07h00 - sexta, 14/02/2020

Faltam médicos na
freguesia de S. Teotónio

Faltam médicos na freguesia de S. Teotónio

A população da freguesia de São Teotónio, no concelho de Odemira, está indignada pela falta de médicos no Posto de Saúde local. De acordo com o presidente da Junta de Freguesia local, trata-se de "uma situação intolerável, insustentável e inaceitável".
"Ao longo dos últimos anos a situação da falta de médico de família tem-se agravado, em parte devido ao aumento da população, mas também ao não preenchimento dos quadros necessários ao bom funcionamento desta unidade de saúde", sublinha Dário Guerreiro.
O autarca revela que tem sido solicitado "junto das autoridades competentes a resolução desta situação", mas ao invés o problema "ainda se agravou" dada "a recente saída de um médico".
"Já solicitámos aos responsáveis da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano que nos indicasse o número de médicos ao serviço a tempo inteiro ou parcial, o número de utentes inscritos e ainda o número de utentes sem médico de família, mas até ao momento não obtivemos qualquer resposta, o que não compreendemos", lamenta Dário Guerreiro.
O presidente da Junta de São Teotónio considera inaceitável que "a população espere mais de dois meses por uma consulta" e está preocupado com facto de "a demora na passagem de receitas médicas" levar "a que muitos utentes tenham de comprar os medicamentos sem comparticipação", situação "que penaliza os mais idosos e todos aqueles que vivem com dificuldades económicas".
A Extensão de Saúde de São Teotónio conta apenas com duas médicas a prestar serviço, uma a tempo inteiro e outra a tempo parcial, o que é manifestamente insuficiente para uma freguesia com uma população de cerca de 10.000 habitantes, entre população local e trabalhadores que estão a trabalhar nas estufas, principalmente estrangeiros.
Por isso mesmo, o executivo da Junta de Freguesia local exige que "as entidades responsáveis tomem medidas imediatas, de forma a dar cuidados de saúde dignos e efetivos à população da freguesia de São Teotónio".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

08h00 - quarta, 08/04/2020
Quercus liberta peixes
na Ribeira do Torgal
A associação ambientalista Quercus promove nesta quarta-feira, 8, pelas 12h00, uma acção de libertação no meio natural de cerca de mil peixes autóctones reproduzidos em cativeiro no Pego das Pias, na ribeira do Torgal, no concelho de Odemira.
08h00 - terça, 07/04/2020
Executivo da Câmara de Odemira
apresenta manifesto sobre Covid-19
A Câmara de Odemira exige que os 19 emigrantes residentes no concelho que, na passada semana, entraram em quarentena por terem estado em contacto com uma pessoa com Covid-19, sejam testados ao coronavírus findo o período de quarentena profiláctica em curso, por forma a tranquilizar a população.
08h00 - quinta, 02/04/2020
Câmara de Odemira lança
15 medidas de apoio económico
Com a crise "à porta" devido à pandemia de Covid-19, a Câmara de Odemira acaba de lançar um pacote de 15 medidas de apoio às famílias, instituições e empresas do concelho, no valor de dois milhões de euros, com o objectivo "de contribuir para a salvaguarda da economia familiar, da preservação do tecido empresarial e do emprego e ajudar as instituições no seu trabalho diário de apoio social".
08h00 - terça, 31/03/2020
OP de Odemira dedicado ao
"Ambiente e Alterações Climáticas"
Arranca nesta quarta-feira, 1 de Abril, a edição de 2020 do "Orçamento Participativo" (OP) da Câmara de Odemira, que este ano será totalmente desmaterializado e dedicado em exclusivo ao tema "Ambiente e Alterações Climáticas".
08h00 - segunda, 30/03/2020
Nacionais e distritais
de formação de futebol
e futsal concluídos
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou na sexta-feira, 27, ter dado por concluídos os campeonatos nacionais e distritais de futebol e futsal nos escalões de formação, em virtude da pandemia de Covid-19 que está a afectar todo o território de Portugal.

Data: 27/03/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial