07h00 - terça, 24/03/2020

Covid-19: PCP questiona situação
de trabalhadores agrícolas

Covid-19: PCP questiona situação de trabalhadores agrícolas

O deputado do PCP eleito por Beja, João Dias, questionou a ministra da Saúde, Marta Temido, na Assembleia da República sobre as medidas que estão a ser tomadas para as explorações agrícolas onde há grande concentração de trabalhadores, nomeadamente no Alentejo Litoral, no âmbito do surto de Covid-19 em Portugal.
Segundo João Dias, "há ainda um caminho extenso a percorrer no sentido de assegurar os rendimentos da população, a salvaguarda dos postos de trabalho e a prevenção da propagação da doença, nomeadamente no que concerne às actividades agrícolas".
Além do mais, lembra o deputado comunista, "os números mais recentes apresentados pelo INE mostram que há zonas do país em que a população empregada em actividades agrícolas é relevante, com particular destaque para a região do Alentejo Litoral, e mais particularmente no caso do concelho de Odemira, onde se registam 6.217 trabalhadores agrícolas".
"Estes trabalhadores agrícolas encontram-se em situação vulnerável já que muitos deles trabalham de forma concentrada em estufas ou em outras actividades similares, onde pode não ser possível assegurar distâncias mínimas que evitem contágio e propagação da doença no caso de haver algum foco de infecção", acrescenta.
Nesse sentido, João Dias pretende saber que medidas estão a ser equacionadas pelo Governo, "no sentido de identificar casos em que se registe um elevado número de trabalhadores agrícolas associados a uma mesma exploração, tornando esta situação num caso vulnerável".
O deputado do PCP questiona ainda sobre "que medidas de prevenção da contaminação pelo novo Sars-Cov-2 estão a ser equacionadas para os territórios agrícolas em que se conhece haver grande concentração destes trabalhadores, em espaços confinados, nomeadamente estufas" e, nestas explorações agrícolas, quais as medidas "tomadas no sentido de assegurar os rendimentos destes trabalhadores e a salvaguarda das culturas".
"Que medidas adicionais estão a ser equacionadas para contrariar, caso seja detectada, a sobre-ocupação de alojamentos para trabalhadores agrícolas de modo a evitar situações que privilegiem o contágio entre moradores" e se "estão os serviços de saúde preparados para responder de forma adequada à possibilidade de infecção desta população, por vezes não permanente, de trabalhadores agrícolas" são outras questões levantadas pelo parlamentar comunista.
João Dias questiona ainda se "estão a ser tomadas medidas que restrinjam a movimentação no território nacional e/ou transfronteiriça de trabalhadores agrícolas para as campanhas de Primavera e Verão".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

13h17 - quinta, 26/03/2020
Seis casos
de Covid-19
em Grândola
Até à meia-noite desta quarta-feira, 25, foram identificados um total de 20 casos positivos de doentes infectados com o coronavírus Covid-19, seis dos quais no concelho de Grândola, adiantou nesta quinta-feira, 26, a Direcção Geral da Saúde (DGS).
07h01 - terça, 24/03/2020
Ligação à ZIL
de Grândola aberta
A Câmara de Grândola já abriu ao trânsito a segunda fase da Alameda José Amaro, via que faz a ligação da Zona de Indústria Ligeira (ZIL) ao Itinerário Complementar (IC) 1, adiantou ao "SW" fonte oficial da autarquia.
08h00 - sábado, 21/03/2020
Covid-19: Apoio a idosos
no concelho de Grândola
A Câmara de Grândola, em parceria com as juntas de freguesia locais, vão ajudar a população idosa ou dependente do concelho na aquisição de bens de primeira necessidade, alimentos ou medicamentos durante este período de emergência devido ao coronavírus.
07h00 - quarta, 18/03/2020
CM Grândola activa
Plano de Emergência
A Comissão Municipal de Protecção Civil de Grândola decidiu activar, em reunião realizada nesta terça-feira, 17, o Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil local, face ao surto de Covi-19 verificado em Portugal.
07h00 - quarta, 11/03/2020
Nova rede de água
na Aldeia do Futuro
A Câmara de Grândola já tem a decorrer as obras de construção de uma nova rede de distribuição de água na Aldeia do Futuro, investimento avaliado em cerca de 75 mil euros que está a ser realizado na Rua 25 de Abril.

Data: 27/03/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial