07h00 - sexta, 17/01/2020

Teatro comunitário
no concelho de Sines

Teatro comunitário no concelho de Sines

Reescrever histórias de mulheres que fizeram parte da história de Sines e desafiar as sinienses a contar as suas próprias histórias é o mote do projecto de teatro comunitário "Mulheres Nascidas de um Nome", que arranca neste sábado, 18, no concelho de Sines.
A iniciativa tem por base o livro homónimo de Cláudio Hochman e chega a Sines, num primeiro momento, com a apresentação do espectáculo em três locais do concelho: Espaço Sénior de Porto Covo (15h30), sede da Associação Cabo-verdiana (17h30) e auditório do Centro de Artes de Sines (21h30).
"Com este espectáculo, a que todos podem assistir, o público de Sines poderá ter o primeiro contacto com um projecto de teatro comunitário que nasceu em Lisboa e chegou a reunir 159 mulheres", revela a Câmara de Sines em comunicado, adiantando que o elenco que estará em Sines integra a actriz Joana Pereira da Silva, que cresceu em Vila Nova de Santo André, assim como Ana Isabel Pereira, Sara Madeira, Ana Marta Kaufmann, Sílvia Balancho e Joana Raio.
De acordo com a mesma fonte, as apresentações de sábado, 18, "serão o ponto de partida para um projecto de teatro comunitário que pretende envolver o maior número possível de mulheres de Sines (maiores de 16 anos), com ou sem experiência teatral".
Em Sines o projecto trabalhará a partir de textos do livro de Cláudio Hochman, mas também se propõe a "reescrever histórias de mulheres que fizeram parte da história de Sines e desafiar as sinienses a contar as suas próprias histórias". O trabalho será dinamizado por comunidades/ grupos, "que depois se juntarão num espectáculo final", acrescenta a mesma fonte.
Segundo a Câmara de Sines, o projecto terá início em Março, com uma primeira fase de sessões dedicadas à apresentação e selecção de histórias e textos, sendo que também estão convidadas a participar todas as mulheres "que possam trazer o seu contributo musical, de dança ou de qualquer outra manifestação artística que se integre no projecto".
Depois terá lugar uma segunda fase, de "apropriação" e "aprendizagem" dos textos e da forma de os dizer, e, por fim, "a fase da partilha com o público", a 23 de Maio, na Semana da Educação Artística de Sines.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 30/09/2020
Acção judicial avança em
defesa do Parque Natural
O movimento de cidadãos "Juntos pelo Sudoeste", juntamente com a Associação Foz do Mira, apresentou, na passada semana, uma acção judicial no Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja, no sentido de garantir a defesa dos valores do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).
07h00 - terça, 29/09/2020
Odemira aprova moção sobre
transportes escolares no concelho
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou na sexta-feira, 25, por unanimidade uma moção, apresentada pelos eleitos do PS, onde manifesta as suas preocupações relativamente ao transporte escolar no concelho no presente ano escolar de 2020-2021.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Assembleia Municipal
de Odemira aprova
moção sobre água
Os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira defendem que a Câmara de Odemira, "em articulação com os restantes municípios do país, deverá desenvolver de imediato esforços junto de quem de direito para que os municípios portugueses onde existam barragens de água para abastecimento público, regadio e outros fins devam fazer parte integrante dos órgãos de decisão de planeamento e gestão das respectivas bacias hidrográficas".
07h00 - segunda, 28/09/2020
Praia de Milfontes
eliminado da Taça
A formação do Praia de Milfontes disse adeus à edição de 2020-2021 da Taça de Portugal, após ter sido eliminada neste domingo, 27 de Setembro, na casa do Mineiro Aljustrelense.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Detidos por tráfico
de droga em Odemira
A GNR deteve na passada semana dois homens, um de 38 anos e outro de 58, por suspeitas do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira, adianta ao "SW" fonte oficial da Guarda.

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial