07h00 - quarta, 25/03/2020

Utente transferida para UCC
de Odemira sem teste à Covid-19

Utente transferida para UCC de Odemira sem teste à Covid-19

Uma utente foi transferida na segunda-feira, 23, da Unidade de Cuidados Continuados (UCC) de Santiago do Cacém para a UCC da Misericórdia de Odemira (SCMO) sem que, como recomenda a Direcção Geral da Saúde (DGS), tivesse realizado o teste laboratorial à Covid-19. A situação é denunciada pelo provedor da instituição, que critica a actuação da Equipa de Coordenação Regional (ECR) do Alentejo da Rede Nacional dos Cuidados Continuados Integrados.
Em declarações ao "SW", Francisco Ganhão lembra que a orientação da DGS emitida a 20 de Março preconizava que para a admissão de novos residentes/ utentes nas UCC tinha ser realizado o teste laboratorial à Covid-19, assim como cumprido um período de quarentena de 14 dias, independentemente da avaliação clínica ou do resultado laboratorial.
Contudo, a utente que deu entrada na UCC de Odemira às 10h20 de segunda-feira, 23, não fez o teste ao novo vírus, o que causou enorme apreensão no seio da instituição. "Estamos a lidar com seres humanos e não com máquinas. E, como deve calcular, isto causa um grande pânico e instabilidade nas equipas", sublinha Francisco Ganhão.
O provedor da SCMO acrescenta que a senhora está "em quarentena" e "não apresenta sintomas". "Mas como sabemos, há pessoas que são assintomáticas", continua o provedor, garantindo que será a própria Misericórdia de Odemira a custear o teste a esta utente, por forma a tranquilizar a comunidade.
Tudo isto leva o provedor da Misericórdia de Odemira a deixar um apelo: "Ou trabalhamos todos no mesmo sentido, apostando na prevenção, e as tudo funcionam, ou acontece o que aconteceu no fim-de-semana no Norte" de Portugal. "Sabemos que isto é algo novo e que estamos todos num caminho muito estreito, longo e escuro. Mas temos de colaborar uns com os outros, senão é o caos total", frisa Francisco Ganhão.
A provedoria da SCMO já alertou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, através da ECR da Rede Nacional de Cuidados Continuados, para o sucedido, sem que tenha ainda obtido qualquer reacção ou explicação.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 10/07/2020
Diocese de Beja
comemora 250 anos
A 10 de Julho de 1770 foi restaurada, pelo Papa Clemente XIV, a Diocese de Beja, data assinalada 250 anos depois neste fim-de-semana, 10 a 12, com diversas iniciativas de cariz religioso.
07h00 - quinta, 09/07/2020
Câmara de Santiago
reforça apoios escolares
A Câmara de Santiago do Cacém aprovou recentemente um reforço das medidas de acção social escolar e sócio-educativas para o ano lectivo 2020-2021, adianta ao "SW" fonte oficial da autarquia.
07h00 - quarta, 08/07/2020
Autarca de Santiago
visita obras a decorrer
em três freguesias
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém visitou na passada semana um conjunto de obras que estão a decorrer nas freguesias de Alvalade e Ermidas-Sado e na União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água.
07h00 - terça, 07/07/2020
Projecto "Litoral em Cena"
em Santiago e em Sines
As câmaras de Santiago do Cacém e de Sines são parceiras no projecto intermunicipal "LITORAL EmCena", promovido pela AJAGATO-Associação Juvenil Amigos do GATO, que tem sede em Vila Nova de Santo André.
07h00 - segunda, 06/07/2020
Obras avançam na Área
Empresarial de Santo André
A Câmara de Santiago do Cacém adjudicou na passada semana, à empresa Protecnil, a empreitada de qualificação e valorização da Área de Acolhimento Empresarial de Santo André, no valor de mais de dois milhões de euros.

Data: 03/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial