07h00 - quinta, 12/03/2020

Estudo avalia futuro
dos trabalhadores da
central da EDP em Sines

Estudo avalia futuro dos trabalhadores da central da EDP em Sines

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Fundo Ambiental (FA) assinaram no sábado, 7, um protocolo que visa a realização de um estudo para a requalificação profissional dos trabalhadores afectados pelo encerramento da central da EDP em Sines.
A unidade industrial vai ser encerrada até ao final de 2023 e o estudo, que vai ser realizado até ao final deste ano, pretende, segundo fonte do IEFP, efectuar o "diagnóstico e caracterização dos trabalhadores potencialmente afectados pela transição para uma economia de baixo carbono e, em particular pelo fim da produção de electricidade a partir de carvão na central termoeléctrica de Sines".
A iniciativa pretende também estudar "as qualificações e idade dos trabalhadores afectados", assim como as "propostas de emprego, actual e futuro, na região, tendo presente os projectos e investimentos actuais e previstos, recorrendo, se necessário a uma análise de diferentes cenários, devidamente caracterizados, incluindo a identificação de potenciais oportunidades de recolocação e criação de novos empregos".
"Identificação de propostas de actuação e das medidas mitigadoras de eventuais impactes no emprego e potenciadoras do emprego, os instrumentos a utilizar e os recursos necessários", assim como "assistência na procura de emprego para candidatos a emprego e assegurar o acompanhamento dos trabalhadores potencialmente afectados, a sua eventual reconversão para novas funções e promover novos postos de trabalho" são outros objectivos deste protocolo, que conta com uma verba de 100 mil euros.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 27/03/2020
Sines cancela festival
"Músicas do Mundo"
A Câmara de Sines decidiu cancelar a edição de 2020 do Festival Músicas do Mundo (FMM), por entender que no contexto da pandemia de Covid-19 poderão não estar reunidas "as condições sanitárias e logísticas necessárias" para a realização do evento na data prevista.
07h00 - sexta, 27/03/2020
Misericórdia de Sines
com medidas preventivas
A Misericórdia de Sines (SCMS) já implementou um conjunto de acções minimizadoras do impacto da pandemia Covid-19, no sentido de salvaguardar "o apoio e a segurança" dos mais de 200 utentes do seu lar e dos mais de 100 idosos a quem presta apoio domiciliário diário.
07h00 - quarta, 25/03/2020
Despedimentos em Sines
denunciados pelo PCP
A Direcção Regional do Litoral Alentejano do PCP veio a público denunciar o despedimento de centenas de trabalhadores das instalações do Complexo Industrial de Sines, como consequência das medidas preventivas de algumas empresas face à Covid-19.
07h00 - terça, 24/03/2020
Sines e Alcácer do Sal
desinfectam ruas
As câmaras de Sines e de Alcácer do Sal iniciaram nesta semana operações de desinfecção de espaços públicos, na sequência do surto do coronavírus Covid-19 que está a afectar Portugal e todo mundo.
07h00 - segunda, 23/03/2020
Comissão avalia evolução
da Covid-19 em Sines
A Comissão Municipal de Protecção Civil de Sines criou uma sub-comissão de acompanhamento para avaliar a evolução da situação gerada pelo novo coronavírus Covid-19 neste concelho do Alentejo Litoral.

Data: 27/03/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial