07h00 - terça, 04/08/2020

Porto de Sines resiste
às quebras do mercado

Porto de Sines resiste às quebras do mercado

O Porto de Sines conseguiu resistir à tendência de quebras acentuadas na movimentação de contentores a nível global, com uma diminuição acumulada de apenas dois por cento nos primeiros seis meses deste ano.
Os dados são avançados pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), que lembra que "se o primeiro trimestre foi até bastante positivo, o segundo foi afectado pelo impacto da pandemia na economia mundial".
Nesse sentido, a APS adianta que as perspectivas para o segundo semestre de 2020 "passam pela manutenção dos volumes do ano anterior no segmento da carga geral, nomeadamente no que respeita à carga contentorizada, e da contínua redução de movimentação de combustíveis fósseis, contribuindo para um planeta mais sustentável".
Relativamente ao primeiro semestre deste ano, a APS considera que este período "veio confirmar a tendência para a redução da movimentação de combustíveis fósseis no Porto de Sines, alinhando-se aos desafios colocados no 'Pacto Ecológico Europeu'".
"Com efeito, com a paragem das centrais termoeléctricas nacionais, o Porto de Sines deixou de movimentar quase dois milhões de toneladas de carvão, em comparação com o semestre homólogo anterior. Por outro lado, a redução da movimentação de crude derivado à diminuição da procura de combustíveis (gasolina e gasóleo), no contexto do confinamento motivado pela Covid-19, teve um impacto de quase um milhão de toneladas na movimentação de granéis líquidos, com o Gás Natural Liquefeito a manter os níveis de movimentação do semestre homólogo anterior", revela a APS.
A mesma fonte acrescenta que já a movimentação do segmento de carga geral, no qual se inclui a carga contentorizada, "manteve-se praticamente inalterada".
"Assim, o conjunto dos três segmentos de mercadorias registou no primeiro semestre de 2020 uma redução de 12,7% em relação ao mesmo período do ano anterior", conclui a APS.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 25/09/2020
GNR apreende 448 de kgs
de sardinha em Sines
A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR apreendeu nesta quinta-feira, 24 de Setembro, um total de 448 quilos de sardinha, com o valor estimado de 793 euros, na lota de Sines.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Porto de Sines no maior
evento ibérico de gás natural
O Porto de Sines termina nesta quinta-feira, 24, a sua participação no "Green Gas Mobility Online Event", o maior evento ibérico do sector do gás natural e que tem como objectivo "debater temáticas relacionas com gás natural e gases renováveis".
07h00 - terça, 15/09/2020
GNR identifica 58
pessoas por caravanismo
ilegal no Parque Natural
A Unidade de Controlo Costeiro da GNR identificou 58 situações de campismo e caravanismo selvagem durante uma acção de fiscalização na área protegida do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
07h00 - segunda, 14/09/2020
Sines requalifica estrada
da Ribeira dos Moinhos
A Câmara de Sines já lançou o concurso público da empreitada de repavimentação do Caminho Municipal 1086/ Ribeira dos Moinhos, intervenção cujo preço-base é de pouco mais de 148 mil euros.
09h00 - domingo, 06/09/2020
Ruas de Sines "inspiram"
vídeos de arte e música
Cancelada a edição de 2020 da Mostra de Artes de Rua (MAR), o Teatro do Mar e a Câmara de Sines promovem a partir deste domingo, 6 de Setembro, a MAR Out, que pretendem conciliar as artes de rua com a música e o vídeo.

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial