07h00 - quarta, 25/03/2020

Utente transferida para UCC
de Odemira sem teste à Covid-19

Utente transferida para UCC de Odemira sem teste à Covid-19

Uma utente foi transferida na segunda-feira, 23, da Unidade de Cuidados Continuados (UCC) de Santiago do Cacém para a UCC da Misericórdia de Odemira (SCMO) sem que, como recomenda a Direcção Geral da Saúde (DGS), tivesse realizado o teste laboratorial à Covid-19. A situação é denunciada pelo provedor da instituição, que critica a actuação da Equipa de Coordenação Regional (ECR) do Alentejo da Rede Nacional dos Cuidados Continuados Integrados.
Em declarações ao "SW", Francisco Ganhão lembra que a orientação da DGS emitida a 20 de Março preconizava que para a admissão de novos residentes/ utentes nas UCC tinha ser realizado o teste laboratorial à Covid-19, assim como cumprido um período de quarentena de 14 dias, independentemente da avaliação clínica ou do resultado laboratorial.
Contudo, a utente que deu entrada na UCC de Odemira às 10h20 de segunda-feira, 23, não fez o teste ao novo vírus, o que causou enorme apreensão no seio da instituição. "Estamos a lidar com seres humanos e não com máquinas. E, como deve calcular, isto causa um grande pânico e instabilidade nas equipas", sublinha Francisco Ganhão.
O provedor da SCMO acrescenta que a senhora está "em quarentena" e "não apresenta sintomas". "Mas como sabemos, há pessoas que são assintomáticas", continua o provedor, garantindo que será a própria Misericórdia de Odemira a custear o teste a esta utente, por forma a tranquilizar a comunidade.
Tudo isto leva o provedor da Misericórdia de Odemira a deixar um apelo: "Ou trabalhamos todos no mesmo sentido, apostando na prevenção, e as tudo funcionam, ou acontece o que aconteceu no fim-de-semana no Norte" de Portugal. "Sabemos que isto é algo novo e que estamos todos num caminho muito estreito, longo e escuro. Mas temos de colaborar uns com os outros, senão é o caos total", frisa Francisco Ganhão.
A provedoria da SCMO já alertou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, através da ECR da Rede Nacional de Cuidados Continuados, para o sucedido, sem que tenha ainda obtido qualquer reacção ou explicação.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 06/07/2020
Gaspachos e beldroegas
à mesa em Grândola
Decorre até ao próximo domingo, 12, mais uma edição das semanas gastronómicas de Grândola, desta feita dedicadas ao tradicional e típico gaspacho, às saladas frescas de verão e às beldroegas.
07h00 - quarta, 01/07/2020
Grândola renova medidas de apoio
a famílias, empresas e instituições
A Câmara de Grândola aprovou, nesta terça-feira, 30 de Junho, em reunião extraordinária do executivo, a renovação por mais três meses das medidas municipais extraordinárias de apoio a famílias, empresas e instituições locais devido à pandemia da Covid-19.
07h00 - sexta, 26/06/2020
Surto de Covid após
festa em parque de
campismo de Grândola
Uma festa de jovens no Parque de Campismo da Galé, no concelho de Grândola, há cerca de duas semanas poderá estar na origem de um surto de Covid-19 na região, já com 20 pessoas infectadas, todas entre os 15 e os 20 anos.
07h00 - quarta, 17/06/2020
Grândola vai requalificar
antigos Paços do Concelho
A Câmara de Grândola vai avançar com as obras de requalificação dos antigos Paços do Concelho, edifício que data do século XVIII, num investimento já adjudicado e que terá um custo total de pouco mais de 471 mil euros mais IVA.
07h00 - segunda, 15/06/2020
CIMAL promove
webinar para empresas
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) promove nesta segunda-feira, 15, pelas 18h00, o webinar "Restabelecer a confiança na economia", sobre mecanismos de apoio às empresas.

Data: 03/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial