07h00 - sexta, 14/02/2020

Faltam médicos na
freguesia de S. Teotónio

Faltam médicos na freguesia de S. Teotónio

A população da freguesia de São Teotónio, no concelho de Odemira, está indignada pela falta de médicos no Posto de Saúde local. De acordo com o presidente da Junta de Freguesia local, trata-se de "uma situação intolerável, insustentável e inaceitável".
"Ao longo dos últimos anos a situação da falta de médico de família tem-se agravado, em parte devido ao aumento da população, mas também ao não preenchimento dos quadros necessários ao bom funcionamento desta unidade de saúde", sublinha Dário Guerreiro.
O autarca revela que tem sido solicitado "junto das autoridades competentes a resolução desta situação", mas ao invés o problema "ainda se agravou" dada "a recente saída de um médico".
"Já solicitámos aos responsáveis da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano que nos indicasse o número de médicos ao serviço a tempo inteiro ou parcial, o número de utentes inscritos e ainda o número de utentes sem médico de família, mas até ao momento não obtivemos qualquer resposta, o que não compreendemos", lamenta Dário Guerreiro.
O presidente da Junta de São Teotónio considera inaceitável que "a população espere mais de dois meses por uma consulta" e está preocupado com facto de "a demora na passagem de receitas médicas" levar "a que muitos utentes tenham de comprar os medicamentos sem comparticipação", situação "que penaliza os mais idosos e todos aqueles que vivem com dificuldades económicas".
A Extensão de Saúde de São Teotónio conta apenas com duas médicas a prestar serviço, uma a tempo inteiro e outra a tempo parcial, o que é manifestamente insuficiente para uma freguesia com uma população de cerca de 10.000 habitantes, entre população local e trabalhadores que estão a trabalhar nas estufas, principalmente estrangeiros.
Por isso mesmo, o executivo da Junta de Freguesia local exige que "as entidades responsáveis tomem medidas imediatas, de forma a dar cuidados de saúde dignos e efetivos à população da freguesia de São Teotónio".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

08h00 - quinta, 02/04/2020
Câmara de Odemira lança
15 medidas de apoio económico
Com a crise "à porta" devido à pandemia de Covid-19, a Câmara de Odemira acaba de lançar um pacote de 15 medidas de apoio às famílias, instituições e empresas do concelho, no valor de dois milhões de euros, com o objectivo "de contribuir para a salvaguarda da economia familiar, da preservação do tecido empresarial e do emprego e ajudar as instituições no seu trabalho diário de apoio social".
08h00 - terça, 31/03/2020
OP de Odemira dedicado ao
"Ambiente e Alterações Climáticas"
Arranca nesta quarta-feira, 1 de Abril, a edição de 2020 do "Orçamento Participativo" (OP) da Câmara de Odemira, que este ano será totalmente desmaterializado e dedicado em exclusivo ao tema "Ambiente e Alterações Climáticas".
08h00 - segunda, 30/03/2020
Nacionais e distritais
de formação de futebol
e futsal concluídos
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou na sexta-feira, 27, ter dado por concluídos os campeonatos nacionais e distritais de futebol e futsal nos escalões de formação, em virtude da pandemia de Covid-19 que está a afectar todo o território de Portugal.
08h00 - segunda, 30/03/2020
"Juntos pelo Sudoeste" exige
medidas às empresas agrícolas
O movimento "Juntos pelo Sudoeste" veio a público exigir "responsabilidade social" às empresas agrícolas dos concelhos de Odemira e de Aljezur, onde trabalham centenas de pessoas de origem estrangeira, no combate à pandemia de Covid-19 que afecta Portugal.
07h00 - sexta, 27/03/2020
Tranquilidade nos
lares do concelho
de Odemira
Os idosos são o principal grupo de risco face à pandemia da Covid-19, que nas últimas duas semanas virou o país do "avesso".

Data: 27/03/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial