07h00 - terça, 14/01/2020

Sindicatos médicos reuniram
no Hospital do Litoral Alentejano

Sindicatos médicos reuniram no Hospital do Litoral Alentejano

Dirigentes dos sindicatos dos Médicos da Zona Sul (SMZS) e Independente dos Médicos (SIM) promoveram nesta segunda-feira, 13, uma reunião sindical no Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, com os profissionais médicos.
Em comunicado enviado ao "SW", os sindicatos lembram que os problemas do HLA "são bem conhecidos no que respeita às graves carências de profissionais de saúde", considerando mesmo que o conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), "para além de pouco fazer para os contratar, tem vindo a afugentar com o consequente aumento de saídas e agravamento das insuficiências sentidas".
O SMZS e o SIM recordam ainda que nos últimos meses se constatou "o encerramento sucessivo do Serviço de Urgência por ausência de médicos", além de afirmarem que "os profissionais, que continuam estoicamente a trabalhar, recusam, e muito bem, assumir a responsabilidade por incidentes motivados pela falta de adequadas condições de trabalho".
Nesse sentido, "os sindicatos médicos apelam para que cesse esta forma de gestão do HLA" e garantem que "continuarão a actuar em defesa de um Serviço Nacional de Saúde de qualidade, no qual os médicos são peça fundamental".
"É essencial o respeito pelas carreiras médicas, a valorização dos profissionais médicos e a implementação de um sistema de incentivos à sua fixação", acrescentam.
O SMZS e o SIM afirma ainda no comunicado recusar "uma prática baseada em políticas e atitudes pouco amigáveis e que só têm contribuído para o enfraquecimento" do HLA, "reafirmando a sua disponibilidade para o diálogo".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 02/06/2020
Deputados do PS visitaram
concelho de Odemira
Os dois deputados do PS eleitos pelo distrito de Beja visitaram nesta segunda-feira, 1 de Junho, alguns restaurantes e unidades turísticas do concelho de Odemira, assim como uma empresa agrícola local.
07h00 - segunda, 01/06/2020
Odemira cria fundos de emergência
para apoiar famílias e empresas
Minimizar o impacto da crise social e económica nas famílias e empresas do concelho de Odemira e fazer face à diminuição dos rendimentos causada pela pandemia da Covid-19 é a meta dos fundos de emergência criados pela Câmara Odemira, no valor total de 1,25 milhões de euros.
07h00 - sexta, 29/05/2020
PSD questiona caravanismo
"selvagem" no Alentejo Litoral
O PSD pretende saber se o Governo vai rever o actual quadro legal para proteger regiões como a Costa Vicentina e o Sudoeste Alentejano da prática daquilo que apelida de "auto-caravanismo selvagem".
07h00 - terça, 26/05/2020
500 portáteis distribuídos
por alunos de Odemira
São 500 computadores portáteis e 280 routers que permitem o acesso à Internet: é este equipamento informático que a Câmara de Odemira vai distribuir pelos alunos do concelho, no sentido de assegurar que todos os jovens estudantes tenham à disposição as ferramentas necessárias para o ensino à distância.
09h00 - segunda, 25/05/2020
Freguesia
de São Luís sem
médico há meses
A Junta de Freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, está indignada pela falta de profissionais de saúde na Extensão de Saúde local, sendo que de momento a freguesia não conta com médico, enfermeiros ou sequer serviços administrativos.

Data: 22/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial