07h00 - sexta, 24/07/2020

Autarca de Alcácer do Sal exige
retirada de madeira contaminada

Autarca de Alcácer do Sal exige retirada de madeira contaminada

O presidente da Câmara de Alcácer do Sal exige que a Sonae Indústria retire imediatamente a madeira contaminada que tem instalada num terreno localizado no concelho.
Vítor Proença visitou nesta quinta-feira, 23, o local, na Avenida José Saramago, no qual estão instaladas mais de 16 mil toneladas de madeira, alguma dela contaminada com uma praga que alastrou já a terrenos contíguos.
"Esta instalação, da responsabilidade da Sonae Indústria, representa um risco considerável devido à carga térmica existente, à proximidade de áreas de pinhal denso e, sobretudo, de habitações e comércio, com os bairros de São João e Olival Queimado a distarem menos de 200 metros do referido local", alerta o autarca.
Vítor Proença, que reuniu no local com responsáveis pela Sonae Indústria, diz ainda que "além de não ter entrado nos serviços municipais da autarquia qualquer pedido de licenciamento/autorização para este parque de madeiras, verifica-se que, no local, não existe qualquer tipo de equipamentos de intervenção de combate a incêndios, como, por exemplo, a rede de água de combate a incêndios".
Além do mais, acrescenta, não só se está na presença de uma "gigantesca carga combustível, com milhares de toneladas de madeira praticamente desprovida de humidade, mas também por uma praga trazida por uma das cargas feitas pela empresa, que já alastrou inclusive às árvores dos terrenos adjacentes".
Entretanto, revela a autarquia, "devido à pressão do Município de Alcácer do Sal, a Sonae já começou a retirar alguma da madeira presente no local, sendo que a empresa entrou já em contacto com os proprietários dos terrenos circundantes para os ressarcir relativamente aos efeitos da praga, que afecta sobretudo a casca e a copa das árvores, levando à sua morte passados poucos dias".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 13/01/2021
Avançam obras nas
piscinas de Alcácer
Foi assinado no final da passada semana o contrato referente à empreitada de adaptação e criação de novas funcionalidade na piscina coberta de Alcácer do Sal, investimento da Câmara Municipal avaliado em pouco mais de 491 mil euros.
09h00 - segunda, 11/01/2021
Comissão de Emergência e Protecção
Civil de Alcácer do Sal reuniu
Os membros da Comissão Municipal de Emergência e Protecção Civil de Alcácer do Sal consideram ser necessário "haver um maior civismo e cumprimento das recomendações da Direcção Geral da Saúde pelos cidadãos".
07h00 - sexta, 08/01/2021
GNR tem novo comandante
em Alcácer e Grândola
O capitão Dinarte Santos é o novo comandante do Destacamento de Alcácer do Sal e Grândola da Guarda Nacional Republicana (GNR).
08h00 - quarta, 06/01/2021
Alcácer do Sal com 80
casos activos de Covid-19
O concelho de Alcácer do Sal regista actualmente um total de 80 casos positivos activos de Covid-19, sendo igualmente o município que apresenta maior número de internados em todo o Litoral Alentejano.
08h00 - quinta, 31/12/2020
Actividades para
crianças em Alcácer
A Câmara de Alcácer do Sal e o Agrupamento de Escolas local promoveram, entre os dias 21 a 30 de Dezembro, diversas iniciativas para ocupar "de forma educativa e salutar" cerca de 150 crianças durante as férias escolares do Natal.

Data: 15/01/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial