07h00 - terça, 10/03/2020

CM Santiago toma medidas de
prevenção contra o coronavírus

CM Santiago toma medidas de prevenção contra o coronavírus

A Câmara de Santiago do Cacém está a preparar um Plano de Contingência para fazer face a eventuais casos de coronavírus que possam surgir entre os seus trabalhadores, tal como aconselhado pela Direcção Geral de Saúde (DGS).
"A autarquia recebeu recomendações por parte da DGS e, nesse sentido, criámos um grupo de trabalho para implementar um Plano de Contingência, que neste momento está a ser elaborado. Em simultâneo estão a ser adoptadas várias acções para tentar impedir a propagação do vírus, tendo como base o conjunto de orientações definido que contempla medidas de prevenção e diminuição do risco de contágio", explica o presidente do Município.
Segundo Álvaro Beijinha, entre as acções implementadas estão a colocação de dispensadores de solução desinfectante para mãos e a criação de duas salas de isolamento, assim como a disponibilização dos canais de comunicação da autarquia para "um reforço de mensagens e alertas das autoridades de saúde".
O edil revela ainda que para dar resposta ao actual cenário foi constituída uma equipa de trabalho, coordenada pela vereadora Margarida Santos que detém o Pelouro da Saúde.
"Tendo em consideração o número de trabalhadores da autarquia, e à semelhança do que foi levado a cabo aquando do surto da Gripe A, estamos a definir um conjunto de procedimentos que farão parte do Plano de Contingência, documento que logo que esteja aprovado será divulgado a todos os trabalhadores", acrescenta Beijinha, explicando que esta acção está a ser articulada com a Unidade Local de Saúde Pública e que as medidas implementadas se estendem igualmente às juntas de freguesia.
O autarca dia ainda que, de momento, a Câmara não irá "avançar com o encerramento de serviços públicos, que são medidas que a própria DGS entende que devem ser ponderadas e avaliadas consoante a evolução da propagação do vírus".
"No entanto, se existirem situações que nos obriguem a tomar este tipo de medidas, obviamente que primeiro está a saúde das pessoas", garante Beijinha.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 27/03/2020
Hospital do Litoral
Alentejano sem visitas
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) implementa nesta sexta-feira, 27 de Março, um novo regime de visitas aos doentes internados no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, em virtude da pandemia de Covid-19.
07h00 - quinta, 26/03/2020
Covid-19: Apoio a idosos
em Santiago do Cacém
A pandemia de Covid-19 que afecta Portugal levou a Câmara de Santiago do Cacém a criar uma rede de apoio para a idosos com mais de 65 anos, pessoas em situação de fragilidade ou de mobilidade reduzida e que se encontrem sozinhas.
07h00 - quarta, 25/03/2020
Covid-19: Desinfecção
de ruas em Santiago
A Câmara de Santiago do Cacém iniciou nesta terça-feira, 24, acções regulares de desinfecção e higienização dos espaços públicos do concelho, como medida para combater e conter a propagação da Covid-19.
07h00 - segunda, 23/03/2020
Hospital do Litoral com
novo regime de visitas
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (USLA) implementa a partir desta segunda-feira, 23, um novo regime de visitas a doentes internados no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, em virtude do surte de Covid-19 em Portugal.
07h00 - sexta, 20/03/2020
Covid-19: Obras suspensas
no centro de Santiago do Cacém
As obras de requalificação da Avenida Manuel da Fonseca, da zona comercial do centro histórico e da envolvente do Mercado Municipal de Santiago do Cacém estão temporariamente suspensas, depois da autarquia local ter aceitado o pedido feito nesse sentido pela empresa construtora.

Data: 27/03/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial