08h00 - sexta, 08/05/2020

Alentejo Litoral com mais
de 100 medidas de apoio
na resposta à Covid-19

Alentejo Litoral com mais de 100 medidas de apoio na resposta à Covid-19

Os cinco municípios do Alentejo Litoral já lançaram mais de 100 medidas extraordinárias de apoio a famílias, instituições sociais e empresas da região, na resposta à pandemia de Covid-19 que se faz sentir em todo o país.
De acordo com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, entre as medidas assumidas pelos municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines estão a isenção do pagamento das rendas das habitações sociais municipais e do pagamento do valor total da factura dos serviços de abastecimento de água e saneamento, assim como a ajuda solidária a famílias carenciadas e idosos, a criação de espaços de apoio de emergência, a doação de material de protecção a quem está na "linha da frente" ou o lançamento de programas de acompanhamento às micro, pequenas e médias empresas.
A par disto, a CIMAL destaca ainda, em comunicado enviado ao "SW", as acções de "higienização e desinfecção do espaço público", que, afiança, continuarão "a ser uma missão diária e permanente dos municípios".
A CIMAL acrescenta que a população mais idosa e também a mais desfavorecida "tem merecido uma atenção muito especial dos autarcas da região", tendo sido criados programas solidários para apoio à terceira idade e população dependente, além de constituídos planos de emergência a famílias carenciadas e fornecidas refeições aos alunos, mesmo em tempo de férias escolares.
As instituições de solidariedade social, bem como profissionais de saúde, forças de segurança, bombeiros e protecção civil também têm sentido o apoio das autarquias "em várias vertentes", refere a CIMAL, destacando "a disponibilização gratuita de alojamento a profissionais de saúde, o apoio logístico às unidades locais de saúde, o reforço de ajuda monetária às diversas cooperações de bombeiros, assim como fornecimento gratuito de refeições e reforço de apoio às IPSS".
Paralelamente, diz a CIMAL, "numa acção concertada entre as autarquias de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines", foi adquirido "diverso equipamento de protecção individual", num investimento superior a 350 mil euros que permitiu "adquirir máscaras, viseiras e óculos, protecções para botas e sapatos, desinfectante, fatos e batas, material que foi distribuído pelos cinco municípios a quem está na linha da frente no combate à epidemia".
Finalmente, as cinco câmaras do Litoral Alentejano também concederam "apoios à economia local e às empresas, áreas vitais para o desenvolvimento da região", frisa a CIMAL, destacando entre as diversas medidas aprovadas o pagamento "a fornecedores, a isenção temporária do pagamento das tarifas fixas dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos, a isenção de pagamento de taxas referentes à ocupação do espaço público e publicidade de detentores de estabelecimentos comerciais, assim como de rendas de espaços situados em propriedade municipal".
"Tendo como prioridades a preservação de emprego e a protecção da capacidade produtiva das empresas, as autarquias estão a fazer um acompanhamento directo de apoio às micro, pequenas e médias empresas através de programas municipais, registando-se ainda a criação de mecanismos para melhor agilizar a concretização dos planos de investimentos para 2020 e anos seguintes", observa a CIMAL.
A Comunidade Intermunicipal garante ainda que, junto com os cinco municípios da região, "continuarão a acompanhar atentamente a evolução da mitigação da propagação da epidemia Covid-19, e a sua actuação terá sempre em linha de conta o bem-estar das populações e o desenvolvimento da região do Litoral Alentejano".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 10/07/2020
Autarca de Alcácer
reivindica obras
no IC1 e EN 253
O presidente da Câmara de Alcácer do Sal exige a reparação do troço do IC1 entre Palma e Alcácer do Sal, assim como o alargamento de bermas na EN 253 entre a Comporta e Alcácer do Sal "pela sua perigosidade".
07h00 - quinta, 09/07/2020
Centro Social do Torrão
apoiado pela Câmara
A Câmara de Alcácer do Sal formalizou na terça-feira, 7, a oferta de uma máquina de lavar roupa ao Centro Social e Paroquial do Torrão, equipamento fundamental na actividade prestada por esta IPSS à população da vila.
07h00 - terça, 07/07/2020
Voluntários apoiam
232 pessoas em Alcácer
O projecto de voluntariado "Nós por Alcácer", promovido desde Março, já apoiou apoiar 75 famílias carenciadas do concelho, num total de 347 visitas efectuadas e com dádivas que chegaram a 232 pessoas.
07h00 - sexta, 03/07/2020
Tapetes desinfectantes
nos edifícios do pré-escolar
em Alcácer do Sal
A Câmara de Alcácer do Sal colocou tapetes desinfectantes nos edifícios de ensino pré-escolar público do concelho, nomeadamente o Centro de Educação Pré-Escolar de Alcácer do Sal, o Centro Escolar da Comporta e o Centro Escolar do Torrão.
07h00 - quinta, 02/07/2020
Fábrica de máscaras
avança em Alcácer
A futura fábrica de máscaras tipo FPP2 para protecção da Covid-19 que está em instalação em Castelo de Arêz, no concelho de Alcácer do Sal, entrará em funcionamento em Agosto.

Data: 03/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial