08h00 - terça, 12/05/2020

Odemira com quatro nomeados
a "Maravilhas da Cultura Popular"

Odemira com quatro nomeados a "Maravilhas da Cultura Popular"

São quatro os patrimónios nomeados que o concelho de Odemira tem na edição das "7 Maravilhas-Cultura Popular", que vai decorrer neste ano de 2020. As candidaturas foram apresentadas pela Câmara Municipal, tendo sido nomeados o cante ao baldão acompanhado de viola campaniça (categoria "Músicas e Danças"), a viola campaniça ("Artefactos"), a pesca artesanal no Litoral Alentejano ("Rituais e Costumes") e a FACECO-Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira ("Festas e Feiras").
Em comunicado, a Câmara de Odemira explica que o objectivo das "7 Maravilhas da Cultura Popular" passa "por evidenciar a vivência e reconhecimento do património cultural material e imaterial do nosso país, destacando e promovendo as tradições de todas as regiões".
O concurso é organizado em sete categorias distintas ("Artesanato", "Lendas e Mitos", "Festas e Feiras", "Músicas e Danças", "Rituais e Costumes", "Procissões e Romarias", e "Artefactos"), sendo que a organização recebeu 504 candidaturas, avaliadas posteriormente pelo conselho científico, que atribuiu o selo a 471 nomeados.
Os resultados da avaliação serão conhecidos a 7 de Junho, com o painel de especialistas da iniciativa, composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, elegerá sete patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respectivas eliminatórias regionais.
Recorde-se que a participação de Odemira no concurso das "7 Maravilhas da Cultura Popular" segue-se às suas anteriores presenças nas "7 Maravilhas" (Maravilhas Naturais de Portugal, As Melhores Praias de Portugal, Aldeias de Portugal, 7 Maravilhas à Mesa, 7 Maravilhas Doces de Portugal), "que têm promovido o concelho de Odemira e o seu património natural e cultural a nível nacional e também internacional".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

09h00 - segunda, 25/05/2020
Freguesia
de São Luís sem
médico há meses
A Junta de Freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, está indignada pela falta de profissionais de saúde na Extensão de Saúde local, sendo que de momento a freguesia não conta com médico, enfermeiros ou sequer serviços administrativos.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Plataforma pelas Artes
nasce no concelho de Odemira
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.
08h00 - sexta, 22/05/2020
Vereadora Deolinda Seno Luís: "Era incompreensível Odemira não ter CLDS"
Em entrevista ao "SW" a vereadora Deolinda Seno Luís, responsável pelo pelouro da Intervenção Social na Câmara de Odemira, explica a importância de o concelho ter, pela primeira vez, um Contrato Local de Desenvolvimento Social no seu território.
08h00 - sexta, 22/05/2020
Odemira quer ter
idosos "mais activos"
Promover o "envelhecimento activo" e a "autonomia das pessoas idosas", assim como combater a solidão e o isolamento, são algumas das metas do "Geração Activa", projecto que arrancou no passado mês de Outubro e que é o primeiro Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) desenvolvido no concelho de Odemira.
08h00 - sexta, 22/05/2020
EB1 de Sabóia l
idera na reciclagem
A Escola Básica (EB) 1de Sabóia, no concelho de Odemira, lidera o top regional da iniciativa "Geração Depositrão", com mais de uma tonelada de eléctricos e electrónicos em fim de vida recolhidos.

Data: 22/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial