08h00 - terça, 12/05/2020

Odemira com quatro nomeados
a "Maravilhas da Cultura Popular"

Odemira com quatro nomeados a "Maravilhas da Cultura Popular"

São quatro os patrimónios nomeados que o concelho de Odemira tem na edição das "7 Maravilhas-Cultura Popular", que vai decorrer neste ano de 2020. As candidaturas foram apresentadas pela Câmara Municipal, tendo sido nomeados o cante ao baldão acompanhado de viola campaniça (categoria "Músicas e Danças"), a viola campaniça ("Artefactos"), a pesca artesanal no Litoral Alentejano ("Rituais e Costumes") e a FACECO-Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira ("Festas e Feiras").
Em comunicado, a Câmara de Odemira explica que o objectivo das "7 Maravilhas da Cultura Popular" passa "por evidenciar a vivência e reconhecimento do património cultural material e imaterial do nosso país, destacando e promovendo as tradições de todas as regiões".
O concurso é organizado em sete categorias distintas ("Artesanato", "Lendas e Mitos", "Festas e Feiras", "Músicas e Danças", "Rituais e Costumes", "Procissões e Romarias", e "Artefactos"), sendo que a organização recebeu 504 candidaturas, avaliadas posteriormente pelo conselho científico, que atribuiu o selo a 471 nomeados.
Os resultados da avaliação serão conhecidos a 7 de Junho, com o painel de especialistas da iniciativa, composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, elegerá sete patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respectivas eliminatórias regionais.
Recorde-se que a participação de Odemira no concurso das "7 Maravilhas da Cultura Popular" segue-se às suas anteriores presenças nas "7 Maravilhas" (Maravilhas Naturais de Portugal, As Melhores Praias de Portugal, Aldeias de Portugal, 7 Maravilhas à Mesa, 7 Maravilhas Doces de Portugal), "que têm promovido o concelho de Odemira e o seu património natural e cultural a nível nacional e também internacional".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 29/09/2020
Odemira aprova moção sobre
transportes escolares no concelho
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou na sexta-feira, 25, por unanimidade uma moção, apresentada pelos eleitos do PS, onde manifesta as suas preocupações relativamente ao transporte escolar no concelho no presente ano escolar de 2020-2021.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Assembleia Municipal
de Odemira aprova
moção sobre água
Os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira defendem que a Câmara de Odemira, "em articulação com os restantes municípios do país, deverá desenvolver de imediato esforços junto de quem de direito para que os municípios portugueses onde existam barragens de água para abastecimento público, regadio e outros fins devam fazer parte integrante dos órgãos de decisão de planeamento e gestão das respectivas bacias hidrográficas".
07h00 - segunda, 28/09/2020
Praia de Milfontes
eliminado da Taça
A formação do Praia de Milfontes disse adeus à edição de 2020-2021 da Taça de Portugal, após ter sido eliminada neste domingo, 27 de Setembro, na casa do Mineiro Aljustrelense.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Detidos por tráfico
de droga em Odemira
A GNR deteve na passada semana dois homens, um de 38 anos e outro de 58, por suspeitas do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira, adianta ao "SW" fonte oficial da Guarda.
07h00 - sexta, 25/09/2020
Trânsito cortado
por obras na ponte
metálica de Odemira
A empresa Infra-estruturas de Portugal (IP) tem a decorrer trabalhos de reparação na ponte metálica de Odemira, o que obrigará ao "corte integral da circulação" sobre o tabuleiro nas noites desta sexta-feira e sábado, 25 e 26, entre as 22h00 e as 7h00.

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial