ao perder na tarde deste domingo, 26 de Janeiro.
07h00 - quinta, 23/01/2020
DECO esclarece
consumidores do
concelho de Odemira
A DECO-Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor vai continuar a promover sessões gratuitas de atendimento ao consumidor na vila de Odemira em 2020, sempre na terceira quinta-feira de cada mês.
07h00 - quarta, 22/01/2020
CM Odemira distingue
"espírito empreendedor"
Potenciar o reconhecimento público, a dignificação, a valorização e o prestígio da actividade empresarial no concelho é uma das principais metas dos prémios "Espírito Empreendedor", promovidos pela Câmara de Odemira.
07h00 - terça, 21/01/2020
Odemira recebe
palestra de tecelagem
O novo espaço CRIAR, em Odemira, recebe nesta terça-feira, 21 de Janeiro, a palestra "Decifrando Telas Históricas", pela artesã Helena Loermans, que dinamiza o LAB O.
07h00 - terça, 21/01/2020
"Missão País" na
freguesia de S. Teotónio
A freguesia de São Teotónio (Odemira) recebe até final desta semana, 24 de Janeiro, meia centena de jovens voluntários de todo o país, que no âmbito da iniciativa "Missão País" vão colaborar com várias instituições sociais locais.

Data: 17/01/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial