08h00 - segunda, 30/03/2020

"Juntos pelo Sudoeste" exige
medidas às empresas agrícolas

"Juntos pelo Sudoeste" exige medidas às empresas agrícolas

O movimento "Juntos pelo Sudoeste" veio a público exigir "responsabilidade social" às empresas agrícolas dos concelhos de Odemira e de Aljezur, onde trabalham centenas de pessoas de origem estrangeira, no combate à pandemia de Covid-19 que afecta Portugal.
Em comunicado enviado ao "SW", o movimento exige responsabilidade social das empresas "para com os trabalhadores que contratam, com medidas apertadas de rastreio, segurança e contenção de Covid-19, e que ajudem efectivamente as autoridades de saúde, já injustamente sobrecarregadas com problemas causados por esta indústria".
A posição do "Juntos pelo Sudoeste" surge depois do comunicado, emitido na passada semana, da AHSA-Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur, onde esta afirma que "as suas empresas 'continuam a operar' e alimentam 'a cadeia de distribuição nacional e internacional' apesar da pandemia de covid-19".
No comunicado, o movimento afirma que "as empresas do universo AHSA alimentam, sim, os supermercados dos países do centro e norte da Europa, já que as próprias afirmam que 80% da sua produção é para exportação, e é aí que têm os seus compromissos contratuais".
O "Juntos pelo Sudoeste" revela ainda ter pedido "recentemente à AHSA que emitisse um comunicado, que nunca chegou, para tranquilizar a população dos municípios de Odemira e Aljezur sobre os planos de contingência respeitantes à sua força laboral, constituída por milhares de imigrantes desprotegidos, em situação precária e vulnerável, que não falam português, vivem amontoados em casas degradadas, são transportados em carrinhas com a lotação completa e muitos trabalham dentro de estufas".
"Coincidentemente e como já seria de esperar, este comunicado da AHSA sai no mesmo dia em que se conheceu o primeiro caso de infecção no concelho de Odemira, exactamente de um trabalhador agrícola estrangeiro que chegou à região há pouco tempo, assim como da quarentena imposta a um grupo de 17 cidadãos de origem nepalesa, que estão agora a cargo das autoridades portuguesas, num pavilhão de uma escola de São Teotónio", acrescenta o comunicado.
O movimento frisa ainda que o facto de as empresas agrícolas da região continuarem a operar "nas condições em que trabalham e vivem estas pessoas" poderá "colocar em risco a saúde de milhares de pessoas que podem ser contagiadas e ser um foco de infecção para o resto do Baixo Alentejo e Algarve".


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Prova de orientação
no concelho de Odemira
até domingo
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 20 e 21 de abril, a sexta edição do Rogaine da Costa Alentejana e o Sprint de Odemira, provas organizadas pelo COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano.
07h00 - quinta, 18/04/2024
Circuito de bodyboard
arrancou na praia da
Zambujeira do Mar
Matias Baço, João Mendes e João Pinheiro foram os vencedores da primeira etapa da edição deste ano do Circuito de Bodyboard/Restaurante O Sacas, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Turismo do Alentejo
e estações náuticas
presentes na Nauticampo
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e as sete estações náuticas do território alentejano participam, pela primeira vez, na Nauticampo, certame que vai decorrer em Lisboa a partir desta quarta-feira, 17.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial