A arquitecta Cláudia Gaspar, que tem atelier em Santiago do Cacém, assumiu na passada semana, a 23 de Julho, a presidência da recém-criada Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitectos (SRAOA) para o triénio 2020-2022.
A tomada de posse dos novos órgãos sociais da SRAOAteve lugar no Forte da Ilha do Pessegueiro, em Porto Covo, e ao lado de Cláudia Gaspar no conselho directivo regional surgem ainda os arquitectos Nelson Rosmaninho (vice-presidente), Elsa Barrelas, Nuno Santana, Cláudia Petronila (todos vogais) e Luís Serrano (suplente).
A Assembleia Regional é presidida por Fátima Matos, tendo como vogais Martin Trueb e Graça Faísca. Já o conselho de disciplina tem como presidente Henrique Schreck, sendo vogais Carolina Matos, Carlos Baioneta de Almeida, Telma Félix e João Pires.
"Nos próximos três anos, em nome de todos os arquitectos, iremos trabalhar no Alentejo, em prol de uma maior proximidade e comunicação entre os vários intervenientes do processo de construção da paisagem: os arquitectos, as diferentes instituições e a sociedade", referiu Cláudia Gaspar na cerimónia.
Licenciada em Arquitectura pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Cláudia Gaspar é igualmente doutorada em Arquitectura pela Universidade de Évora e mestre em Arquitectura e Cultura Urbana pela Universitat Politècnica da Catalunya/ Centre de Cultura Contemporànea de Barcelona (Espanha).
Cláudia Gaspar tem atelier próprio em Santiago do Cacém desde 2019, depois de em 2011 ter criado em Lisboa o atelier Loja da Arquitectura. Também já colaborou com ateliers em Milão (Itália), Amesterdão (Holanda) e Barcelona (Espanha).