08h00 - terça, 28/04/2020

Autarca de Santiago contacta
Governo sobre lagoa de Santo André

Autarca de Santiago contacta Governo sobre lagoa de Santo André

O presidente da Câmara de Santiago do Cacém contactou nesta segunda-feira, 27, o secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, para o alertar das consequências da não abertura da lagoa de Santo André ao mar neste ano.
No contacto com João Catarino, o autarca Álvaro Beijinha alertou o Governo para as consequências que esta decisão pode vir a ter nas vidas dos pescadores, das suas famílias e para a economia local, tendo o governante garantido que irá avaliar a situação e que na próxima semana entrará em contacto para dar conhecimento da decisão tomada.
Recorde-se que abertura da lagoa ao mar estava programada para meados de Março, mas a situação de estado de emergência devido à pandemia por Covid-19 levou ao seu adiamento para o início de Abril. Entretanto, a APA, entidade responsável pela abertura da Lagoa, pediu um parecer vinculativo ao Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF), que emitiu um parecer desfavorável, evocando que a abertura da lagoa neste período iria afectar a nidificação de uma espécie de aves.
A decisão do ICNF é contestada localmente, tendo a Câmara de Santiago do Cacém já feito chegar as suas preocupações à APA para que esta decisão fosse reconsiderada.
A par disto, a comunidade residente junto à lagoa de Santo André lançou uma petição, onde é exigido "que seja reconsiderada, com carácter de urgência, a decisão da não abertura da lagoa ao mar enquanto os benefícios para actividade piscatória ainda se revelam evidentes, em defesa da dignidade, da história, da cultura e da arte piscatória que jamais queremos que acabe, em memória de todos os que já partiram e dos que continuam a lutar todos os dias, mesmo em condições cada vez mais adversas".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 10/07/2020
Diocese de Beja
comemora 250 anos
A 10 de Julho de 1770 foi restaurada, pelo Papa Clemente XIV, a Diocese de Beja, data assinalada 250 anos depois neste fim-de-semana, 10 a 12, com diversas iniciativas de cariz religioso.
07h00 - quinta, 09/07/2020
Câmara de Santiago
reforça apoios escolares
A Câmara de Santiago do Cacém aprovou recentemente um reforço das medidas de acção social escolar e sócio-educativas para o ano lectivo 2020-2021, adianta ao "SW" fonte oficial da autarquia.
07h00 - quarta, 08/07/2020
Autarca de Santiago
visita obras a decorrer
em três freguesias
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém visitou na passada semana um conjunto de obras que estão a decorrer nas freguesias de Alvalade e Ermidas-Sado e na União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água.
07h00 - terça, 07/07/2020
Projecto "Litoral em Cena"
em Santiago e em Sines
As câmaras de Santiago do Cacém e de Sines são parceiras no projecto intermunicipal "LITORAL EmCena", promovido pela AJAGATO-Associação Juvenil Amigos do GATO, que tem sede em Vila Nova de Santo André.
07h00 - segunda, 06/07/2020
Obras avançam na Área
Empresarial de Santo André
A Câmara de Santiago do Cacém adjudicou na passada semana, à empresa Protecnil, a empreitada de qualificação e valorização da Área de Acolhimento Empresarial de Santo André, no valor de mais de dois milhões de euros.

Data: 03/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial