08h00 - sexta, 22/05/2020

EB1 de Sabóia l
idera na reciclagem

EB1 de Sabóia l idera na reciclagem

A Escola Básica (EB) 1de Sabóia, no concelho de Odemira, lidera o top regional da iniciativa "Geração Depositrão", com mais de uma tonelada de eléctricos e electrónicos em fim de vida recolhidos.
Trata-se de uma iniciativa da ERP Portugal, em parceria com o Programa Eco-Escolas, a decorrer em todo o país há 12 anos consecutivos, sendo que a nível nacional, no ano lectivo de 2019-2020, já foram recolhidas mais de 112 toneladas de resíduos, das quais um valor superior a duas toneladas de pilhas usadas e as restantes de eléctricos e electrónicos em fim de vida.
Segundo a ERP Portugal, esta campanha visa incentivar a entrega de resíduos eléctricos e pilhas usadas nos estabelecimentos escolares e entidades locais, para garantir que os mesmos receberão o tratamento adequado, seguindo o seu trajecto até à fase da reciclagem. Neste sentido, serão distinguidas várias escolas com base nos volumes encaminhados para reciclagem.
Actualmente, o top 5 nacional é composto pelo Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Caminha (Viana do Castelo), Centro Escolar de Alcobaça (Leiria), EB1 de Cabanas de Tavira (Faro), Escola Secundária de Ponte de Sor (Portalegre) e EBI/S Cardeal Costa Nunes ( Açores). No seu conjunto, estas escolas somam 22,30% do total de resíduos recolhidos.
Já as escolas do distrito de Beja recolheram mais de uma tonelada de equipamentos eléctricos e electrónicos e pilhas em fim de vida, com a EB1 de Sabóia a liderar.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 26/05/2020
500 portáteis distribuídos
por alunos de Odemira
São 500 computadores portáteis e 280 routers que permitem o acesso à Internet: é este equipamento informático que a Câmara de Odemira vai distribuir pelos alunos do concelho, no sentido de assegurar que todos os jovens estudantes tenham à disposição as ferramentas necessárias para o ensino à distância.
09h00 - segunda, 25/05/2020
Freguesia
de São Luís sem
médico há meses
A Junta de Freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, está indignada pela falta de profissionais de saúde na Extensão de Saúde local, sendo que de momento a freguesia não conta com médico, enfermeiros ou sequer serviços administrativos.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Plataforma pelas Artes
nasce no concelho de Odemira
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.
08h00 - sexta, 22/05/2020
Vereadora Deolinda Seno Luís: "Era incompreensível Odemira não ter CLDS"
Em entrevista ao "SW" a vereadora Deolinda Seno Luís, responsável pelo pelouro da Intervenção Social na Câmara de Odemira, explica a importância de o concelho ter, pela primeira vez, um Contrato Local de Desenvolvimento Social no seu território.
08h00 - sexta, 22/05/2020
Odemira quer ter
idosos "mais activos"
Promover o "envelhecimento activo" e a "autonomia das pessoas idosas", assim como combater a solidão e o isolamento, são algumas das metas do "Geração Activa", projecto que arrancou no passado mês de Outubro e que é o primeiro Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) desenvolvido no concelho de Odemira.

Data: 22/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial