08h00 - sexta, 22/05/2020

Odemira quer ter
idosos "mais activos"

Odemira quer ter idosos "mais activos"

Promover o "envelhecimento activo" e a "autonomia das pessoas idosas", assim como combater a solidão e o isolamento, são algumas das metas do "Geração Activa", projecto que arrancou no passado mês de Outubro e que é o primeiro Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) desenvolvido no concelho de Odemira. A iniciativa é fruto de uma candidatura da Câmara de Odemira ao programa CLDS 4G, do Instituto da Segurança Social, e tem como entidade coordenadora "no terreno" a cooperativa TAIPA.
"Era para nós – Câmara Municipal – incompreensível que Odemira nunca tivesse sido contemplada com a possibilidade de ser desenvolvida esta acção integrada promotora da coesão social e, por isso, muito pugnamos junto da tutela para que fosse possível", sublinha ao "SW" a vereadora Deolinda Seno Luís, responsável pelo pelouro da Intervenção Social.
O "Geração Activa" tem financiamento garantido através do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, estando prevista a sua duração até Setembro de 2022. Para coordenar a execução do projecto foi escolhida a TAIPA, o que para a vice-presidente da cooperativa representa "um desafio irrecusável e honroso". "Não só por estar em sintonia com a missão desta organização, como pelo reconhecimento da experiência de intervenção social e comunitária que [a TAIPA] tem no território há mais de 19 anos", observa Teresa Barradas.
Os CLDS visam dar resposta às necessidades e fragilidades de um território onde existam factores de risco de exclusão e/ou de desigualdade social em pelo menos uma das respectivas franjas populacionais, sendo que no território de Odemira o foco está nos mais idosos. "O envelhecimento aliado à baixa densidade populacional – com maior acentuação no interior deste concelho - conjugavam factores que se tornaram critérios relevantes para a existência de uma intervenção especializada: o isolamento e a solidão da população idosa", justifica Teresa Barradas.
Desta forma, o projecto delineado para o concelho de Odemira no âmbito do CLDS pretende ser uma "antítese ao paradigma associado à definição de população idosa", daí chamar-se "Geração Activa", continua a vice-presidente da TAIPA, acrescentando que o projecto prevê "o apoio à população idosa através de acções sócio-culturais promotoras de um envelhecimento activo, o desenvolvimento de actividades promotoras da autonomia das pessoas idosas, acções de combate à solidão e ao isolamento e a promoção do desenvolvimento de projectos de voluntariado vocacionados para o trabalho com populações envelhecidas".
O programa, "vocacionado exclusivamente para a população sénior, permitirá alicerçar um conjunto de iniciativas e de acções dirigidas à população idosa do concelho, que representa cerca de 26% da população total", reforça a vereadora. "O CLDS trará então uma diversidade de actividades pensadas para todo este tipo de tipologias de idosos residentes no concelho de Odemira", acrescenta Deolinda Seno Luís.

Sete actividades programadas
São sete as actividades que integram o plano de acção do CLDS em Odemira, a começar pela "Ativa.Idade", composta pela acções "CapacIdade", "AtivaMente & Assembleia Sénior", "AnimArte" e "Fora da Caixa".
O plano conta ainda com as acções "Passeios com História", que tem como objectivo levar a população idosa a quebrar a rotina através de passeios de autocarro organizados para diversos pontos do país, e "Aldeia ConVida", em que as pessoas idosas residentes nas freguesias se tornem nas "anfitriãs e animadoras" das suas aldeias, através da revitalização das tradições.
"Ninguém Está Só", que pretende proporcionar à população idosa que reside em pequenos aglomerados habitacionais geograficamente mais isolados uma melhor capacitação para o envelhecimento, é outra das acções previstas, assim como "Hoje Vamos Visitar", que tem como objectivo proporcionar visitas de voluntários/as à população idosa cujo estado de dependência, de mobilidade ou de isolamento geográfico não permita que beneficiem de uma interacção social desejável.
Outra das acções do projecto é a "Olá Avós", que tem como objectivo apoiar na criação de projectos de voluntariado pensados e executados pelas crianças e jovens do concelho. E há ainda a acção "Vizinhança Solidária", já a decorrer, que visa a criação de uma rede solidária de suporte informal à população idosa, com os vizinhos/as a serem desafiados "a desempenhar um papel de maior proximidade face aos idosos/as".
"Esta última actividade já se encontra no terreno desde meados de Março, em moldes diferentes do candidatado e, ainda que cumprindo o seu objectivo, fizeram-se as adaptações necessárias para, de forma mais eficaz, fazer face às necessidades sociais que emergiram no decorrer do quadro epidemiológico da pandemia por Covid-19. Pelo mesmo motivo, as restantes actividades cuja programação e articulação com os parceiros locais já estavam estabelecidas foram suspensas, sendo que as acções 'Ativa.Idades' e 'Olá Avós', que tinham actividade planeada para os meses de Março e Abril, foram adiadas", explica Teresa Barradas.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - domingo, 14/04/2024
Secretário-geral do
PCP almoça em Grândola
com militantes
O Pavilhão de Feiras de Grândola recebe neste domingo, 14, o almoço comemorativo dos 103 anos do PCP, que contará com a participação do secretário-geral do partido, Paulo Raimundo.
07h00 - quarta, 10/04/2024
Exposição em
Grândola evoca
central elétrica
"Central Elétrica de Grândola: História, Eletricidade e Tempo" é o título da exposição que está patente no Núcleo Museológico de São Pedro, na "vila morena".
15h58 - domingo, 07/04/2024
Quatro desaparecidos
em naufrágio na
zona de Tróia
Uma pessoa foi resgatada e quatro estão desaparecidas depois de a embarcação em que seguiam ter naufragado neste domingo, 7, na zona de Tróia, no concelho de Grândola.
07h00 - sexta, 05/04/2024
Pedro Jóia vai
cantar Zeca Afonso
em Grândola
O cineteatro Grandolense recebe esta sexta-feira, 5, pelas 21h30, o espetáculo "Pedro Jóia interpreta Zeca", integrado no programa das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril em Grândola.
07h00 - quinta, 28/03/2024
Exposição em Grândola
mostra oposição
estudantil à ditadura
"Há sempre alguém que diz não! – A oposição estudantil à ditadura no ensino secundário de Lisboa (1970-1974)" é o título da exposição que está patente em Grândola (Setúbal), até 27 de abril, divulgou a câmara.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial