07h00 - segunda, 17/02/2020

Deputados do PS questionam
Governo sobre saúde em Odemira

Deputados do PS questionam Governo sobre saúde em Odemira

Os dois deputados do PS eleitos por Beja questionaram a ministra da Saúde sobre as carências na área da Saúde verificadas no concelho de Odemira e sobre a escassez de profissionais de saúde e de equipamentos no Hospital do Litoral Alentejano.
Na pergunta dirigida à ministra Marta Temido, Pedro do Carmo e Telma Guerreiro recordam que Odemira "tem visto a sua população crescer por via dos migrantes que procuram este concelho para trabalhar/ viver", sendo "notório, em todos os serviços públicos, este aumento de fluxo de atendimentos e, na saúde, não é excepção".
"Embora esta situação seja recente, não é recente o facto de Odemira ter sempre um défice de médicos de família e de enfermeiros/as", afirmam os eleitos do PS, apontando que "também os equipamentos disponíveis no Serviço de Urgência Básico (SUB) de Odemira estão muito aquém de outras unidades idênticas, no resto do pais, tendo em conta a distância que fica dos hospitais de referência".
Nesse sentido, os socialistas consideram que seria "expectável um cuidado maior e uma maior capacidade de resposta de proximidade, evitando, deste modo, deslocações desnecessárias".
Pedro do Carmo e Telma Guerreiro recordam ainda que "na freguesia mais populosa do concelho, São Teotónio, a comunidade e a Junta de Freguesia estão a manifestar o seu total desagrado através de manifestações à porta do Centro de Saúde e com tomadas de posição de indignação, exigindo "que as entidades responsáveis tomem medidas imediatas, de forma a dar cuidados de saúde dignos e efectivos à população".
"Esta é uma preocupação real, num concelho como o de Odemira, que não quer e não pode ficar esquecido, e que tem aceitado de forma muito resiliente a sua condição, mas com a perspectiva de que a Saúde, a nível nacional, vá dando passos significativos de melhoria através deste novo Orçamento de Estado, e da clara priorização do Governo para estas matérias", sublinham Pedro do Carmo e Telma Guerreiro.
Tudo isto leva os dois deputados do PS a solicitar à ministra da Saúde que disponibilize um conjunto de dados estatísticos em matéria de saúde no Concelho de Odemira, nomeadamente, "quantos utentes estão registados no concelho e em cada freguesia", "quantos têm médico de família e/ ou enfermeiro de saúde", bem como "quantos profissionais estão afectos a esta unidade e respetivas extensões de saúde".
Pedro do Carmo e Telma Guerreiro querem também saber "que medidas pretende o Governo adoptar para resolver" o problema "da falta de profissionais de saúde (médicos e enfermeiros), no concelho de Odemira", bem como se "tem conhecimento das necessidades de equipamentos na SUB de Odemira" e como prevê "equipar esta unidade e colmatar as necessidades verificadas".
Os parlamentares querem ainda saber se "estão previstas algumas obras de melhoria de espaços de saúde no concelho de Odemira".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 10/07/2020
1ª Divisão de Beja terá
novo modelo em 21-22
A partir da temporada de 2021-2022 o campeonato distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Beja (AFBeja) contará com a participação de apenas 12 equipas e será disputado em duas fases.
07h00 - quarta, 08/07/2020
Odemira na final
regional das "7 Maravilhas
da Cultura Popular"
A vila de Cuba recebe nesta quarta-feira, 8, a final regional do distrito de Beja das "7 Maravilhas da Cultura Popular", que será transmitida em directo pela RTP ao longo do dia a partir do Parque Manuel de Castro.
07h00 - quarta, 08/07/2020
Câmara de Odemira
renova frota de
recolha de resíduos
A Câmara de Odemira está a renovar a sua frota de viaturas de recolha indiferenciada de resíduos urbanos, sendo que desde o início de Julho já conta com quatro novas viaturas.
07h00 - quarta, 08/07/2020
Movimento "Juntos pelo
Sudoeste" lança vídeo
O movimento "Juntos pelo Sudoeste" lançou nesta terça-feira, 7, um vídeo sobre "a progressão descontrolada da agricultura intensiva sob plástico no Sudoeste Alentejano".
07h00 - segunda, 06/07/2020
Marginal de Milfontes
já reabriu ao trânsito
Já reabriu à circulação automóvel a avenida marginal de Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, depois das obras de requalificação efectuadas no âmbito do programa Polis Sudoeste.

Data: 03/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial