07h00 - quarta, 22/07/2020

Câmara de Santiago elogia
traçado da Linha do Sul

Câmara de Santiago elogia traçado da Linha do Sul

A Câmara de Santiago do Cacém elogia a decisão da empresa Infra-estruturas de Portugal de ter contemplado, no projecto de modernização da ligação ferroviária à Linha do Sul, a proposta do traçado que tem sido defendido pela autarquia. Trata-se de um investimento de quase 40 milhões de euros que, segundo o presidente da Câmara Municipal, é "de grande importância para o concelho e para a região, sendo que vai potenciar o seu crescimento económico, sem esquecer que já devia ter acontecido há muito tempo".
Na opinião de Álvaro Beijinha, é igualmente importante "ter sido contemplado o traçado" que a autarquia defende "há mais de dez anos", uma vez que a empreitada prevê agora a modernização do actual canal ferroviário da Linha de Sines, no troço entre Ermidas-Sado e Sines.
O projecto prevê, também, a substituição integral da "super-estrutura de via", uma nova "estação técnica ao km 141 e a alteração do layout da estação de São Bartolomeu da Serra" que irá permitir o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e a optimização das condições de funcionamento e exploração desta linha férrea.
Serão ainda suprimidas as passagens de nível da Abela (na EN 390) e da sub-estação de Santiago do Cacém (EN 121), com a construção de "obras de arte correntes e restabelecimentos".
Segundo o edil, a proposta inicial do Governo previa "uma ligação directa a Grândola que iria atravessar uma área de montado, ambientalmente importante, e dividir as cidades de Santiago do Cacém e de Santo André, passava junto do Hospital do Litoral Alentejano e do Badoca Safari Park e iria abandonar a ligação a Ermidas-Sado".
"Agora queremos que a obra se inicie e se conclua o mais rapidamente possível, para que esta oportunidade não se perca e que finalmente se possa dar mais força a toda esta região", conclui o presidente da Câmara de Santiago do Cacém.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 06/08/2020
Vestígios arqueológicos
descobertos em Alvalade
A Câmara de Santiago do Cacém vai estudar os vestígios arqueológicos que foram encontrados e colocados a descoberto em várias ruas de Alvalade, no decorrer das obras de requalificação do centro histórico daquela vila.
07h00 - quinta, 06/08/2020
U. Santiago garante
12 reforços para 20-21
A formação do União de Santiago (Santiago do Cacém) já garantiu um total de 12 reforços para a época de 2020-2021, onde irá participar no campeonato distrital da 1ª divisão de Setúbal.
07h00 - quarta, 05/08/2020
Santiago do Cacém com
mais bolsas de estudo
A Câmara de Santiago do Cacém decidiu aumentar o número de bolsas de estudo para o Ensino Superior a atribuir em 2020-2021, devido ao agravamento da situação financeira de muitas famílias em virtude da pandemia de Covid-19.
07h00 - quinta, 30/07/2020
Autarcas visitaram
bombeiros de Santiago
Os presidentes da Câmara de Santiago do Cacém e da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, reuniram no início da semana com a nova comissão administrativa dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém.
07h00 - quarta, 29/07/2020
Bombeiros de Santiago
recebem material de
protecção e higienização
A Câmara de Santiago do Cacém entregou na segunda-feira, 27, material de protecção individual e de higienização de mãos às quatro corporações de bombeiros do concelho.

Data: 31/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial