07h00 - quinta, 09/07/2020

Sines: Cabo submarino é projecto
de "Relevante Interesse Municipal"

Sines: Cabo submarino é projecto de "Relevante Interesse Municipal"

A Câmara e a Assembleia Municipal de Sines atribuíram ao cabo submarino do consórcio EllaLink, que fará a primeira ligação directa em fibra óptica entre o Brasil e a Europa, a declaração de "Projecto de Relevante Interesse Municipal".
Ao declarar o projecto como sendo de "Relevante Interesse Municipal", a autarquia siniense afirma a expectativa de que a entrada do cabo em Sines "contribua significativamente para a diversificação económica local e se traduza num novo hub nacional/ ibérico de âmbito tecnológico e no domínio das telecomunicações", justifica o presidente Nuno Mascarenhas.
Nesse sentido, foi criado o Sines TECH-Innovation & Data Center Hub, espaço para acolhimento de empresas de base tecnológica, integrado na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), gerido pela aicep Global Parques.
Neste espaço, começou a ser construída em Março a estação de recepção do cabo, a que ficará associado um centro de processamento de dados.
De acordo com a declaração agora aprovada, este projecto configura "um dos maiores contributos para a diversificação da economia local e regional, criando uma nova abertura da economia de Sines ao exterior, a novos sectores e mercados".
A autarquia antevê igualmente que o projecto traga também "um maior fluxo de quadros e que estes investimentos possam criar mais emprego e mais qualificado, aumentando ainda a atractividade do território para novos residentes"
Recorde-se que o cabo transatlântico EllaLink tem uma extensão de 10.119 quilómetros e ligará Fortaleza (Brasil) a Sines (Portugal), passando pelos arquipélagos de Cabo Verde e da Madeira, oferecendo uma capacidade de transmissão de dados de 72 terabits por segundo, com baixa latência.
A instalação do cabo faz ainda parte do projecto "Bella-Building the Europe Link to Latin America", que agrega as redes de ciência europeia (GÉANT) e sul-americana (Rede Clara) e visa disponibilizar conectividade a instituições de ensino e centros de pesquisa científica entre a Europa e a América Latina.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 06/08/2020
Sines: Senhora das Salas
celebrada sem procissões
A tradicional Festa da Nossa Senhora das Salas, em Sines, não contará este ano com as habituais procissões de noite, a 14 de Agosto, e de tarde, a 15 de Agosto, adianta a Câmara Municipal local.
07h00 - quarta, 05/08/2020
Sines reforça apoios
a IPSS's e aos clubes
A Câmara de Sines aprovou no final da passada semana, em reunião do executivo, um reforço aos apoios concedidos às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) que mantiveram a sua actividade durante o período da pandemia, assim como o aumento dos apoios concedidos ao associativismo desportivo relativos à época de 2019-2020.
07h00 - terça, 04/08/2020
Porto de Sines resiste
às quebras do mercado
O Porto de Sines conseguiu resistir à tendência de quebras acentuadas na movimentação de contentores a nível global, com uma diminuição acumulada de apenas dois por cento nos primeiros seis meses deste ano.
07h00 - sexta, 31/07/2020
Sines pode receber
"cluster" de hidrogénio
As portuguesas EDP, Galp, Martifer e REN e a dinamarquesa Vestas criaram um consórcio para avaliar a viabilidade do projecto "H2 Sines", que visa implementar um cluster industrial de produção de hidrogénio verde com base em Sines.
07h00 - quinta, 30/07/2020
Ordem dos Arquitectos
já tem secção no Alentejo
A arquitecta Cláudia Gaspar, que tem atelier em Santiago do Cacém, assumiu na passada semana, a 23 de Julho, a presidência da recém-criada Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitectos (SRAOA) para o triénio 2020-2022.

Data: 31/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial