07h00 - segunda, 03/08/2020

Odemira exige obras
nas estradas do concelho

Odemira exige obras nas estradas do concelho

A Assembleia Municipal de Odemira aprovou, por unanimidade, uma recordatória apresentada pelos eleitos do PS sobre o mau estado das estradas nacionais no concelho, exigindo uma intervenção na mesma. No documento, os elementos da Assembleia Municipal manifestam "o seu desagrado pela falta de compromisso e pela evolução no sentido negativo, que se traduz na continuada degradação de algumas das vias que compõem a rede viária nacional" que serve o concelho.
"Tal desagrado resulta, sobretudo, pelo facto de terem passado dois anos desde a data em que foi debatido e apresentado neste órgão um conjunto de problemas detectados em troços que careciam de intervenção urgente, o que foi minuciosamente reportado (inclusive com relatório fotográfico) a diversas entidades", acrescenta a recordatória.
O documento recorda ainda que o concelho de Odemira "não dispõe de qualquer ligação em troços de auto-estrada, IP e/ou IC", sendo atravessado pelas estradas nacionais 120 (Lisboa-Lagos) e 263 (Beja-Odemira).
Ao todo, continua o documento, no concelho existem "aproximadamente 176 quilómetros" de estradas nacionais, nomeadamente a EN 120 (48 kms)-São Luís, Odemira e São Teotónio; a EN 123 (39 kms)-São Martinho das Amoreiras, Luzianes-Gare e Odemira; a EN 263 (18 kms)-IC1, Relíquias e Odemira; a EN 266 (25 kms)-EN 123, Luzianes-Gare, Santa Clara-a-Velha, e Nave Redonda (Sabóia); a EN 389 (17 kms)-Garvão (concelho de Ourique), Santa Luzia, Colos e Cercal do Alentejo; a EN 390 (9 kms)-ligação Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo; e a EN 393 (21 kms)-Vila Nova de Milfontes e Odemira.
Por tudo isto, e apesar de conhecerem "os actuais constrangimentos à luz do quadro comunitário vigente relativamente a financiamento para a conservação da rede viária", os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira exigem que haja uma "manutenção das estradas nacionais existentes [no concelho] e que estejam reunidas as condições básicas de circulação".
"Face ao exposto e, apesar da lista de reivindicações estar menos extensa que a apresentada em 2018, a necessidade de intervenção nestas vias impera e o território de Odemira, que tanto impacto tem no PIB nacional, tem que ser olhado de forma estratégica por quem gere as infra-estruturas e economia deste país, tomando medidas de priorização de projectos e investimentos em matéria de acessibilidades", conclui a recordatória aprovada pela Assembleia Municipal de Odemira.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 28/09/2020
Assembleia Municipal
de Odemira aprova
moção sobre água
Os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira defendem que a Câmara de Odemira, "em articulação com os restantes municípios do país, deverá desenvolver de imediato esforços junto de quem de direito para que os municípios portugueses onde existam barragens de água para abastecimento público, regadio e outros fins devam fazer parte integrante dos órgãos de decisão de planeamento e gestão das respectivas bacias hidrográficas".
07h00 - segunda, 28/09/2020
Praia de Milfontes
eliminado da Taça
A formação do Praia de Milfontes disse adeus à edição de 2020-2021 da Taça de Portugal, após ter sido eliminada neste domingo, 27 de Setembro, na casa do Mineiro Aljustrelense.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Detidos por tráfico
de droga em Odemira
A GNR deteve na passada semana dois homens, um de 38 anos e outro de 58, por suspeitas do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira, adianta ao "SW" fonte oficial da Guarda.
07h00 - sexta, 25/09/2020
Trânsito cortado
por obras na ponte
metálica de Odemira
A empresa Infra-estruturas de Portugal (IP) tem a decorrer trabalhos de reparação na ponte metálica de Odemira, o que obrigará ao "corte integral da circulação" sobre o tabuleiro nas noites desta sexta-feira e sábado, 25 e 26, entre as 22h00 e as 7h00.
07h00 - terça, 22/09/2020
Câmara de Odemira abre
candidaturas a bolsas de estudo
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até 15 de Outubro, o prazo de candidaturas para as bolsas de estudo para o ensino superior e ensino secundário em 2020-2021, atribuídas pela autarquia no âmbito do programa "Odemira Território Educativo".

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial