07h00 - terça, 26/05/2020

500 portáteis distribuídos
por alunos de Odemira

500 portáteis distribuídos por alunos de Odemira

São 500 computadores portáteis e 280 routers que permitem o acesso à Internet: é este equipamento informático que a Câmara de Odemira vai distribuir pelos alunos do concelho, no sentido de assegurar que todos os jovens estudantes tenham à disposição as ferramentas necessárias para o ensino à distância.
Este material informático foi adquirido no âmbito do programa municipal OdeTe – Odemira Território Educativo, que conta com financiamento do Alentejo 2020/ Fundo Social Europeu, através da candidatura aprovada para a "Promoção do Sucesso Escolar", sendo que os equipamentos serão entregues aos jovens, a título de empréstimo, num processo que decorrerá "em articulação" com os cinco agrupamentos de escolas e as escolas não agrupadas do concelho.
Este investimento "traduz a relevância estratégica que a Educação assume na politica municipal do actual executivo e traduz verdadeiramente um investimento na participação e na capacitação das crianças e jovens do concelho de Odemira, na sua formação e construção do projecto de vida, garantindo a equidade a todos e o igual acesso de oportunidades", justifica a vereadora responsável pela Educação na Câmara de Odemira.
Em declarações ao "SW", Deolinda Seno Luís lembra que o OdeTe "é um caminho iniciado há cerca de 10 anos, com a ambição de que a Educação em Odemira contribuísse de forma pensada e intencional para a construção de cidadãos criativos, críticos e reflexivos, aliada a uma sólida formação académica" e "permitindo fornecer ferramentas que potenciem os odemirenses que estamos a formar como aprendentes ao longo da vida".
Neste trabalho, que une os diversos agentes ligados ao sector, a vereadora garante que o investimento nas novas tecnologias "estava já há muito desenhado" pela Câmara Municipal, por forma a permitir que as salas de aula se tornassem "mais dinâmicas e interactivas com o mundo, permitindo aprendizagens em tempo real, mais atractivas, desafiantes e inspiradoras". "O desafio colocado pela actual pandemia apenas veio acelerar esta intenção", acrescenta.
Segundo Deolinda Seno Luís, os equipamentos informáticos agora adquiridos e em fase de entrega "serão objecto de inventariação enquanto bens móveis municipais e serão entregues, a título de empréstimo, aos encarregados de educação dos alunos previamente elencados como não tendo acesso às tecnologias da informação neste novo modelo de ensino não presencial", estando prevista a sua devolução no final do ano lectivo ou após a realização dos exames nacionais para os alunos do Secundário ou das provas de aptidão profissional no caso dos alunos do ensino profissional.
"Futuramente, estes equipamentos terão uma tripla finalidade: voltarem a servir o ensino à distância, caso a evolução da epidemia no próximo ano lectivo infelizmente não permita garantir o normal ensino presencial, apetrechar as salas de aula do concelho com recursos informáticos e a sua utilização recorrente nas práticas pedagógicas e, finalmente, garantir o fornecimento e a disponibilização de equipamento informático em número e actual às comunidades escolares, no âmbito da futura assunção de responsabilidades camarárias associado ao processo de transferência de competências que se aproxima", revela a autarca odemirense.
Deolinda Seno Luís refere ainda que, a par da aquisição de hardware, "foi igualmente adquirido um software que permitirá a flexibilização do currículo e a incorporação de conteúdos relacionados com a nossa dimensão territorial, proporcionando de forma interactiva, motivadora e divertida a aprendizagem de conteúdos e o desenvolvimento de competências nas áreas da cidadania, da história, da cultura e do património artístico e natural do concelho de Odemira".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 10/07/2020
1ª Divisão de Beja terá
novo modelo em 21-22
A partir da temporada de 2021-2022 o campeonato distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Beja (AFBeja) contará com a participação de apenas 12 equipas e será disputado em duas fases.
07h00 - quarta, 08/07/2020
Odemira na final
regional das "7 Maravilhas
da Cultura Popular"
A vila de Cuba recebe nesta quarta-feira, 8, a final regional do distrito de Beja das "7 Maravilhas da Cultura Popular", que será transmitida em directo pela RTP ao longo do dia a partir do Parque Manuel de Castro.
07h00 - quarta, 08/07/2020
Câmara de Odemira
renova frota de
recolha de resíduos
A Câmara de Odemira está a renovar a sua frota de viaturas de recolha indiferenciada de resíduos urbanos, sendo que desde o início de Julho já conta com quatro novas viaturas.
07h00 - quarta, 08/07/2020
Movimento "Juntos pelo
Sudoeste" lança vídeo
O movimento "Juntos pelo Sudoeste" lançou nesta terça-feira, 7, um vídeo sobre "a progressão descontrolada da agricultura intensiva sob plástico no Sudoeste Alentejano".
07h00 - segunda, 06/07/2020
Marginal de Milfontes
já reabriu ao trânsito
Já reabriu à circulação automóvel a avenida marginal de Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, depois das obras de requalificação efectuadas no âmbito do programa Polis Sudoeste.

Data: 03/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial