07h00 - sexta, 24/07/2020

Autarca de Alcácer do Sal exige
retirada de madeira contaminada

Autarca de Alcácer do Sal exige retirada de madeira contaminada

O presidente da Câmara de Alcácer do Sal exige que a Sonae Indústria retire imediatamente a madeira contaminada que tem instalada num terreno localizado no concelho.
Vítor Proença visitou nesta quinta-feira, 23, o local, na Avenida José Saramago, no qual estão instaladas mais de 16 mil toneladas de madeira, alguma dela contaminada com uma praga que alastrou já a terrenos contíguos.
"Esta instalação, da responsabilidade da Sonae Indústria, representa um risco considerável devido à carga térmica existente, à proximidade de áreas de pinhal denso e, sobretudo, de habitações e comércio, com os bairros de São João e Olival Queimado a distarem menos de 200 metros do referido local", alerta o autarca.
Vítor Proença, que reuniu no local com responsáveis pela Sonae Indústria, diz ainda que "além de não ter entrado nos serviços municipais da autarquia qualquer pedido de licenciamento/autorização para este parque de madeiras, verifica-se que, no local, não existe qualquer tipo de equipamentos de intervenção de combate a incêndios, como, por exemplo, a rede de água de combate a incêndios".
Além do mais, acrescenta, não só se está na presença de uma "gigantesca carga combustível, com milhares de toneladas de madeira praticamente desprovida de humidade, mas também por uma praga trazida por uma das cargas feitas pela empresa, que já alastrou inclusive às árvores dos terrenos adjacentes".
Entretanto, revela a autarquia, "devido à pressão do Município de Alcácer do Sal, a Sonae já começou a retirar alguma da madeira presente no local, sendo que a empresa entrou já em contacto com os proprietários dos terrenos circundantes para os ressarcir relativamente aos efeitos da praga, que afecta sobretudo a casca e a copa das árvores, levando à sua morte passados poucos dias".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 29/07/2020
Tarifa Social da Água beneficia
818 pessoas em Alcácer do Sal
A Câmara de Alcácer do Sal aderiu ao Regime de Atribuição de Tarifa Social da Água, medida que apoia já um total de 818 pessoas e que foi aprovada no final de Junho, em sessão da Assembleia Municipal local.
07h00 - terça, 28/07/2020
Museus de Alcácer
com selo "Clean & Safe"
O Museu Municipal Pedro Nunes, a Cripta Arqueológica do castelo de Alcácer do Sal e o Museu Etnográfico do Torrão receberam, na passada semana, a atribuição do selo "Clean & Safe".
07h00 - segunda, 27/07/2020
Alcácer produz
cevada para cerveja
A empresa Central de Cervejas, proprietária da marca Sagres, vai contar com uma área de 100 hectares de cevada dística no concelho de Alcácer do Sal, distribuídos por três produtores agrícolas e uma estimativa de produção anual total de 300 toneladas de cevada dística.
07h00 - quarta, 22/07/2020
"Revive Natureza"
apresentado em Alcácer
O Auditório Municipal de Alcácer do Sal recebeu na manhã desta terça-feira, 21 de Julho, a apresentação pública do programa nacional "Revive Natureza" e o lançamento dos respectivos concursos.
07h00 - terça, 21/07/2020
Programa "Revive Natureza"
apresentado em Alcácer do Sal
O Auditório Municipal de Alcácer do Sal recebe nesta terça-feira, 21, a cerimónia de lançamento nacional do programa "Revive Natureza", um fundo que pretende servir de motor à dinamização local através da requalificação de imóveis públicos devolutos.

Data: 31/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial