08h00 - terça, 31/03/2020

OP de Odemira dedicado ao
"Ambiente e Alterações Climáticas"

OP de Odemira dedicado ao "Ambiente e Alterações Climáticas"

Arranca nesta quarta-feira, 1 de Abril, a edição de 2020 do "Orçamento Participativo" (OP) da Câmara de Odemira, que este ano será totalmente desmaterializado e dedicado em exclusivo ao tema "Ambiente e Alterações Climáticas".
Esta "decisão que visa potenciar e prover a consciencialização para a sustentabilidade, preservação e conservação do meio-ambiente", justifica a autarquia odemirense em comunicado, acrescentando que no OP 2020 serão elegíveis "projectos apresentados relativos ao tema, designadamente nas áreas da eficiência energética e hídrica, optimização e recolha de resíduos, energias alternativas e remoção de espécies invasoras, entre outras".
Em 2020 o OP de Odemira terá uma dotação de 300 mil euros, sendo 150 mil euros para os projectos promovidos nas freguesias do interior do concelho com população inferior a 1.500 habitantes e os restantes 150 mil euros para projectos nas freguesias do litoral e/ou com população superior a 1.500 habitantes.
Podem ser apresentados projectos transversais ao território e cada proposta, material e imaterial, não deve ultrapassar o valor de 75 mil euros, incluindo custos de elaboração do projecto, bem como o IVA à taxa legal em vigor.
Tal como nas anteriores edições, podem participar no "OP" de Odemira todos os cidadãos a partir dos 14 anos de idade, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho.
A fase de apresentação de propostas vai decorrer entre esta quarta-feira, 1 de Abril, e o dia 30 de Junho. Seguir-se-á a fase de análise técnica e depois, durante o mês de Novembro, a fase de votação.
Este ano, em tendo em conta a situação de pandemia da Covid-19, a Câmara de Odemira incorporou alterações no processo, no sentido de o tornar "100% desmaterializado", nomeadamente que as propostas tenham de ser apresentadas exclusivamente em formato digital (através da página online www.op.cm-odemira.pt). Será ainda realizado um "Encontro de Participação" digital, através de sistema de vídeo-conferência.
A par do OP, e seguindo a lógica "Odemira concelho 100% OP", vão decorrer em simultâneo os processos de OP das Freguesias, para os quais a Câmara de Odemira atribui o valor de 10 mil euros para cada uma das 13 freguesias.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial