07h00 - quinta, 06/08/2020

Vestígios arqueológicos
descobertos em Alvalade

Vestígios arqueológicos descobertos em Alvalade

A Câmara de Santiago do Cacém vai estudar os vestígios arqueológicos que foram encontrados e colocados a descoberto em várias ruas de Alvalade, no decorrer das obras de requalificação do centro histórico daquela vila.
Fonte da autarquia revela que, perante o achado, os trabalhos foram interrompidos "para que possam ser realizadas as escavações arqueológicas e a posterior exumação e estudo antropológico das ossadas".
"Estas situações são normais quando se intervém em zonas com um passado tão antigo. Alvalade é uma localidade que tem muita história e um património arqueológico rico, e é precisamente por essa razão que a Câmara Municipal está a criar um museu de arqueologia naquela freguesia", revela o presidente da autarquia.
De acordo com Álvaro Beijinha, por agora a Câmara Municipal vai "aguardar pelos resultados dos trabalhos de arqueologia e análise" para saber "do que se trata efectivamente".
"Mas suspeitamos que será um cemitério, tendo em conta o número de ossadas que foram descobertas, havendo ainda a particularidade de estarem enterradas a pouca profundidade", diz.
O autarca adianta ainda que, tendo em conta os vestígios encontrados, a Câmara de Santiago do Cacém vai reforçar a sua equipa de arqueólogos, "para que as obras, no Largo 25 de Abril, possam decorrer".
"Mas não queremos que se perca a oportunidade de estudar o que foi descoberto, porque os achados fazem parte da história da freguesia e do concelho", continua Beijinha, acrescentando que a intenção é "apurar se esta descoberta merece um estudo mais aprofundado e inclusivamente ser exposta".
De momento, a Câmara de Santiago do Cacém promove o acompanhamento científico das descobertas através de uma equipa de investigadores, que foi reforçada com mais dois arqueólogos e um antropólogo, que será o responsável por escavar e estudar os esqueletos humanos.
O acompanhamento arqueológico das obras está a cargo da arqueóloga Lídia Vírseda, da empresa ArqueoHoje.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 28/09/2020
Assembleia Municipal
de Odemira aprova
moção sobre água
Os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira defendem que a Câmara de Odemira, "em articulação com os restantes municípios do país, deverá desenvolver de imediato esforços junto de quem de direito para que os municípios portugueses onde existam barragens de água para abastecimento público, regadio e outros fins devam fazer parte integrante dos órgãos de decisão de planeamento e gestão das respectivas bacias hidrográficas".
07h00 - segunda, 28/09/2020
Praia de Milfontes
eliminado da Taça
A formação do Praia de Milfontes disse adeus à edição de 2020-2021 da Taça de Portugal, após ter sido eliminada neste domingo, 27 de Setembro, na casa do Mineiro Aljustrelense.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Detidos por tráfico
de droga em Odemira
A GNR deteve na passada semana dois homens, um de 38 anos e outro de 58, por suspeitas do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira, adianta ao "SW" fonte oficial da Guarda.
07h00 - sexta, 25/09/2020
Trânsito cortado
por obras na ponte
metálica de Odemira
A empresa Infra-estruturas de Portugal (IP) tem a decorrer trabalhos de reparação na ponte metálica de Odemira, o que obrigará ao "corte integral da circulação" sobre o tabuleiro nas noites desta sexta-feira e sábado, 25 e 26, entre as 22h00 e as 7h00.
07h00 - terça, 22/09/2020
Câmara de Odemira abre
candidaturas a bolsas de estudo
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até 15 de Outubro, o prazo de candidaturas para as bolsas de estudo para o ensino superior e ensino secundário em 2020-2021, atribuídas pela autarquia no âmbito do programa "Odemira Território Educativo".

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial