07h00 - terça, 24/03/2020

Covid-19: PCP questiona situação
de trabalhadores agrícolas

Covid-19: PCP questiona situação de trabalhadores agrícolas

O deputado do PCP eleito por Beja, João Dias, questionou a ministra da Saúde, Marta Temido, na Assembleia da República sobre as medidas que estão a ser tomadas para as explorações agrícolas onde há grande concentração de trabalhadores, nomeadamente no Alentejo Litoral, no âmbito do surto de Covid-19 em Portugal.
Segundo João Dias, "há ainda um caminho extenso a percorrer no sentido de assegurar os rendimentos da população, a salvaguarda dos postos de trabalho e a prevenção da propagação da doença, nomeadamente no que concerne às actividades agrícolas".
Além do mais, lembra o deputado comunista, "os números mais recentes apresentados pelo INE mostram que há zonas do país em que a população empregada em actividades agrícolas é relevante, com particular destaque para a região do Alentejo Litoral, e mais particularmente no caso do concelho de Odemira, onde se registam 6.217 trabalhadores agrícolas".
"Estes trabalhadores agrícolas encontram-se em situação vulnerável já que muitos deles trabalham de forma concentrada em estufas ou em outras actividades similares, onde pode não ser possível assegurar distâncias mínimas que evitem contágio e propagação da doença no caso de haver algum foco de infecção", acrescenta.
Nesse sentido, João Dias pretende saber que medidas estão a ser equacionadas pelo Governo, "no sentido de identificar casos em que se registe um elevado número de trabalhadores agrícolas associados a uma mesma exploração, tornando esta situação num caso vulnerável".
O deputado do PCP questiona ainda sobre "que medidas de prevenção da contaminação pelo novo Sars-Cov-2 estão a ser equacionadas para os territórios agrícolas em que se conhece haver grande concentração destes trabalhadores, em espaços confinados, nomeadamente estufas" e, nestas explorações agrícolas, quais as medidas "tomadas no sentido de assegurar os rendimentos destes trabalhadores e a salvaguarda das culturas".
"Que medidas adicionais estão a ser equacionadas para contrariar, caso seja detectada, a sobre-ocupação de alojamentos para trabalhadores agrícolas de modo a evitar situações que privilegiem o contágio entre moradores" e se "estão os serviços de saúde preparados para responder de forma adequada à possibilidade de infecção desta população, por vezes não permanente, de trabalhadores agrícolas" são outras questões levantadas pelo parlamentar comunista.
João Dias questiona ainda se "estão a ser tomadas medidas que restrinjam a movimentação no território nacional e/ou transfronteiriça de trabalhadores agrícolas para as campanhas de Primavera e Verão".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 10/07/2020
Diocese de Beja
comemora 250 anos
A 10 de Julho de 1770 foi restaurada, pelo Papa Clemente XIV, a Diocese de Beja, data assinalada 250 anos depois neste fim-de-semana, 10 a 12, com diversas iniciativas de cariz religioso.
07h00 - quinta, 09/07/2020
Câmara de Santiago
reforça apoios escolares
A Câmara de Santiago do Cacém aprovou recentemente um reforço das medidas de acção social escolar e sócio-educativas para o ano lectivo 2020-2021, adianta ao "SW" fonte oficial da autarquia.
07h00 - quarta, 08/07/2020
Autarca de Santiago
visita obras a decorrer
em três freguesias
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém visitou na passada semana um conjunto de obras que estão a decorrer nas freguesias de Alvalade e Ermidas-Sado e na União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água.
07h00 - terça, 07/07/2020
Projecto "Litoral em Cena"
em Santiago e em Sines
As câmaras de Santiago do Cacém e de Sines são parceiras no projecto intermunicipal "LITORAL EmCena", promovido pela AJAGATO-Associação Juvenil Amigos do GATO, que tem sede em Vila Nova de Santo André.
07h00 - segunda, 06/07/2020
Obras avançam na Área
Empresarial de Santo André
A Câmara de Santiago do Cacém adjudicou na passada semana, à empresa Protecnil, a empreitada de qualificação e valorização da Área de Acolhimento Empresarial de Santo André, no valor de mais de dois milhões de euros.

Data: 03/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial