07h00 - sexta, 17/01/2020

Deputados do PS criam
grupo "pró-Alentejo"

Deputados do PS criam grupo "pró-Alentejo"

Um grupo de oito deputados do PS eleitos pelos círculos de Beja, Évora, Portalegre e Setúbal (onde se incluem as deputadas que são oriundas de concelhos do Alentejo Litoral) formaram no seio do grupo parlamentar socialista na Assembleia da República um grupo informal "pró-Alentejo".
"Esta ideia surgiu na constatação de termos pela primeira vez na Assembleia da República um grupo de oito deputados eleitos pelo PS oriundos dos 'vários cantos' do Alentejo", explica ao "SW" a deputada Telma Guerreiro, eleita pelo distrito de Beja.
Nesse sentido, à parlamentar natural de Odemira juntam-se neste grupo os deputados "pró-Alentejo" Pedro do Carmo (também eleito por Beja), Luís Capoulas Santos e Norberto Patinho (eleitos por Évora), Luís Testa e Ricardo Pinheiro (eleitos por Portalegre, Clarisse Campos e Sofia Araújo (eleitas por Setúbal e ambas oriundas de concelhos do Litoral Alentejano).
São estes os deputados que, através deste grupo informal, irão tentar reforçar o "peso politico" do Alentejo no seio da Assembleia da República e criar condições para tornar mais eficaz a intervenção parlamentar em prol dos círculos eleitorais que representam. Além do mais, os deputados alentejanos eleitos pelo PS são em número superior ao de seis partidos com representação parlamentar (CDS, PAN, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e Livre).
"Estas duas razões foram muito claras para a possibilidade de termos um peso político do Alentejo no seio da Assembleia da República e criar condições para tornar mais eficaz a intervenção parlamentar em prol dos círculos eleitorais que representam", sublinha Telma Guerreiro.
De acordo com a deputada, "além do apoio e da solidariedade entre colegas", este novo grupo permitirá aos parlamentares alentejanos "partilhar preocupações, acções e lutas". Nesse sentido, adianta, o grupo "pretende lançar encontros temáticos nos diferentes distritos envolvidos", para ouvir os cidadãos e definir as "áreas prioritárias conjuntas".
"Nas nossas prioridades estarão como ponto de partida os temas da Saúde, das acessibilidades, das alterações climáticas e da demografia. Outros temas e prioridades por certo se vão juntar neste caminho que reforçaremos juntos, com a comunidade que nos elegeu", conclui Telma Guerreiro.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 30/09/2020
Acção judicial avança em
defesa do Parque Natural
O movimento de cidadãos "Juntos pelo Sudoeste", juntamente com a Associação Foz do Mira, apresentou, na passada semana, uma acção judicial no Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja, no sentido de garantir a defesa dos valores do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).
07h00 - terça, 29/09/2020
Odemira aprova moção sobre
transportes escolares no concelho
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou na sexta-feira, 25, por unanimidade uma moção, apresentada pelos eleitos do PS, onde manifesta as suas preocupações relativamente ao transporte escolar no concelho no presente ano escolar de 2020-2021.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Assembleia Municipal
de Odemira aprova
moção sobre água
Os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira defendem que a Câmara de Odemira, "em articulação com os restantes municípios do país, deverá desenvolver de imediato esforços junto de quem de direito para que os municípios portugueses onde existam barragens de água para abastecimento público, regadio e outros fins devam fazer parte integrante dos órgãos de decisão de planeamento e gestão das respectivas bacias hidrográficas".
07h00 - segunda, 28/09/2020
Praia de Milfontes
eliminado da Taça
A formação do Praia de Milfontes disse adeus à edição de 2020-2021 da Taça de Portugal, após ter sido eliminada neste domingo, 27 de Setembro, na casa do Mineiro Aljustrelense.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Detidos por tráfico
de droga em Odemira
A GNR deteve na passada semana dois homens, um de 38 anos e outro de 58, por suspeitas do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira, adianta ao "SW" fonte oficial da Guarda.

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial