07h00 - terça, 30/06/2020

Obras de modernização
da linha ferroviária
de Sines avançam

Obras de modernização da linha ferroviária de Sines avançam

A empresa Infra-estruturas de Portugal (IP) publicou nesta segunda-feira, 29, em Diário da República, dois concursos públicos de investimento na modernização da linha ferroviária de Sines, de ligação entre Sines e a Linha do Sul.
De acordo com a IP, um dos concursos "visa a contratação da empreitada de modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul, num investimento estimado em 33,6 milhões de euros que tem como principais objectivos eliminar os actuais constrangimentos de capacidade e potenciar as condições de exploração e de segurança na Linha de Sines".
Desta forma, acrescenta a mesma fonte, "a empreitada consiste na modernização do actual canal ferroviário da Linha de Sines", no troço entre Ermidas-Sado e Sines, englobando, entre outros, trabalhos de via férrea, terraplenagem, drenagem, obras de arte correntes e construção de uma nova estação técnica.
A IP revela que no âmbito da presente empreitada está igualmente prevista "a substituição integral da super-estrutura de via com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1, uma nova estação técnica ao km 141 e a alteração do layout da estação de São Bartolomeu da Serra, por forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e optimização das condições de exploração".
A par disto, "prevê-se igualmente a supressão das passagens de nível da Abela (EN 390) e da sub-estação de Santiago do Cacém (EN 121), aos kms 143+904 e 153+022, respectivamente, com a construção de obras de arte correntes e restabelecimentos".
Foi também publicado em Diário da República o concurso para a contratação dos serviços de fiscalização, coordenação de segurança em obra e gestão técnica das empreitadas de Modernização da Ligação Ferroviária entre Sines e a Linha do Sul, no valor de seis milhões de euros.
"Trata-se de uma contratação complementar para a realização de serviços de acompanhamento, imprescindíveis para garantir a boa execução dos trabalhos desenvolvidos na empreitada de modernização", justifica a IP.
Recorde-se que o projecto global da "Ligação Ferroviária Sines-Elvas", inserida no Corredor Atlântico das Redes Trans-europeias de Transportes (TEN-T), tem por objectivo "modernizar a infra-estrutura ferroviária existente, e, após a construção do troço Évora-Elvas, estabelecer uma ligação directa entre Sines e Badajoz em oposição ao trajecto actual".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 29/09/2020
Odemira aprova moção sobre
transportes escolares no concelho
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou na sexta-feira, 25, por unanimidade uma moção, apresentada pelos eleitos do PS, onde manifesta as suas preocupações relativamente ao transporte escolar no concelho no presente ano escolar de 2020-2021.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Assembleia Municipal
de Odemira aprova
moção sobre água
Os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira defendem que a Câmara de Odemira, "em articulação com os restantes municípios do país, deverá desenvolver de imediato esforços junto de quem de direito para que os municípios portugueses onde existam barragens de água para abastecimento público, regadio e outros fins devam fazer parte integrante dos órgãos de decisão de planeamento e gestão das respectivas bacias hidrográficas".
07h00 - segunda, 28/09/2020
Praia de Milfontes
eliminado da Taça
A formação do Praia de Milfontes disse adeus à edição de 2020-2021 da Taça de Portugal, após ter sido eliminada neste domingo, 27 de Setembro, na casa do Mineiro Aljustrelense.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Detidos por tráfico
de droga em Odemira
A GNR deteve na passada semana dois homens, um de 38 anos e outro de 58, por suspeitas do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira, adianta ao "SW" fonte oficial da Guarda.
07h00 - sexta, 25/09/2020
Trânsito cortado
por obras na ponte
metálica de Odemira
A empresa Infra-estruturas de Portugal (IP) tem a decorrer trabalhos de reparação na ponte metálica de Odemira, o que obrigará ao "corte integral da circulação" sobre o tabuleiro nas noites desta sexta-feira e sábado, 25 e 26, entre as 22h00 e as 7h00.

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial