07h00 - quarta, 22/07/2020

Câmara de Santiago elogia
traçado da Linha do Sul

Câmara de Santiago elogia traçado da Linha do Sul

A Câmara de Santiago do Cacém elogia a decisão da empresa Infra-estruturas de Portugal de ter contemplado, no projecto de modernização da ligação ferroviária à Linha do Sul, a proposta do traçado que tem sido defendido pela autarquia. Trata-se de um investimento de quase 40 milhões de euros que, segundo o presidente da Câmara Municipal, é "de grande importância para o concelho e para a região, sendo que vai potenciar o seu crescimento económico, sem esquecer que já devia ter acontecido há muito tempo".
Na opinião de Álvaro Beijinha, é igualmente importante "ter sido contemplado o traçado" que a autarquia defende "há mais de dez anos", uma vez que a empreitada prevê agora a modernização do actual canal ferroviário da Linha de Sines, no troço entre Ermidas-Sado e Sines.
O projecto prevê, também, a substituição integral da "super-estrutura de via", uma nova "estação técnica ao km 141 e a alteração do layout da estação de São Bartolomeu da Serra" que irá permitir o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e a optimização das condições de funcionamento e exploração desta linha férrea.
Serão ainda suprimidas as passagens de nível da Abela (na EN 390) e da sub-estação de Santiago do Cacém (EN 121), com a construção de "obras de arte correntes e restabelecimentos".
Segundo o edil, a proposta inicial do Governo previa "uma ligação directa a Grândola que iria atravessar uma área de montado, ambientalmente importante, e dividir as cidades de Santiago do Cacém e de Santo André, passava junto do Hospital do Litoral Alentejano e do Badoca Safari Park e iria abandonar a ligação a Ermidas-Sado".
"Agora queremos que a obra se inicie e se conclua o mais rapidamente possível, para que esta oportunidade não se perca e que finalmente se possa dar mais força a toda esta região", conclui o presidente da Câmara de Santiago do Cacém.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 15/01/2021
CM Santiago cancela
Festival da Enguia
A Câmara de Santiago do Cacém anunciou esta quinta-feira, 14, o cancelamento do Festival da Enguia da Lagoa de Santo André nas datas previstas, de 29 de Janeiro a 14 de Fevereiro, devido à situação de confinamento geral decretado pelo Governo.
07h00 - quarta, 13/01/2021
Exposição de fotografia
em Santiago do Cacém
O Auditório Municipal António Chaínho, em Santiago do Cacém, tem patente até final de Fevereiro a exposição de fotografia "10 anos, 120 retratos", da autoria de Duarte Gonçalves.
07h00 - quarta, 13/01/2021
Hospital do Litoral Alentejano
vai construir nova farmácia
A administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) assinou na segunda-feira, 11, o auto de consignação das obras de construção de uma nova farmácia no Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém.
08h00 - terça, 12/01/2021
Águas de Santo André
coopera com a Quercus
A empresa Águas de Santo André (AdSA) assina esta terça-feira, 12, um protocolo de cooperação com a associação ambientalista Quercus que visa o reforço "dos valores da sustentabilidade ambiental na comunidade".
09h00 - segunda, 11/01/2021
Câmara de Santiago
doa produtos alimentares
A Câmara de Santiago do Cacém entregou às conferências vicentinas de São Tiago e de São João de Deus, da Paróquia de Santiago do Cacém, produtos alimentares, como bacalhau, queijos e azeite da região, para as famílias necessitadas.

Data: 15/01/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial