07h00 - quinta, 05/03/2020

CM Santiago integra
nova associação
"Portugal Romano"

CM Santiago integra nova associação "Portugal Romano"

A Câmara de Santiago do Cacém é uma das nove autarquias fundadoras da nova Associação de Municípios do Portugal Romano (ANPR), criada na terça-feira, 3, em Condeixa-a-Nova (Coimbra), com o objectivo de "preservar a herança romana e promover o turismo cultural".
A autarquia de Santiago do Cacém integra a direcção da nova associação e o seu presidente, Álvaro Beijinha, refere que tendo em conta a existência no concelho do sítio arqueológico de Miróbriga, que regista 15 mil visitas anuais, "fazia todo o sentido" fazer parte da ANPR.
Para Beijinha, a questão mais importante da nova associação "é a promoção e valorização do património que estes municípios possuem". "Temos a obrigação de criar e potenciar uma rede de municípios que possa valorizar este património e criar perspectivas de financiamento comunitário", acrescenta o edil.
Além de Santiago do Cacém, são fundadoras da ANPR as câmaras de Ansião, Braga, Oliveira do Hospital, Penela, Seixal, Tomar e Vidigueira. De acordo com os estatutos, a associação tem por fim "a promoção de uma acção cultural e social constante, tendo em conta a existência de uma herança romana como valor identitário do nosso país, bem evidenciado nos monumentos romanos do território dos municípios associados".
Nesse sentido, a nova associação pretende ser um veículo para "agregar vontades" e "reivindicar um programa específico no próximo quadro comunitário", tendo entre os seus objectivos a criação da "Rota do Romano" e estabelecer parcerias europeias, particularmente com a Rede de Cidades Romanas do Atlântico.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 27/03/2020
Hospital do Litoral
Alentejano sem visitas
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) implementa nesta sexta-feira, 27 de Março, um novo regime de visitas aos doentes internados no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, em virtude da pandemia de Covid-19.
07h00 - quinta, 26/03/2020
Covid-19: Apoio a idosos
em Santiago do Cacém
A pandemia de Covid-19 que afecta Portugal levou a Câmara de Santiago do Cacém a criar uma rede de apoio para a idosos com mais de 65 anos, pessoas em situação de fragilidade ou de mobilidade reduzida e que se encontrem sozinhas.
07h00 - quarta, 25/03/2020
Covid-19: Desinfecção
de ruas em Santiago
A Câmara de Santiago do Cacém iniciou nesta terça-feira, 24, acções regulares de desinfecção e higienização dos espaços públicos do concelho, como medida para combater e conter a propagação da Covid-19.
07h00 - segunda, 23/03/2020
Hospital do Litoral com
novo regime de visitas
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (USLA) implementa a partir desta segunda-feira, 23, um novo regime de visitas a doentes internados no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, em virtude do surte de Covid-19 em Portugal.
07h00 - sexta, 20/03/2020
Covid-19: Obras suspensas
no centro de Santiago do Cacém
As obras de requalificação da Avenida Manuel da Fonseca, da zona comercial do centro histórico e da envolvente do Mercado Municipal de Santiago do Cacém estão temporariamente suspensas, depois da autarquia local ter aceitado o pedido feito nesse sentido pela empresa construtora.

Data: 27/03/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial