07h00 - terça, 30/06/2020

Obras de modernização
da linha ferroviária
de Sines avançam

Obras de modernização da linha ferroviária de Sines avançam

A empresa Infra-estruturas de Portugal (IP) publicou nesta segunda-feira, 29, em Diário da República, dois concursos públicos de investimento na modernização da linha ferroviária de Sines, de ligação entre Sines e a Linha do Sul.
De acordo com a IP, um dos concursos "visa a contratação da empreitada de modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul, num investimento estimado em 33,6 milhões de euros que tem como principais objectivos eliminar os actuais constrangimentos de capacidade e potenciar as condições de exploração e de segurança na Linha de Sines".
Desta forma, acrescenta a mesma fonte, "a empreitada consiste na modernização do actual canal ferroviário da Linha de Sines", no troço entre Ermidas-Sado e Sines, englobando, entre outros, trabalhos de via férrea, terraplenagem, drenagem, obras de arte correntes e construção de uma nova estação técnica.
A IP revela que no âmbito da presente empreitada está igualmente prevista "a substituição integral da super-estrutura de via com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1, uma nova estação técnica ao km 141 e a alteração do layout da estação de São Bartolomeu da Serra, por forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e optimização das condições de exploração".
A par disto, "prevê-se igualmente a supressão das passagens de nível da Abela (EN 390) e da sub-estação de Santiago do Cacém (EN 121), aos kms 143+904 e 153+022, respectivamente, com a construção de obras de arte correntes e restabelecimentos".
Foi também publicado em Diário da República o concurso para a contratação dos serviços de fiscalização, coordenação de segurança em obra e gestão técnica das empreitadas de Modernização da Ligação Ferroviária entre Sines e a Linha do Sul, no valor de seis milhões de euros.
"Trata-se de uma contratação complementar para a realização de serviços de acompanhamento, imprescindíveis para garantir a boa execução dos trabalhos desenvolvidos na empreitada de modernização", justifica a IP.
Recorde-se que o projecto global da "Ligação Ferroviária Sines-Elvas", inserida no Corredor Atlântico das Redes Trans-europeias de Transportes (TEN-T), tem por objectivo "modernizar a infra-estrutura ferroviária existente, e, após a construção do troço Évora-Elvas, estabelecer uma ligação directa entre Sines e Badajoz em oposição ao trajecto actual".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 10/07/2020
1ª Divisão de Beja terá
novo modelo em 21-22
A partir da temporada de 2021-2022 o campeonato distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Beja (AFBeja) contará com a participação de apenas 12 equipas e será disputado em duas fases.
07h00 - quarta, 08/07/2020
Odemira na final
regional das "7 Maravilhas
da Cultura Popular"
A vila de Cuba recebe nesta quarta-feira, 8, a final regional do distrito de Beja das "7 Maravilhas da Cultura Popular", que será transmitida em directo pela RTP ao longo do dia a partir do Parque Manuel de Castro.
07h00 - quarta, 08/07/2020
Câmara de Odemira
renova frota de
recolha de resíduos
A Câmara de Odemira está a renovar a sua frota de viaturas de recolha indiferenciada de resíduos urbanos, sendo que desde o início de Julho já conta com quatro novas viaturas.
07h00 - quarta, 08/07/2020
Movimento "Juntos pelo
Sudoeste" lança vídeo
O movimento "Juntos pelo Sudoeste" lançou nesta terça-feira, 7, um vídeo sobre "a progressão descontrolada da agricultura intensiva sob plástico no Sudoeste Alentejano".
07h00 - segunda, 06/07/2020
Marginal de Milfontes
já reabriu ao trânsito
Já reabriu à circulação automóvel a avenida marginal de Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, depois das obras de requalificação efectuadas no âmbito do programa Polis Sudoeste.

Data: 03/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial